Pela primeira vez na história, o Legislativo paulistano tem 13 vereadoras, o que representa a maior bancada feminina já formada na cidade, correspondendo a 24% do total de 55 parlamentares. O número pode ainda parecer pequeno. No entanto, esse cenário já foi bem menos representativo. A cada nova legislatura, a Câmara Municipal de São Paulo tem a chance de se renovar, tornar-se mais plural e diversificada, e é esse movimento que vem transformando a política da capital.

A atual legislatura conta com o trabalho de mulheres que lutam por diferentes causas. Eleita vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Rute Costa (PSDB) tornou-se a primeira mulher a presidir a Casa por um período este ano, após o afastamento do presidente, vereador Milton Leite (DEM), para tratar da Covid-19.

Conheça as vereadoras da Câmara Municipal de São Paulo:

NOVO

Cris Monteiro

PSD

Edir Sales

PSOL

Elaine do Quilombo Periférico

PODEMOS

Ely Teruel

PSOL

Erika Hilton

NOVO

Janaína Lima

PT

Juliana Cardoso

PSOL

Luana Alves

PV

Renata Falzoni

PSDB

Rute Costa

PSDB

Sandra Santana

DEM

Sandra Tadeu

PSOL

Silvia da Bancada Feminista

REPUBLICANOS

Sonaira Fernandes

A mulher conquistou o direito ao voto em 1932, com o Código Eleitoral Provisório – decreto nº 21.076, que regulamentou em todo país a participação feminina na política. Porém, a primeira mulher só foi eleita e pode assumir seu mandato de vereadora na cidade de São Paulo em 1952, na 2ª Legislatura da Câmara.

De 1952 até 2017 foram eleitas apenas 44 mulheres na CMSP, um número ainda muito baixo em relação aos homens, mas que tem crescido ao longo dos anos. Este ano, por exemplo, o cenário é bem diferente, a atual legislatura já representa um marco na história do Legislativo Paulistano, com uma bancada feminina formada por 13 vereadoras, o que representa 24% do total de 55 parlamentares.

Na linha do tempo abaixo, relembramos a trajetória da participação de mulheres nas legislaturas da Câmara Municipal, que mesmo em número inferior no Plenário marcaram a história com seus atos.

Acompanhe:

LINHA DO TEMPO