Veja como aproveitar a quarentena para organizar sua casa
O isolamento social é um desafio, tanto para o corpo quanto para a mente. Se você faz parte da população que tem condições de permanecer em casa, saiba que há inúmeras atividades que você pode desenvolver dentro da sua residência não apenas para passar o tempo, mas também para organizar sua vida. Uma dessas atividades é exatamente organizar o seu lar, e torná-lo ainda mais agradável em época de quarentena.
Cada pessoa tem seu ritmo na arrumação de casa, assim como, prioridades na hora de organizar. Mas há dicas básicas para facilitar essa atividade e torná-la prazerosa, especialmente nesse momento de isolamento.
UMA COISA DE CADA VEZ
A primeira dica é ter calma na hora de começar. Afinal, se há tempo de sobra, não há necessidade de fazer tudo em um único dia. Lembre-se que a intenção não é se afogar em uma mega faxina, mas sim tornar essa tarefa mais agradável. Por isso, comece por etapas, seja escolhendo um cômodo da casa que você quer arrumar há tempos, ou mesmo algo menor, como uma gaveta do armário que também precisa ser organizada.
Não se esqueça de colocar uma playlist que você goste nessa hora, já que a música ajudará a tornar essa tarefa mais prazerosa.
DISTRIBUA PELA SEMANA
Você também pode dividir a limpeza da casa por cômodos, e em dias da semana. No caso, é só programar cada dia da semana para uma coisa diferente, como fazer uma faxina no banheiro aos sábados, ou dar um trato na cozinha nas segundas-feiras. Aqui vale o seu cronograma.
ENCONTRE SEU MELHOR HORÁRIO
Outra importante dica é reservar a arrumação de casa para os horários em que você tiver mais energia, seja de manhã, à tarde ou à noite. O importante é que você esteja com disposição e bom humor, para que as tarefas não se tornem apenas obrigações. O ideal é que você reserve um dia da semana para a faxina pesada, dessa forma, basta fazer a manutenção nos demais dias.
ATENÇÃO PARA O DESAPEGO
Esta é uma dica importante, especialmente quando se trata de guarda-roupas. Muitas vezes, só nos damos conta das inúmeras peças que guardamos e não utilizamos na hora da organização. E é nessa hora que você deve praticar a lei do desapego, ou seja, separe suas roupas em peças que não servem mais ou que você não usa, mas que é possível doar; peças que precisam ser lavadas ou que precisam de uma costura; e peças que devem ser descartadas porque não servem pra usar e nem doar. Depois dessa seleção, você terá mais espaço no seu guarda-roupas, por isso, otimize-o e deixe as roupas que mais usa em um local acessível.
O mesmo vale para o resto da casa, pois quanto mais objetos você tiver, mais coisas terá para limpar e organizar, o que torna a tarefa bem mais demorada. A dica é evitar excesso de pequenos objetos, por exemplo, muitas peças decorativas na estante ou mesa de centro. Além de dificultar a limpeza, aumentam a sensação de bagunça.
INCLUA A FAMÍLIA
Geralmente, as tarefas domésticas sempre sobram para mães ou esposas dentro de casa, e essa é uma boa hora de não apenas incluir o companheiro, como também ensinar aos filhos tarefas simples, dessa forma, uma única pessoa não ficará sobrecarregada.
Com as crianças, por exemplo, é possível ensinar sobre onde guardar as coisas, assim, poderão arrumar o ambiente depois das brincadeiras. Outra dica é delegar a arrumação do quarto que, inicialmente, pode contar com a supervisão de um adulto.