Outubro Rosa: conscientização sobre câncer de mama é tema de palestra na Câmara

RODRIGO ASSIS DA REDAÇÃO Nesta segunda-feira (31/10), a Secretaria de Recursos Humanos e a Equipe de Seleção, Desenvolvimento e Avaliação de Pessoal da Câmara Municipal de São Paulo promoveram uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, como parte da programação do Outubro Rosa. A palestra foi apresentada pelo Dr. Ranyell Spencer,… Leia Mais »

Outubro Rosa: Projeto Remama utiliza o remo para auxiliar na recuperação do câncer de mama

DA REDAÇÃO Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama. As consequências do câncer de mama vão desde o abalo emocional, chegando à retirada das mamas. O Projeto Remama, promovido por Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo), USP (Universidade de São Paulo) e Rede de Reabilitação Lucy Montoro,… Leia Mais »

PL propõe Dia do Enfrentamento à Violência Política de Gênero no calendário oficial do município

DA REDAÇÃO Com o intuito de incluir no calendário oficial do município de São Paulo o Dia do Enfrentamento a Violência Política de Gênero a vereadora Juliana Cardoso (PT) propõe o PL (Projeto de Lei) 182/2021. Segundo a matéria, que já foi aprovada em primeira discussão, a data escolhida para ser comemorada anualmente é 12… Leia Mais »

Projeto que prevê auxílio financeiro a crianças e adolescentes órfãos devido ao feminicídio passa por primeira audiência pública

MARCO CALEJO HOME OFFICE Aprovado em primeiro turno pelo Plenário da Câmara Municipal de São Paulo na semana passada, o PL (Projeto de Lei) 525/2022 foi debatido em Audiência Pública nesta quinta-feira (20/10). A discussão da proposta, de autoria do Executivo, foi promovida pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa). A matéria em… Leia Mais »

Outubro Rosa: conscientização e prevenção ao câncer de mama

DA REDAÇÃO Outubro é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sudeste e sul e o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que serão mais de 66 mil novos casos neste ano. O cuidado é importante, afinal quanto mais cedo for… Leia Mais »

Câmara aprova projeto que garante benefício para crianças e adolescentes órfãos em decorrência de feminicídio

MARCO CALEJO HOME OFFICE Por unanimidade, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno de discussão, na sessão plenária desta terça-feira (11/10), o PL (Projeto de Lei) 525/2022. Apresentada na Casa pela Prefeitura, a matéria propõe o Auxílio Ampara. A proposta prevê o pagamento de até um salário-mínimo a crianças e adolescentes da… Leia Mais »

Em Sessão Plenária, vereadores apoiam Outubro Rosa e alertam mulheres sobre riscos do câncer de mama

MARCO CALEJO HOME OFFICE Neste mês é comemorado o Outubro Rosa, campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama. Em apoio ao movimento, que ganhou força mundial a partir da década de 90, vereadores reforçaram a causa durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (6/10). O… Leia Mais »

Outubro Rosa: Instituto Amor e Mechas faz abertura oficial da campanha de 2022

DA REDAÇÃO No último sábado (24/9), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com o Instituto Amor em Mechas, abriu oficialmente a Campanha Outubro Rosa 2022. A data é utilizada para enfatizar a solidariedade entre as mulheres, levar autoestima e colaborar com o tratamento contra o câncer. Confira na reportagem de Carol Flores para… Leia Mais »

Projeto que prevê auxílio a crianças órfãs decorrentes de feminicídio passa na CCJ

KAMILA MARINHO DA REDAÇÃO A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (14/9), o parecer pela legalidade do PL (Projeto de Lei) 525/2022. De autoria do Executivo, a proposta trata da criação do Auxílio Ampara, benefício a ser pago a crianças e adolescentes em situação de orfandade decorrente de… Leia Mais »

Com aval da CCJ, PL que considera absorvente como item essencial para saúde das mulheres avança na Câmara

Em 2021, Legislativo paulistano aprovou programa para distribuir absorventes descartáveis às alunas das escolas municipais MARCO CALEJO HOME OFFICE Nesta quarta-feira (17/8), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) aprovou o parecer de legalidade do PL (Projeto de Lei) 758/2021, de autoria do vereador Isac Félix (PL). A matéria classifica como essencial o… Leia Mais »

