Na quarentena, cuidar do físico também faz bem

Além do cuidado com a saúde pública, nesse período de isolamento social é importante prestar atenção redobrada ao bem-estar físico individual e às possíveis consequências do sedentarismo forçado na saúde.

RECOMENDAÇÕES
Segundo informações do grupo Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), é possível permanecer fisicamente ativo mesmo em isolamento social dentro de casa.

A primeira recomendação é não passar muito tempo sentado. Durante a quarentena, passar muito tempo sentado e não se movimentar pode ter efeitos negativos para a saúde, bem-estar e qualidade de vida e, ainda, causar estresse adicional e prejudicar a saúde mental. A dica é levantar e caminhar pela casa por 5 minutos a cada 30 sentado trabalhando ou vendo TV.

Outra recomendação é realizar diferentes atividades durante o dia. Sempre que possível, brinque com as crianças ou com os animais de estimação. Além disso, realize tarefas domésticas com regularidade, como varrer, passar pano no chão, lavar o quintal e limpar os móveis.

Procure ainda manter uma alimentação equilibrada. Prefira alimentos in natura aos ultraprocessados, como salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, etc. Também preste atenção à qualidade do sono. Dormir bem auxilia na recuperação física e fortalece a saúde.

ATIVIDADES
A OMS recomenda a prática semanal de, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa, ou uma combinação das duas. E o grupo Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da USP destaca que é possível obedecer essa recomendação mesmo em casa, sem equipamentos adicionais e com espaço limitado.

Uma opção é a realização de caminhadas. Mesmo dentro de casa ou no quintal, é possível caminhar, ao estabelecer tempo para realização dessa atividade. Se possível, escadas também são uma boa opção para complementar esse exercício.

Além disso, diversos canais no YouTube e perfis no Instagram têm se destacado por darem sugestões de exercícios, com o objetivo de manter a forma e melhorar o condicionamento físico sem sair de casa.

Um deles é o do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP), em São Paulo. Lá, profissionais do centro disponibilizaram materiais para incentivar a prática de atividades físicas durante o período de isolamento, além de vídeos demonstrando como realizar alguns exercícios. O conteúdo pode ser acessado no canal do Youtube e nas mídias sociais do Cepeusp: Instagram e Facebook.

Fontes: grupo Fisiologia Aplicada e Nutrição da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), OMS, Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP)