Notícias verificadas como fonte de informação para o enfrentamento do Coronavírus (COVID -19)

Cidade de São Paulo inaugura mais leitos para receber pacientes com Covid-19

Por Kamila Marinho | 15/04/2021

  A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta quinta-feira (15/4) o hospital Profª. Lydia Storópoli, uma unidade de transição com capacidade para 212 leitos de alta, média e baixa complexidade, que serão ativados gradativamente. Localizado na Vila Mariana, o hospital vai receber pacientes em recuperação da Covid-19, internados em hospitais municipais e transferidos… Ler mais »

Governo de SP anuncia vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos

Por Kamila Marinho | 14/04/2021

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14/4), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra Covid-19 para novas faixas etárias. O cronograma definido vai atender pessoas entre 60 e 64 anos. Cronograma da vacinação O grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas. Serão 840 mil com 63 e 64 anos,… Ler mais »

Estado de São Paulo vai para a fase vermelha a partir da próxima segunda-feira

Por Daniel Monteiro | 09/04/2021

A partir da próxima segunda-feira (12/4), todas as regiões do Estado de São Paulo, inclusive a capital, irão da fase emergencial para a fase vermelha do Plano SP. A princípio, a nova classificação será válida até o dia 18 de abril. O anúncio ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (9/4), em coletiva do Governo… Ler mais »

Isolamento social na capital durante feriado prolongado chegou a 81%

Por Daniel Monteiro | 08/04/2021

Em coletiva no início da tarde desta quinta-feira (8/4) com participação da vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereadora Rute Costa (PSDB), a Prefeitura apresentou os resultados do índice de isolamento social na capital durante o feriado municipal prolongado que se encerrou no último domingo (4/4). Segundo os dados oficiais do município, no período… Ler mais »

Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados por pandemia em 2020

Por Wellton Máximo | 08/04/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) prejudicou mais os trabalhadores por contra própria, revela pesquisa divulgada hoje (8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o levantamento, essa categoria teve a maior queda no rendimento em 2020.

Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19

Por Andreia Verdélio | 08/04/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (8) um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19. O desenvolvimento do imunizante está sendo patrocinado pela empresa biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), a responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina, que é uma substância adicional à formulação.

Anvisa pede atualização de bula da vacina de Oxford

Por Karine Melo | 08/04/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a inclusão de possíveis efeitos colaterais por ocorrências tromboembólicas com trombocitopenia no item “Advertência e Precauções” da bula da vacina contra o novo coronavírus de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz. “Trata-se de casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos associados à trombocitopenia – diminuição do número de plaquetas (fragmentos de células que ajudam a coagular o sangue) – e, em alguns, sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina. Os casos foram relatados em alguns países”, explicou a Anvisa.

Pandemia pode continuar em níveis críticos em abril, alerta Fiocruz

Por Alana Gandra | 06/04/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus pode permanecer em níveis críticos durante o mês de abril, alerta o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (6) no Rio de Janeiro. O boletim confirma que o vírus Sars-CoV-2 e suas variantes permanecem em circulação intensa em todo o país, o que pode estender a crise sanitária e dos sistemas e serviços de saúde nos estados brasileiros e suas capitais.

Capital começa a vacinar nesta quarta profissionais de saúde de 50 anos ou mais

Por Daniel Monteiro | 06/04/2021

A partir desta quarta-feira (7/4), começa na cidade de São Paulo a vacinação contra o novo coronavírus do grupo prioritário formado por trabalhadores dos serviços da área de saúde com 50 anos ou mais. Na capital, este público-alvo é de 20 mil pessoas. Segundo os programas nacional, estadual e municipal de imunização, trabalhadores dos serviços… Ler mais »

Capital registra 22,7 mil mortes e mais de 757 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/04/2021

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta segunda-feira (5/4) a capital paulista totalizava 22.775 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 757.287 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de… Ler mais »

Cidade de SP oferece cestas básicas e alimentação para vulneráveis durante a pandemia

Por Jota Abreu | 05/04/2021

Uma das maiores preocupações durante este período de pandemia é com a alimentação das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Muitas famílias são sustentadas por integrantes que perderam o emprego durante a situação de emergência ou que tiveram seus trabalhos prejudicados diante das restrições impostas pelo momento na fase emergencial do Plano São Paulo. A… Ler mais »

Fase emergencial do Plano SP é prorrogada até 11 de abril

Por Da redação | 26/03/2021

DA REDAÇÂO O Governo de São Paulo anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26/03), no Palácio dos Bandeirantes, a prorrogação da fase emergencial do Plano SP para até 11 de abril de 2021.  Será mantido o toque de restrições das 20h e às 5h. Nesse horário, a recomendação é de que as pessoas não devam… Ler mais »

