São Paulo possui uma estrutura – composta por postos volantes, farmácias, mega postos no sistema drive-thru e drive-thrus anexos às Unidades Básicas de Saúde – para realizar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Confira os endereços:

Recomendação

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que todos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Na plataforma “De Olho na Fila”, chamada também de “Filômetro”, é possível acompanhar, de forma on-line, o movimento nos postos de vacinação.

CONFIRA DOCUMENTOS E OUTRAS RECOMENDAÇÕES ANTES DE SE VACINAR CONTRA A COVID-19

Além de continuar com os cuidados sanitários, cada brasileiro deve se preparar para quando chegar a data de vacinação do grupo ao qual pertence. Para isso, o Ministério da Saúde recomenda ter em mãos ou o número do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. A iniciativa permitirá ao Ministério da Saúde controlar a aplicação das doses.

O Cartão SUS reúne em um único lugar todo o histórico de um paciente na rede pública de saúde e para emiti-lo, basta o cidadão ir até a unidade de saúde mais próxima ou à Secretaria de Saúde Municipal, com RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, número PIS/PASEP.

A segunda via do documento pode ser obtida seguindo o mesmo procedimento ou pelo sistema SUS Online.

Todas as informações das pessoas vacinadas serão disponibilizadas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), plataforma que vai conter o local de vacinação, o número de CPF ou do Cartão SUS, a data de nascimento, data da vacinação, nome da vacina e do fabricante, assim como tipo de dose, número de lote e validade do imunizante.

É necessário ressaltar que ninguém deixará de receber a vacina, mas a apresentação da documentação listada pelo Ministério da Saúde irá contribuir para que todos sejam imunizados e o plano implementado com eficácia.

Pré-cadastro em SP

Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 17 de janeiro, o site Vacina Já é um sistema de pré-cadastro para vacinação contra a Covid-19, que visa garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, ou seja, não é um pré-requisito para que a imunização aconteça.

Caso não consiga realizar o pré-cadastro, o indivíduo apto a receber a vacina terá apenas que fazer o cadastro completo na unidade de vacinação.

Comprovante de endereço

É preciso lembrar também que, para aplicação da primeira dose, a Secretaria Municipal de Saúde exige desde o dia 28 de maio a apresentação do comprovante de residência, além dos documentos pessoais, de preferência CPF e cartão do SUS.

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

Notícias relacionadas

Covid-19: 53% da população adulta do Estado já recebeu pelo menos uma dose da vacina, afirma governo

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Em coletiva realizada no início da tarde desta quarta-feira (30/6), no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo anunciou que 18,7 milhões de pessoas em todo o Estado já receberam pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus. Esse número representa 53% da população adulta com mais de… Ler mais »

Covid-19: Vacinação para quem tem 44 e 45 anos começa nesta terça na capital

NATALIA DO VALE HOME OFFICE Para evitar que haja aglomerações nos postos de vacinação, a Prefeitura da capital está realizando um escalonamento da vacinação contra Covid-19. De acordo com a página Vacina Sampa, nesta terça-feira (29/6), tem início a imunização para pessoas com 44 e 45 anos. Na sequência, nos dias 30/6 e 1/7, começa… Ler mais »

Covid-19: Capital começa a vacinar pessoas com 46 anos; vacinação de quem tem 45 anos começa nesta terça

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Teve início nesta segunda-feira (28/6) a vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 46 anos na cidade de São Paulo. Este público é estimado em 170.479 moradores na capital. Já a partir desta terça-feira (29/6), será a vez das pessoas com 45 anos poderem se vacinar – o público estimado é… Ler mais »

Junho Vermelho: quem toma vacina contra Covid-19 deve esperar quanto tempo para doar sangue?

IARA SILVA HOME OFFICE Incentivando a doação de sangue, a campanha Junho Vermelho é realizada anualmente, mas em 2021, por causa da pandemia de Covid-19, novas regras precisam ser observadas para quem pretende ser um doador. Fora os requisitos já estabelecidos, quem vai doar sangue agora precisa estar atento para o tempo de intervalo após… Ler mais »

Pessoas com 47 anos podem se vacinar contra Covid-19 a partir desta sexta-feira na capital

KAMILA MARINHO HOME OFFICE Dando sequência ao cronograma de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de São Paulo vacina pessoas com 47 anos a partir desta sexta-feira (25/6). Hoje, foi a vez de quem tem 48 anos receber a primeira dose do imunizante, um público estimado em 170.479 mil pessoas. Já no sábado acontece a… Ler mais »

Prefeitura de SP retoma imunização nesta quarta com aplicação de vacina para quem tem 49 anos

KAMILA MARINHO HOME OFFICE Após um dia de suspensão, a Prefeitura de São Paulo anunciou hoje que deve retomar a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (23/6). O PMI (Programa Municipal de Imunizações) da Secretaria Municipal da Saúde informou que devido à alta adesão à vacinação na capital, com cerca de 90% das pessoas entre 50… Ler mais »

Covid-19: Veja como fica a vacinação para quem tem entre 43 e 49 anos no Estado e o cronograma de escalonamento na capital

NATALIA DO VALE HOME OFFICE Seguindo calendário divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo, pessoas de 43 a 49 anos podem se vacinar entre os dias 23 a 29 de junho. Para evitar que haja aglomerações nos postos de vacinação, a Prefeitura da capital anunciou também um cronograma de escalonamento, com datas de repescagem… Ler mais »

Pessoas com mais de 18 anos já podem se cadastrar para xepa da vacina contra Covid-19 na capital

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Na noite da última quinta-feira (17/6), a Prefeitura de São Paulo informou a ampliação do cadastro para o recebimento das doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 (chamado de xepa). Já a partir desta sexta-feira (18/6), as doses poderão ser destinadas às pessoas com idade superior a 18 anos sem comorbidades…. Ler mais »

Covid-19: Capital inicia vacinação de pessoas com 54 e 55 anos

DANIEL MONTEIRO HOME OFFICE Teve início nesta quinta-feira (17/6) a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista de 290 mil pessoas com 54 e 55 anos de idade, seguindo o escalonamento do público por faixa etária. A medida visa evitar filas e aglomerações na rede de postos de imunização, oferecendo segurança e tranquilidade para o… Ler mais »

Cidade de São Paulo inicia vacinação contra Covid-19 de pessoas com 50 e 51 anos no próximo sábado

NATALIA DO VALE HOME OFFICE A partir de sábado (19/6), todos os moradores da capital paulista, com idades entre 50 e 51 anos poderão se vacinar contra a Covid-19.  A divergência de datas em relação ao calendário estadual de imunização ocorre porque a Prefeitura de São Paulo optou pelo sistema de escalonamento para vacinação de… Ler mais »