Agenda de Audiências

20/08 12:00
Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Audiência Agendada

Audiência Pública Audiência pública para apresentar e discutir os avanços, os desafios, assim como o processo de revisão do Plano de Ação Climática de São Paulo – PlanClimaSP, conforme Req.COM.URB 16/2025 de autoria do Vereador Fabio Riva. Local: Salão Nobre Presidente João Brasil Vita (8º andar)

Saiba mais
20/08 19:00
Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Audiência Agendada

Audiência Pública Tema: “Desafios à proteção trabalhista das trabalhadoras domésticas no município de São Paulo”, nos termos do REQCOM SAUDE 17/2025, de autoria da Vereadora Amanda Paschoal (PSOL). Local: Auditório Prestes Maia (1° andar)

Inscreva-se!
27/08 13:30
Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Audiência Agendada

AUDIÊNCIA PÚBLICA Audiência Pública convocada em cumprimento ao Art. 209 da Lei Orgânica do Município, para apresentação do Relatório Detalhado e Prestação de Contas da Educação Municipal, referente ao 2º Trimestre de 2025 (abril a junho) Local: Sala Tiradentes (8º andar)

Inscreva-se!
29/08 19:00
Comissão de Finanças e Orçamento – Subcomissão de Cultura

Audiência Agendada

Audiência Pública Temática “O Acesso dos Movimentos Periféricos de Capoeira Na Cultura Paulistana”, em atenção ao Requerimento de autoria da Verª. Keit Lima (PSOL) aprovado na Subcomissão de Cultura, criada no âmbito da Comissão de Finanças e Orçamento. Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar e Auditório Virtual  

Inscreva-se!
01/09 19:00
Comissão de Finanças e Orçamento – Subcomissão de Cultura

Audiência Agendada

Audiência Pública Temática “Discutir os desafios enfrentados pelos artistas de rua na cidade de São Paulo, bem como as medidas necessárias para garantir a liberdade de expressão artística nos espaços públicos e a transparência nas regras de uso desses locais, onde se convive artistas, moradores da Avenida Paulista e representantes do Executivo.”, em atenção ao […]

Inscreva-se!

Saiba como participar das audiências públicas virtuais

Audiências Públicas são um instrumento de atuação popular instituído pela Constituição Federal de 1988, que permite que cidadãos, órgãos e entidades públicas ou civis colaborem com o debate de questões de interesse público relevante, ou emitam opinião sobre alguma proposta em tramitação na Câmara.As Audiências Públicas são um instrumento de atuação popular instituído pela Constituição Federal de 1988, que permite que cidadãos, órgãos e entidades públicas ou civis colaborem com o debate de questões de interesse público relevante, ou emitam opinião sobre alguma proposta em tramitação na Câmara.

No período de prevenção à Covid-19 foram instituídas as Audiências Públicas virtuaisNo período de prevenção à Covid-19 foram instituídas as Audiências Públicas virtuais, de forma que a participação popular fosse garantida. O formato acabou possibilitando aos munícipes continuar acompanhando e participando das discussões on-line. Números de 2021 mostram o êxito da iniciativa.

Audiências Públicas agendadasPara participar, basta acessar a página de uma das Audiências Públicas agendadas. Caso haja interesse em contribuir, o cidadão pode fazer sua inscrição para a videoconferência ou enviar sua proposta por escrito.

Para participar por videoconferênciaPara participar por videoconferência, é preciso se inscrever previamente, seguir as orientações enviadas ao seu e-mail e acessar o link recebido no dia do evento, usando um dispositivo com microfone, câmera e conexão à internet. Cada orador inscrito tem aproximadamente 3 minutos para falar.

Contribuições por escrito são aceitas até o fim da audiênciaOutra forma de participar é com o envio de propostas por escrito. Para isso, há um formulário a ser preenchido na página de detalhamento de cada Audiência Pública. Contribuições por escrito são aceitas até o fim da audiência.

As manifestações serão encaminhadas aos vereadoresAs manifestações serão encaminhadas aos vereadores e farão parte da documentação do evento, podendo ser selecionadas para leitura pelo presidente no momento da audiência.

As manifestações poderão também serem protocoladas pessoalmenteAs manifestações poderão também serem protocoladas pessoalmente no protocolo legislativo da Câmara ou na Secretaria da respectiva Comissão, no Viaduto Jacareí, número 100, Bela Vista, 2º andar, sala 213-A ou 210.

Todos os eventos são transmitidos ao vivoTodos os eventos são transmitidos ao vivo na Seção Auditórios Online do portal da Câmara Municipal de São Paulo e pelo canal do YouTube da Câmara.

O que é uma Audiência Pública

Durante uma Audiência Pública, todos podem ter direito à palavra e, consequentemente, a debater a partir das respostas de pessoas públicas e autoridades. Ali os poderes Executivo e Legislativo ou o Ministério Público podem, por exemplo, expor sobre um assunto para discussão com cidadãos presentes, antes da efetivação de políticas públicas ou votações de Projetos de Lei.Também podem ser debatidos os resultados de iniciativas do Executivo ou do Legislativo já em vigor. Entidades da sociedade civil e os próprios cidadãos também podem se organizar para a realização de uma Audiência Pública específica, por meio de requerimentos nas comissões permanentes relacionadas ao assunto. Tudo isso com o intuito de ouvir os munícipes e oferecer transparência durante a formulação de leis e no acompanhamento de políticas públicas.