Aprovada pela Câmara, Renda Básica Emergencial começa a ser paga nesta quinta-feira na capital

Por Daniel Monteiro | 25/03/2021

Em coletiva com participação do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (DEM), a Prefeitura de São Paulo divulgou o calendário e anunciou o início do pagamento, nesta quinta-feira (25/3), do programa Renda Básica Emergencial. A extensão do auxílio foi aprovada pela Câmara no dia 24 de fevereiro e sancionada por meio… Ler mais »

Covid-19: vacinação de agentes de segurança pública de SP começa dia 5 de abril e de profissionais da educação no dia 12

Por Daniel Monteiro | 24/03/2021

A vacinação contra Covid-19 dos agentes de segurança pública de São Paulo começará no dia 5 de abril, enquanto a imunização dos profissionais da educação que atuam da creche ao Ensino Médio terá início no dia 12 de abril. O anúncio ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (24/3), em coletiva do Governo do Estado… Ler mais »

Entenda como funciona a antecipação de feriados municipais em SP

Por Marcelo Figueiredo | 24/03/2021

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última quinta-feira (18/3), entre outras medidas, a antecipação de 5 feriados municipais previstos para os anos de 2021 e 2022 para estimular o isolamento social e tentar conter a pandemia de Covid-19 na capital. Assim, serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e… Ler mais »

Capital contabiliza 20,3 mil mortes e 689,7 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 23/03/2021

 Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, até a última segunda-feira (22/3) a capital paulista contabilizava 20.362 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 689.714 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 981.863 pessoas haviam recebido alta após passar pelos… Ler mais »

Hospital Geral de Vila Penteado passará a atender exclusivamente casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 22/03/2021

A partir desta terça-feira (23/3), o Hospital Geral de Vila Penteado, na zona Norte da capital,  passará a atender exclusivamente pacientes com diagnóstico de Covid-19. Com a unidade, estarão disponíveis 196 leitos destinados ao tratamento da doença, sendo 55 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 141 de enfermaria. O anúncio ocorreu no início… Ler mais »

Pandemia afeta saúde mental de crianças e jovens, dizem psiquiatras

Por Alana Gandra | 22/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus afetou não só a saúde mental dos adultos, mas também das crianças e adolescentes. É o que afirma o professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), Guilherme Polanczyk. “A pandemia, e todo o contexto que a acompanha, têm gerado situação de estresse em crianças, adolescentes e adultos. Como as crianças e adolescentes são menos infectados e como, muitas vezes, o sofrimento deles fica mais desapercebido, eles tendem a ser mais negligenciados”, disse o especialista.

Média de mortes por covid-19 duplica em um mês, diz Fiocruz

Por Vitor Abdala | 19/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O país registrou ontem (18) 2.087 mortes por covid-19, segundo a média móvel de sete dias, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O número é o dobro do observado há um mês (1.036 óbitos) e 54% superior às mortes de duas semanas antes (1.353).

Covid-19: Anvisa discute fornecimento de anestésicos para internados

| 18/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O desabastecimento de anestésicos e de outros medicamentos utilizados para intubação de pacientes com covid-19 foi tema de reunião, nesta quinta-feira (18), entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de entidades que representam o setor de hospitais privados e da Associação Médica Brasileira (AMB).

Vacina de Oxford imuniza contra a variante brasileira de covid-19

Por Douglas Corrêa | 18/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A vacina de Oxford produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira do novo coronavírus. A confirmação é da coordenadora dos centros de pesquisa da vacina de Oxford no Brasil e diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena (Itália), a médica carioca Sue Ann Costa Clemens.  De acordo com a pesquisadora, o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, e que no Brasil está sendo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstrou eficácia em neutralizar a variante P.1 do novo coronavírus.

Letalidade da covid-19 em crianças hospitalizadas cai em 2021

Por Vinicius Lisboa | 18/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O percentual de crianças e adolescentes de até 19 anos que morreram após terem sido internados por covid-19 caiu nos primeiros meses de 2021 em relação à média de 2020, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Chamada de taxa de letalidade, a proporção era de 8,2% entre fevereiro e dezembro do ano passado e ficou em 5,8% de janeiro a 1º de março de 2021.

