Fique por dentro das notícias sobre o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) na capital paulista.

Covid-19: Uso de máscaras no transporte público volta a ser exigido em São Paulo

CAROL FLORES DA REDAÇÃO Devido ao aumento no número de casos de Covid-19, o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram retomar a obrigatoriedade das máscaras de proteção no transporte público a partir de sábado (26/11). O decreto que retoma a regra foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (25/11). Segundo a… Ler mais »

Presidência da Câmara determina volta do uso de máscara dentro da Casa

MARCO CALEJO HOME OFFICE Com o aumento dos casos de Covid-19 na capital paulista, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), comunicou na Sessão Plenária desta quinta-feira (17/11) que a partir da próxima semana o uso da máscara volta a ser obrigatório dentro da Casa. “A Mesa Diretora da Câmara… Ler mais »

Câmara de SP volta a exigir o uso de máscaras

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA Na abertura da sessão desta quinta-feira (17/11), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), comunicou ao Plenário que o Parlamento voltará a exigir o uso de máscaras a partir da próxima segunda-feira (21/11). A regra valerá para todos que ingressam no Palácio Anchieta: visitantes, funcionários e… Ler mais »

Quarta dose da vacina contra Covid-19 já está disponível para toda população adulta na capital

CAROL FLORES DA REDAÇÃO Liberada na última semana, a segunda dose adicional da vacina contra Covid-19 está disponível para população acima de 18 anos no município de São Paulo. Para receber o imunizante é necessário ter tomado a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses. Já a terceira dose já está disponível para pessoas… Ler mais »

Maiores de 40 anos e imunossuprimidos já podem tomar nova dose adicional contra Covid-19

EMANUEL BELMIRO HOME OFFICE Teve início nesta semana a aplicação da nova dose adicional da vacina contra a Covid-19 em adultos acima dos 40 anos e imunossuprimidos, também com a mesma faixa etária. Quem pertence a um desses dois grupos já pode se dirigir a qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade de São… Ler mais »

Identificada a primeira variante brasileira da Ômicron 

CAROL FLORES DA REDAÇÃO Amostras da primeira variante da Ômicron originária do Brasil, a XAG, foram detectadas pela Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, que é coordenada pelo Instituto Butantan, no Estado de  São Paulo. Trinta e cinco amostras da XAG foram identificadas no Brasil desde março deste ano. Inicialmente, elas foram classificadas como… Ler mais »

CPI da Prevent Senior entrega relatório final ao Tribunal de Contas do Município

DA REDAÇÃO Nesta segunda-feira (20/6), vereadores que integraram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Prevent Senior da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram com representantes do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) na sede do órgão para entrega do relatório final da Comissão. O objetivo foi compartilhar as conclusões das… Ler mais »

Vacinação de Covid-19: Confira o que abre e o que fecha na capital durante o feriado

KAMILA MARINHO DA REDAÇÃO Por causa do feriado de Corpus Christi, a Secretaria Municipal da Saúde informa que algumas unidades da capital paulista terão funcionamento alterado nesta quinta-feira (16/6). As campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe e multivacinação, para todos os públicos elegíveis, ocorrerão nas AMASs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Na sexta-feira (17/6), com… Ler mais »

Ampliado teste de Covid-19 para contatantes de pacientes infectados na capital paulista

CAROL FLORES HOME OFFICE Contatos próximos de pessoas diagnosticadas com Covid-19, mesmo os assintomáticos, agora estão inclusos na testagem da doença na cidade de São Paulo, é o que informa a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, o objetivo da ampliação é permitir que os contatantes possam retornar as atividades profissionais e pessoais com… Ler mais »

Câmara de SP volta a exigir máscaras entre servidores e vereadores

Aos visitantes é recomendado o uso do equipamento de proteção; passaporte de vacina segue obrigatório DA ASSESSORIA DE IMPRENSA Na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (1/6), o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), informou que o uso de máscaras voltará a ser obrigatório dentro do Legislativo para servidores e… Ler mais »

Covid-19: vacina de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos já está disponível na capital

TERESA MORRONE DA REDAÇÃO A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta segunda-feira (30/5) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos de idade. A decisão vem após ofício enviado pela Pasta ao Ministério da Saúde apontando a importância de se ampliar a imunização nesse grupo… Ler mais »

Covid-19: Cai obrigatoriedade do uso de máscaras em agências do INSS

KAMILA MARINHO HOME OFFICE Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24/5) determina a dispensa do uso de máscara de proteção facial nas unidades do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir de agora, só será exigido o uso das máscaras quando a legislação local indicar expressamente a obrigatoriedade. As unidades… Ler mais »

São Paulo flexibiliza exigência do Passaporte da Vacina em estabelecimentos

TERESA MORRONE HOME OFFICE A Prefeitura de São Paulo publicou no último sábado (14/5) o decreto municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, que desobriga a exigência do Passaporte da Vacina para acesso em estabelecimentos da capital. O decreto nº 60.989/2022, que exigia o documento, foi uma das diversas medidas tomadas para conter… Ler mais »

Medidas de proteção contra Covid-19 em aeroportos e aviões são atualizadas pela Anvisa

CAROL FLORES DA REDAÇÃO A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a flexibilização de medidas sanitárias nos aeroportos e aviões, devido o fim da ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional). As mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 22 deste mês. Segundo a Anvisa, a atualização das regras só foi… Ler mais »

Ministério da Saúde mantém uso da vacina Janssen contra Covid-19

TERESA MORRONE DA REDAÇÃO A vacina Janssen, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson, será mantida na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. A decisão foi divulgada na quarta-feira (11/5), pela Secovid (Secretaria Extraordinária à Pandemia da Covid-19). No Brasil, a vacina estava autorizada para uso emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde… Ler mais »

Estudo avalia resposta imune de crianças e adolescentes vacinados com Coronavac e Pfizer

CAROL FLORES DA REDAÇÃO A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) de Belo Horizonte (MG), em parceria com o Instituto Butantan, está realizando um estudo para investigar a resposta imune induzida pelas vacinas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de cinco a 17 anos. Denominado de Immunita, o estudo irá avaliar crianças que receberam Coronavac em… Ler mais »

Vítimas da Covid-19 são ouvidas pela CPI da Prevent e por senadores na Câmara de SP

DANIEL MONTEIRO DA REDAÇÃO Na manhã desta sexta-feira (6/5), a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de um encontro entre parentes de vítimas da Covid-19, membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Prevent Senior e senadores da CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado Federal. O objetivo foi ouvir relatos sobre vítimas atendidas… Ler mais »

Covid-19: Confirmados primeiros casos da subvariante Ômicron XQ no país

TERESA MORRONE DA REDAÇÃO O Brasil registrou os dois primeiros casos de Covid-19 provocados pela subvariante XQ, uma combinação de sublinhagens BA. 1.1 e BA.2 da Ômicron. Os casos ocorreram na cidade de São Paulo e foram sequenciados pelo Instituto Butantan. Até o momento, não se sabe se a XQ será mais transmissível. Atualmente, a… Ler mais »

Testes iniciais da Coronavac trivalente tem resultados promissores

TERESA MORRONE HOME OFFICE A farmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan, está trabalhando no desenvolvimento de uma nova geração da Coronavac: uma vacina trivalente contra a Covid-19, que combate as variantes Ômicron e Delta do vírus SARS-CoV-2 e a cepa original de Wuhan. A estratégia é semelhante à da vacina da gripe, atualizada anualmente… Ler mais »

Estado de SP atinge 100% da população imunizada contra Covid-19 com ao menos uma dose da vacina

KAMILA MARINHO HOME OFFICE De acordo com o site Vacina Já, do governo estadual, até a tarde desta terça-feira (19/4), foram aplicadas 107.783.671 doses de imunizantes contra Covid-19 no Estado de São Paulo, o que representa 100 % da população elegível, com mais de 5 anos, que recebeu ao menos uma dose do imunizante. O total… Ler mais »