Câmara realiza seminário sobre violência na internet

Por: - DA REDAÇÃO       

22 de junho de 2015 - 17:25

Categorias

Autoridades e especialistas participaram nesta segunda-feira do  ‘Seminário de Atendimentos a Vítimas Sociais – Violência Virtual’, que debateu as diversas faces da criminalidade na internet e possíveis soluções para combatê-la.

O evento contou com três palestras. Na primeira parte, o delegado da Divisão de Tecnologia da Informação, José Mariano de Araújo Filho, fez uma introdução sobre crimes virtuais e o trabalho realizado pela Polícia Civil no combate a este tipo de ocorrência.

Segundo Araújo, no Brasil não há definições tão claras relacionadas aos crimes praticados por meio eletrônico. “A Polícia Civil atua no que se refere à investigação desse delito procurando identificar os autores dos mais diversos tipos de modalidades enquadradas nesse ilícito penal e submetendo-os à Justiça.”

Na segunda parte do evento, a advogada especialista em Direito Digital, Gisele Truzzi, falou sobre ‘Revenge Porn’, que nada mais é do que publicar fotos ou vídeos íntimos de terceiros, sem autorização. Já tramita no Congresso projeto de lei para tornar crime a divulgação indevida de material de caráter íntimo.

Já a terceira palestra, o especialista em tecnologia da informação, Alex Nunes, abordou o problema da segurança na rede e deu dicas de como se prevenir utilizar a internet de maneira segura e eficaz.

Segundo o vereador Ari Friedenbach (PROS), o assunto é muito importante e precisa ser debatido. “Vejo esse debate como um marco extremamente importante e um espaço para tirar ideias, propostas para encaminhar aos nossos legisladores em Brasília.”

Outras notícias relacionadas