Cidades paulistas aumentam restrições para diminuir casos de covid-19

Por Elaine Patrícia Cruz | 17/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O estado de São Paulo entrou, na última segunda-feira (15), na Fase Emergencial para tentar conter o avanço dos casos de covid-19 e diminuir a sobrecarga no sistema de saúde. Nessa fase, cultos e cerimônias religiosas coletivas foram proibidos, jogos de futebol, suspensos, assim como as aulas da rede pública. Também foi estabelecido toque de recolher das 20h as 5h, e o estado manteve sua classificação na Fase 1-Vermelha do Plano São Paulo, em que somente atividades essenciais podem funcionar. Isso deve durar até o final deste mês.

Anvisa recomenda continuidade do uso da vacina Covishield, da Oxford

Por Andreia Verdélio | 16/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a continuidade do uso da vacina Covishield pela população brasileira. O imunizante é desenvolvido pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Em atualização do seu comunicado sobre o monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso do imunizante, a Anvisa concluiu que “os dados não apontam alteração no equilíbrio benefício‐risco da vacina”.

Nesta terça, capital contabiliza 19,7 mil mortes e 673,4 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 16/03/2021

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta terça-feira (16/3) a capital paulista totalizava 19.741 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 673.443 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Até esta terça, 914.955 pessoas haviam recebido alta após passar pelos… Ler mais »

Recadastramento anual de aposentados e pensionistas é adiado

Por Pedro Pedruzzi | 16/03/2021

O Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União de hoje (16) instrução normativa que suspende até 31 de maio o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis – procedimento adotado como prova de vida para a manutenção de benefícios.

Associação Médica Brasileira lança comitê de monitoramento da covid-19

Por Bruno Bocchini | 15/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) e mais de 50 sociedades de especialidade médica lançaram nesta segunda-feira (15) o Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19. O objetivo do grupo é monitorar a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública. O comitê funcionará permanentemente enquanto durar a pandemia e vai transmitir orientações atualizadas para os cidadãos e para os profissionais de medicina.

Prefeitura anuncia suspensão das aulas presenciais e aumento de leitos na capital

Por Daniel Monteiro | 12/03/2021

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (12/3), a Prefeitura Municipal de São Paulo anunciou a suspensão das aulas presenciais na capital paulista a partir da próxima quarta-feira, 17 de março. A interrupção das atividades escolares durará até o dia 1º de abril e vale para rede pública municipal, estadual e para a rede privada do… Ler mais »

Saiba quais são os postos de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo

Por Kamila Marinho | 12/03/2021

Atualmente, capital paulista possui 12 postos no sistema drive-thru para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. A cidade também conta com outros 82 drive-thrus anexos às 468 Unidades Básicas de Saúde da capital. Recomendação A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da… Ler mais »

Capital contabiliza nesta terça 19,1 mil mortes e mais de 654 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/03/2021

Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta terça-feira (9/3) a capital paulista contabilizava 19.160 vítimas da Covid-19. Havia, ainda, 654.519 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Até esta terça, 913.314 pessoas haviam recebido alta após passar pelos hospitais de campanha, da… Ler mais »

Estado terá 11 novos hospitais de campanha até 31 de março, incluindo um na capital

Por Daniel Monteiro | 08/03/2021

O Governo de São Paulo vai entregar, até 31 de março, 11 novos hospitais de campanha espalhados em todo o Estado, inclusive na capital, com a criação de 280 novos leitos hospitalares tanto para atendimento primário (enfermaria), como para atendimento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de pacientes com Covid-19. O anúncio ocorreu em coletiva… Ler mais »

Agência Brasil explica seus direitos no momento da vacinação

Por Daniel Mello | 08/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

As vacinas contra o novo coronavírus começaram a ser aplicadas na população brasileira na segunda quinzena de janeiro. Entre os diversos imunizantes que têm sido desenvolvidos por laboratórios em todo o mundo, os primeiros autorizados no Brasil foram a vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, e a vacina feita pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Para ser usada no Brasil, as vacinas precisam ter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Butantan recebe matéria-prima para produção de 14 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 04/03/2021

Chegou nesta quinta-feira (4/3) a maior remessa de matéria-prima até o momento para produção local da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pelo Instituto Butantan, na capital paulista. A carga, vinda da China, possibilitará a produção de 14 milhões de doses do imunizante. O lote foi enviado pela biofarmacêutica Sinovac Biotech, parceira internacional do Butantan… Ler mais »

Anvisa se reúne com responsáveis por vacina indiana Covaxin

Por Felipe Pontes | 04/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do laboratório indiano Bharat Biotech, da empresa brasileira Precisa Farmacêutica e do Instituto Albert Einstein se reuniram hoje (4) para discutir os requisitos para que a vacina indiana Covaxin, contra covid-19, possa ser utilizada no Brasil.

