Distribuição gratuita de absorventes representa conquista importante para cidade

IARA SILVA HOME OFFICE Sancionada pelo Poder Executivo em julho, a distribuição gratuita de absorventes higiênicos tem garantido o direito importante de dignidade menstrual sem constrangimentos para alunas matriculadas na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. A diretora da Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho, Rosimeire de Oliveira viu a nova lei… Leia Mais »

Outubro Rosa: Direitos de quem tem câncer de mama

BEATRIZ DAMASCENO HOME OFFICE Todos os pacientes com câncer têm direitos sociais, que visam amenizar as dificuldades financeiras no período de tratamento. Esses são direitos garantidos na legislação, tais como, auxílio-doença, FGTS, PIS/PASEP, entre outros. A cartilha dos direitos sociais da pessoa com câncer do INCA (Instituto Nacional do Câncer)  esclarece como funcionam os benefícios:… Leia Mais »

Outubro Rosa: Rede de apoio e atividades multidisciplinares  

BEATRIZ DAMASCENO HOME OFFICE No tratamento do câncer, é essencial que o paciente possa contar, além dos médicos e enfermeiros, com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. No SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento para pessoas com câncer é oferecido pelos hospitais vinculados ao INCA (Instituto Nacional… Leia Mais »

Outubro Rosa: serviços públicos para prevenção, diagnóstico e tratamento na cidade de São Paulo

  IARA SILVA HOME OFFICE No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), este tipo de câncer foi responsável pela morte de 18.068 brasileiras em 2019. Na cidade de São Paulo, a Prefeitura já declarou considerar o câncer de mama um… Leia Mais »

Outubro Rosa: Série sobre jovem que superou o câncer de mama é destaque na Rede Câmara

CAROL FLORES HOME OFFICE Foi com um toque que a vida da jovem Letícia Prates da Fonseca Bueno, de 33 anos, mudou radicalmente. Ela descobriu aos 25 anos um nódulo na mama em um autoexame. Mas esse não foi o ponto alto da luta da Letícia, ela ainda teve que derrubar a muralha do preconceito,… Leia Mais »

Outubro Rosa: informação é arma importante na luta contra o câncer de mama

IARA SILVA HOME OFFICE Criado nos Estados Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em 1990, o Outubro Rosa ganhou fama mundial ao longo dos anos, se consolidando como um dos maiores movimentos de conscientização para o controle do câncer de mama. Anualmente celebrada, a campanha tem por objetivo reduzir a mortalidade deste… Leia Mais »

Vacinação na capital e atendimento de grávidas e puérperas durante a pandemia são discutidos em audiência pública

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (17/9), Audiência Pública virtual na qual discutiu a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista e o atendimento de grávidas e puérperas durante a pandemia. O debate foi proposto através de requerimento de… Leia Mais »

Nesta sexta, Comissão de Saúde discutirá vacinação cruzada para grávidas e puérperas em audiência

IARA SILVA HOME OFFICE A vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas será tema de uma Audiência Pública da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher nesta sexta-feira (17/9), às 11h30. Solicitado via requerimento pela vereadora Juliana Cardoso (PT), o debate pretende avaliar a vacinação cruzada. No documento, a parlamentar lembrou que a… Leia Mais »

Em audiência pública, Comissão de Finanças discute terceirização da gestão dos Centros de Referência da Mulher

  DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE A terceirização da gestão dos CRMs (Centros de Referência da Mulher), proposta através de chamamento público do Executivo publicado no dia 27/7 nas páginas 62 e 63 do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, foi tema de Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira (14/9) pela Comissão de Finanças… Leia Mais »

Terceirização de Centros de Referência da Mulher da capital será debatida em audiência no dia 14

CAROL FLORES HOME OFFICE A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo irá discutir em Audiência Pública na próxima terça-feira (14/9), às 10h, a terceirização da gestão do CRMs (Centros de Referência da Mulher). A discussão atende requerimento da vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL). O chamamento público do Executivo para… Leia Mais »

PL sobre auxílio a mulheres que se sintam em risco em bares e casas noturnas tem parecer aprovado na Comissão de Trânsito

  CAROL FLORES HOME OFFICE A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica aprovou, na reunião ordinária desta quarta-feira (8/9), parecer favorável ao PL (Projeto de Lei) 790/2019 de autoria do vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC), que trata sobre a adoção de medidas de auxílio à mulher que estiver em situação de risco em locais… Leia Mais »

Comissão de Finanças aprova parecer a PL que institui programa “Pró-Mulher de Qualificação de Mão-de-Obra Feminina”

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (8/9), parecer favorável da Comissão de Administração Pública ao PL (Projeto de Lei) 404/2015, que autoriza o Executivo a instituir na capital o programa “Pró-Mulher de Qualificação de Mão-de-Obra Feminina”. De autoria… Leia Mais »

Auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica: Câmara de SP lança e-book informativo

IARA SILVA HOME OFFICE A Câmara Municipal de São Paulo está lançando um guia, em formato de e-book, com informações sobre o acesso ao auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. O benefício assistencial disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo, foi regulamentado em março deste ano e tem como… Leia Mais »

Assim como em São Paulo, distribuição gratuita de absorventes é aprovada na Câmara dos Deputados

IARA SILVA HOME OFFICE Seguindo o exemplo da Câmara Municipal de São Paulo, a Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (26/8), o PL (Projeto de Lei) 4968/2019, que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Além disso, os absorventes serão também distribuídos gratuitamente para mulheres… Leia Mais »

Agosto Lilás: conheça as últimas ações da Câmara para combater a violência doméstica

IARA SILVA HOME OFFICE O mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás, está chegando ao fim, mas as ações da Câmara Municipal de São Paulo para o combate a este crime não param. Nos últimos anos, o Legislativo Paulistano protagonizou a criação de iniciativas importantes para a proteção… Leia Mais »

Comissão de Finanças aprova parecer a PL que autoriza implantação de centros de acolhimento à mulheres vítimas de violência doméstica

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira (18/8), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou parecer favorável ao substitutivo elaborado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) ao PL (Projeto de Lei) 93/2019, que autoriza a implantação de centros de acolhimento à… Leia Mais »

Distribuição de absorventes em unidades de saúde é assunto de PL

JOTA ABREU HOME OFFICE A Câmara Municipal de São Paulo já deu início à tramitação pelas comissões do PL (Projeto de Lei) 385/2021, de autoria do vereador Isac Félix (PL), que trata da distribuição de absorventes nas Unidades Básicas de Saúde e postos de saúde da cidade. Segundo a proposta, as unidades deverão distribuir absorventes… Leia Mais »

Agosto Lilás conscientiza a população sobre o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher 

KAMILA MARINHO HOME OFFICE O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. É uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica.  A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da… Leia Mais »

Projeto prevê prioridade de tramitação e votação na Câmara de medidas que combatam a violência contra mulher

NATALIA DO VALE HOME OFFICE Em todo o Brasil, os casos de violência contra a mulher dispararam durante a pandemia da Covid-19. O problema que já era grave se tornou crônico com o isolamento social e a Câmara Municipal de São Paulo tem trabalhado para promover a discussão e a aprovação de medidas que combatam… Leia Mais »

Agosto Lilás: conheça a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

IARA SILVA HOME OFFICE O mês de conscientização e luta pelo fim da violência doméstica, Agosto Lilás, traz luz às ferramentas essenciais para denunciar este tipo de crime. Uma delas, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, além de receber e encaminhar as queixas, faz um importante papel de orientação para as vítimas…. Leia Mais »

Todas as notícias