É fundamental o participante de uma Audiência Pública estar bastante preparado e informado sobre o assunto a ser debatido. Neste caso, uma sugestão válida é discutir previamente com as organizações sociais ou a comunidade diretamente afetada pelo tema em questão, para que haja uma maior representatividade de propostas, ideias e reivindicações a serem expostas.

Participe com suas propostas!

É possível participar de duas formas da Audiência Pública virtual:

Por videoconferência

Faça sua inscrição previamente Faça sua inscrição previamente e interaja com os parlamentares no momento da Audiência. O tempo de fala será de até 3 minutos por orador, por ordem de inscrição, sujeito a limite de pronunciamentos conforme duração do evento. A participação requer conformidade às exigências do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviando suas propostas

Preencha o formulário da audiência e registre sua manifestaçãoPreencha o formulário da audiência e registre sua manifestação por escrito para a Comissão. As manifestações serão encaminhadas aos vereadores e farão parte da documentação do evento, podendo ser selecionadas para leitura pelo presidente no momento da audiência.

Inscreva-se aqui

Audiências Realizadas

18/08 18:00

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Audiência Pública convocada para ampliar o debate sobre a conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher – Agosto Lilás, conforme Requerimento CCJ 10/2025, de autoria do Ver. Thammy Miranda, aprovado em 25/06/2025.

Local: Sala Sergio Vieira de Mello (1º subsolo)
12/08 11:00

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

2ª Audiência Pública

1) PL 673/2025 Executivo – RICARDO NUNES
Desincorpora da classe dos bens de uso comum do povo e transfere para a classe dos bens dominiais as áreas municipais que especifica, bem como autoriza a sua alienação.
2) PL 674/2025 Executivo – RICARDO NUNES
Altera a Lei nº 16.673, de 13 de junho de 2017, que institui o Estatuto do Pedestre no Município de São Paulo; a Lei nº 17.501, de 3 de novembro de 2020, que dispõe sobre a observância de normas técnicas para o uso do espaço público pelas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas que compartilhem sua infraestrutura e sobre a retirada de fios inutilizados em vias públicas do Município de São Paulo; bem como a Lei nº 13.478, de 30 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo, e dá outras providências.
3) PL 691/2025 Executivo – RICARDO NUNES
[PIU – ARCO PINHEIROS] Altera a Lei nº 18.222, de 27 de dezembro de 2024, que aprova o Plano de Intervenção Urbana para o território do Arco Pinheiros e cria a Área de Intervenção Urbana Arco Pinheiros, com vistas a instituir as Zonas de Ocupação Especial do Butantã e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT, bem como disciplinar a elaboração dos respectivos Planos de Intervenção Urbana – PIU nos termos do art. 136-A da Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014, que trata da Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.

Local: Auditório Prestes Maia (1º andar)

09/08 10:00

Comissão Extraordinária do Meio Ambiente e dos Direitos dos Animais

AVERIGUAÇÃO DAS OBRAS DO PARQUE DO CARMO

Data: 09 de agosto de 2025 – sábado
Horário: 10h00
Local: CEU Parque do Carmo – João Candido
Endereço: Rua Gaspar da Silva, 240 – Parque do Carmo

05/08 11:00

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

1ª Audiência Pública

1) PL 691/2025 Executivo – RICARDO NUNES
[PIU – ARCO PINHEIROS] Altera a Lei nº 18.222, de 27 de dezembro de 2024, que aprova o Plano de Intervenção Urbana para o território do Arco Pinheiros e cria a Área de Intervenção Urbana Arco Pinheiros, com vistas a instituir as Zonas de Ocupação Especial do Butantã e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT, bem como disciplinar a elaboração dos respectivos Planos de Intervenção Urbana – PIU nos termos do art. 136-A da Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014, que trata da Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo.
2) PL 674/2025 Executivo – RICARDO NUNES
Altera a Lei nº 16.673, de 13 de junho de 2017, que institui o Estatuto do Pedestre no Município de São Paulo; a Lei nº 17.501, de 3 de novembro de 2020, que dispõe sobre a observância de normas técnicas para o uso do espaço público pelas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas que compartilhem sua infraestrutura e sobre a retirada de fios inutilizados em vias públicas do Município de São Paulo; bem como a Lei nº 13.478, de 30 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo, e dá outras providências.
3) PL 673/2025 Executivo – RICARDO NUNES
Desincorpora da classe dos bens de uso comum do povo e transfere para a classe dos bens dominiais as áreas municipais que especifica, bem como autoriza a sua alienação.
Local: Auditório Prestes Maia (1º andar)

Direto da Rede Câmara

Voltar ao portal