Mutação do coronavírus exige maior adesão ao isolamento social e ao uso de máscaras

| 03/03/2021 | Publicado originalmente em Rádio USP

Segundo Max Igor Banks, com os leitos hospitalares quase lotados, é necessário que as pessoas continuem a manter as medidas de prevenção a fim de evitarem novos casos de transmissão O Brasil documentou recentemente a primeira morte por recorrência da covid-19 no País. A reinfecção preocupa cientistas e pesquisadores, que também estão atentos ao surgimento… Ler mais »

Consórcio para compra de vacinas tem adesão de 649 prefeituras

Por Daniel Mello | 03/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.

Anvisa diz que vacinas usadas no Brasil são seguras

Por Andreia Verdélio | 03/03/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que, até o momento, os dados públicos de notificações do uso de vacinas contra covid-19 no país não indicam qualquer relação das vacinas com eventos adversos graves ou mortes. De acordo com a Anvisa, não houve alteração na relação de risco e benefício dos produtos.

Capital amplia oferta de atendimento à Covid-19 com mais 100 leitos de UTI e 24 de enfermaria

Por Daniel Monteiro | 02/03/2021

Começaram a ser implantados na capital paulista, na última segunda-feira (1/3), mais 124 leitos exclusivos ao acolhimento e tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 em hospitais municipais, sendo 100 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 24 de enfermaria. A ampliação da rede se deve ao aumento significativo do número de casos da… Ler mais »

Confira documentos e outras recomendações antes de se vacinar contra a Covid-19

Por Marcelo Figueiredo | 01/03/2021

Além de continuar com os cuidados sanitários, cada brasileiro deve se preparar para quando chegar a data de vacinação do grupo ao qual pertence. Para isso, o Ministério da Saúde recomenda ter em mãos ou o número do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. A iniciativa permitirá ao… Ler mais »

Vacinação em São Paulo deve priorizar periferia, aponta pesquisa

Por Daniel Monteiro | 23/02/2021

A vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo deve priorizar bairros periféricos para otimizar a imunização coletiva, já que nessas regiões estão as populações mais afetadas pela doença. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Pólis realizada a partir do mapeamento de hospitalizações e óbitos pela doença na capital paulista ao longo… Ler mais »

Instituto Butantan inicia na terça entrega de mais 3,4 milhões de vacinas contra o novo coronavírus 

Por Daniel Monteiro | 22/02/2021

O Governo do Estado informou que o Instituto Butantan começará a entrega nesta terça-feira (23/2), para o Ministério da Saúde, de mais 3,4 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus para serem distribuídas em todo o país. O anúncio ocorreu em coletiva no início da tarde desta segunda-feira (22/2). Conforme informou a administração… Ler mais »

Após nova reclassificação, capital se mantém na fase amarela do Plano São Paulo

Por Daniel Monteiro | 19/02/2021

Em coletiva nesta sexta-feira (19/2) no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado apresentou a 22ª reclassificação do Plano São Paulo em todo o território paulista, na qual a capital (região da Grande SP) se manteve na fase amarela. Na nova classificação, que começará a valer na próxima segunda-feira (22/2), outras cinco regiões também estarão… Ler mais »

Infogripe: ocorrência de covid-19 está em patamar alto em todo o país

Por Léo Rodrigues | 18/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Boletim também aponta mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave O boletim semanal Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que a ocorrência de casos e de mortes por covid-19 e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continua em um patamar muito alto em todas as regiões do país. Os novos dados divulgados hoje (18) também registram… Ler mais »

Grupo de profissionais que podem receber a vacina contra Covid-19 em São Paulo é ampliado

Por Daniel Monteiro | 18/02/2021

Desde a última quarta-feira (17/2), a cidade de São Paulo promoveu a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus em profissionais da área da saúde e de outras correlatas no município. Dessa forma, passaram a ser elegíveis para a vacinação trabalhadores da saúde dos hospitais públicos municipais e estaduais; trabalhadores da saúde da Rede de… Ler mais »

Volta às aulas presenciais exige motivação dos estudantes 

Por Ludmilla Souza | 16/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Após quase um ano de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, o mês de fevereiro marca a reabertura de escolas na maioria dos estados. No entanto, o retorno das aulas tem sido cercado de protocolos de segurança e higiene. Algumas escolas começaram apenas com o ensino remoto e, gradativamente, irão retornar as atividades na escola. Outras começaram de forma híbrida de aulas: parte virtual, parte presencial.

