Fale com seu vereador

Biografia

Eleita com 22.742 votos, a vereadora Elaine Mineiro é mãe e tem 37 anos. Geógrafa, arte educadora e articuladora cultural, também atuou como coordenadora de núcleos de base da UNEafro Brasil no Jd. Pantanal, bairro de São Miguel Paulista. Integrou a Comunidade do Jongo dos Guaianás e o grupo musical Samba das Pretas da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, onde vive desde a infância.

Sua candidatura foi construída através de uma aliança de movimentos sociais e de base ao lado de outras cinco lideranças forjadas no movimento negro e periférico.

Junto com Elaine, Débora Dias e Samara Sosthenes também da UNEafro Brasil; Júlio Cezar de Andrade, babalorixá e mestre em serviço social; Erick Ovelha, do Bloco do Beco e Alex Barcellos, da agência Solano Trindade, comprometidos com as causas sociais, entenderam que a maneira mais efetiva de fazer com que as necessidades da população negra e periférica sejam consideradas pela administração pública seria ocupando espaços de decisão com pessoas que vivem e trabalham nesses territórios.

Em sintonia com suas bases uniram forças em torno desse projeto e no último pleito municipal, em 15 de novembro de 2020, Elaine do Quilombo Periférico conquistou, através do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), uma mandata na 18ª legislatura da cidade de São Paulo.

Junto aos movimentos que representa, o objetivo dessa mandata será trabalhar durante os próximos quatro anos por pautas como educação, serviço social, políticas de fomento à cultura periférica, saúde, segurança pública municipal focada no combate ao genocídio da população negra, direitos das crianças e adolescentes, defesa das religiões de matriz africana, direitos das mulheres negras e da população LGBTQIA+.
Nota: Este texto foi produzido por e é de responsabilidade do gabinete de Elaine do Quilombo Periférico.