Lei Maria da Penha completa 16 anos garantindo avanços na luta contra violência doméstica e familiar 

HANNA BELTRÃO DA REDAÇÃO Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340/2006 completou 16 anos no último domingo (7/8). Elaborada para prevenir e punir atos de violência física, verbal, moral, sexual e patrimonial contra as mulheres, é considerada legislação referência no combate à violência contra mulher em todo o mundo. Uma das ferramentas… Leia Mais »

Projeto propõe criação de Centro de Acolhimento à Mulher na zona leste

DA REDAÇÃO De autoria do vereador Felipe Becari (UNIÃO) e coautoria de outros quatro parlamentares, o PL (Projeto de Lei) 212/2021 pretende criar a Casa Zona Leste, um centro de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Além do acolhimento inicial, o local vai oferecer atendimento multidisciplinar. Veja mais na reportagem de Kamila Marinho para… Leia Mais »

Sessão Solene marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher

MARCO CALEJO HOME OFFICE Para comemorar o Dia Internacional das Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma Sessão Solene na tarde desta quinta-feira (10/3). A cerimônia ocorreu no Plenário 1° de Maio e foi presidida pela 1ª  vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB). No início das atividades,… Leia Mais »

Programa de proteção à mulheres e às vítimas de violência é proposto por PL em tramitação na Câmara

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o PL (Projeto de Lei) 455/2019, que propõe o Programa Repare a Autoestima de proteção específica e especializada para mulheres e vítimas de violência doméstica na capital. De autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), a proposta objetiva ofertar atendimento especializado na rede… Leia Mais »

Em sessão solene, Câmara de SP homenageia mulheres de diversos setores

DA REDAÇÃO Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (8/3), uma sessão solene para homenagear personalidades femininas que se destacaram em diversos setores, tais como: cultura e esporte, cidadania e desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e gestão. A proponente da homenagem foi a vereadora Sandra Santana… Leia Mais »

Evento na Câmara de SP debate valorização das mulheres

DA REDAÇÃO  A Câmara Municipal realizou na noite desta terça-feira (8/3) um evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Com o tema “A Valorização da Mulher”, o encontro  foi promovido pelo vereador André Santos (REPUBLICANOS). Representantes de diversas profissões participaram e falaram um pouco sobre saúde, violência doméstica e lideranças femininas. Confira na reportagem… Leia Mais »

Câmara celebra o Dia Internacional da Mulher com a maior representatividade feminina da história

DA REDAÇÃO Neste dia 8 de março, a Câmara Municipal de São Paulo comemora o Dia Internacional da Mulher com um marco histórico: pela primeira vez, entre os 55 parlamentares eleitos, 13 são mulheres. Ao longo das décadas, a participação feminina no Legislativo paulistano foi responsável por avanços nas políticas públicas do município. Não somente… Leia Mais »

Sancionado PL que garante intérpretes de Libras para atendimento de gestantes e vítimas de violência doméstica com surdez ou deficiência auditiva

KAMILA MARINHO HOME OFFICE Sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na última segunda-feira (24/1), a Lei nº 17.754/2022 assegura às gestantes ou vítimas de violência doméstica ou sexual, com surdez ou deficiência auditiva, o direito de um acompanhante em tempo integral para facilitar a comunicação durante o atendimento. O objetivo é que sejam disponibilizados intérpretes… Leia Mais »

Distribuição gratuita de absorventes representa conquista importante para cidade

IARA SILVA HOME OFFICE Sancionada pelo Poder Executivo em julho, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos tem garantido o direito importante de dignidade menstrual sem constrangimentos para alunas matriculadas na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. A diretora da Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho, Rosimeire de Oliveira viu a nova lei… Leia Mais »

Outubro Rosa: Direitos de quem tem câncer de mama

BEATRIZ DAMASCENO HOME OFFICE Todos os pacientes com câncer têm direitos sociais, que visam amenizar as dificuldades financeiras no período de tratamento. Esses são direitos garantidos na legislação, tais como, auxílio-doença, FGTS, PIS/PASEP, entre outros. A cartilha dos direitos sociais da pessoa com câncer do INCA (Instituto Nacional do Câncer)  esclarece como funcionam os benefícios:… Leia Mais »

Todas as notícias