Durante a manhã desta quinta-feira (17/10), a Comissão Extraordinária de Relações Internacionais recebeu representantes dos consulados da Argentina, do Paraguai e da ONG Instituto Procomex para discutir os desafios e oportunidades do Mercosul, o bloco político-econômico sul-americano que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Presidente da Comissão, a vereadora Janaína Lima (NOVO) considerou o encontro na Câmara Municipal importante, devido ao protagonismo da cidade de São Paulo na América do Sul.
A coordenadora de projetos do Procomex, Erika Medina, considerou importante que a maior Câmara Municipal da América Latina traga essa discussão para a sua pauta. “A Câmara é uma plataforma para entrar em contato com a sociedade civil, que a informação chegue, portanto. Falei na minha apresentação, por exemplo, sobre a importância das Pimes no desenvolvimento da economia. Então a gente tem que criar essas pontes de diálogo com as pessoas que realmente operam, que estão tentando desenvolver o país com informação que façam os processos mais ágeis, que sejam com menos custos e mais eficientes, disse a coordenadora.
Mercosul: relação comercial entre a América do Sul
Durante a reunião, o cônsul adjunto da Argentina, Gabriel Rivera, ressaltou a forte relação comercial do país com o Brasil. E afirmou que essa relação não deve sofrer mudanças, independente do resultado das eleições presidenciais na Argentina. “A parceria entre o Brasil e Argentina é muito importante, vem de muitos anos. Temos muito para trabalhar. Todos os candidatos têm se manifestado em continuar essa parceria, que é muito relevante para a Argentina e para o Brasil,” afirmou o cônsul.
Articulação
A presidente da Comissão, vereadora Janaína Lima, considerou a reunião sobre oportunidades do Mercosul bastante importante. Além disso, falou sobre como os debates podem beneficiar a economia da cidade. “Como é que São Paulo pode despontar, sendo essa locomotiva do Brasil, trazendo esse recurso para o desenvolvimento econômico da cidade? Aqui a gente viu as oportunidades e os desafios de cada um dos países presentes. Espero que os irmanamentos que hoje vigoram com esses países do Mercosul extrapole o papel. E que a gente, de fato, consiga trazer mais benefícios para a cidade de São Paulo,” disse a vereadora.
Assista à reportagem da TV CÂMARA SP:
EMANUEL BELMIRO
DA TV CÂMARA SP