Araraquara endurece medidas para frear novas cepas do coronavírus

Por Ludmilla Souza | 15/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Após a confirmação de que novas cepas do coronavírus encontradas em Manaus estão circulando em Araraquara, a prefeitura elaborou um novo decreto municipal endurecendo as medidas de isolamento social no município. Os leitos de enfermaria e de unidade de terapia intensiva (UTI) operam próximos da ocupação total, informou a prefeitura da cidade. Araraquara fica a 270 quilômetros (km) da capital paulista.

Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março

Por Wellton Máximo | 14/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Imunizantes não têm pedido de uso emergencial no país As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik… Ler mais »

Prevalência do novo coronavírus na população da capital é de 13,9%, aponta novo inquérito sorológico

Por Daniel Monteiro | 12/02/2021

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (12/2), foram apresentados os resultados do segundo inquérito sorológico de 2021 realizado pela Prefeitura de São Paulo no município. O levantamento aponta que a prevalência do novo coronavírus na população da cidade é de 13,9%. A porcentagem obtida mostra uma estabilidade da doença, uma vez que no levantamento anterior,… Ler mais »

Idosos com mais de 85 anos começam a ser vacinados na capital paulista

Por Daniel Monteiro | 11/02/2021

Na manhã desta quinta-feira (11/2), teve início na cidade de São Paulo a vacinação contra o novo coronavírus de idosos com idade acima de 85 anos no estádio do Pacaembu, um dos cinco pontos de vacinação drive-thru do município. Além das 86 mil doses disponíveis para pessoas entre 85 e 89 anos na capital, foi… Ler mais »

Capital contabiliza 17,6 mil mortes e 585,7 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/02/2021

Segundo dados mais recentes sobre a pandemia do novo coronavírus publicados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, na última segunda-feira (8/2) a capital paulista contabilizava 17.629 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 585.765 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 726.343 casos suspeitos sob monitoramento. Até segunda, 818.311 pessoas receberam alta após passar… Ler mais »

Capital está na fase amarela do Plano São Paulo; saiba o que abre e fecha

Por Jota Abreu | 08/02/2021

A cidade de São Paulo já está na fase amarela depois de nova reclassificação do Plano São Paulo. O município figura entre as seis regiões que avançaram para esta fase, de acordo com o divulgado pelo Governo do Estado, na última sexta-feira (5/2). A capital continua em quarentena, e alguns setores da economia estão autorizados… Ler mais »

Capital avança no Plano SP e estará na fase amarela a partir de segunda-feira

Por Daniel Monteiro | 05/02/2021

Em nova reclassificação do Plano São Paulo, apresentada em coletiva nesta sexta-feira (5/2), o Governo do Estado informou que seis regiões, inclusive a capital paulista, avançam da fase laranja para fazer a amarela do plano a partir da próxima segunda-feira (8/2). Segundo a administração estadual, a reclassificação foi possível graças à queda no número de… Ler mais »

Fragmentos do coronavírus em água de esgoto afetam vida silvestre, mostram testes em animais

Por Júlio Bernardes | 04/02/2021 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Pesquisa com participação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP identificou os efeitos de fragmentos do vírus da covid-19 presentes em águas residuárias na vida silvestre. Por meio de testes com animais, os pesquisadores verificaram que proteínas do vírus estimulam a produção de radicais livres, substâncias que causam danos às células do corpo, e também induzem a alterações no sistema nervoso. O trabalho foi feito por uma equipe liderada pelos pesquisadores Ives Charlie da Silva, pós-doutorando do ICB, e Guilherme Malafaia, do Instituto Federal (IF) goiano, em Urutaí (Goiás).

Nesta quinta, capital contabiliza 17,4 mil mortes e 578,2 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 04/02/2021

De acordo com boletim diário desta quinta-feira (4/2) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista totaliza 17.491 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 578.224 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 825.693 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 817.928 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Vacina Covaxin, da Índia, será testada no Brasil

Por Ludmilla Souza | 04/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein deve começar em março, por um período de 45 a 90 dias, o teste da fase 3 da vacina Covaxin, com previsão para o resultado em maio. Serão em torno de 3 mil voluntários testados em cinco centros de referência. A vacina é desenvolvida na Índia pelo laboratório Bharat Biotech.

Anvisa retira obrigação de fase 3 no Brasil para autorizar vacina

Por Pedro Rafael Vilela | 03/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (3) o fim da exigência de estudos da fase 3 em andamento no Brasil para autorização emergencial de vacinas no país. Esta é a principal mudança trazida na atualização do guia para uso emergencial de imunizantes contra a covid-19. São os estudos da fase 3 que mostram o percentual de eficácia da vacina, quantas doses devem ser aplicadas, além da avaliação de eventuais reações adversas. 

Governo de São Paulo autoriza retomada das atividades econômicas aos finais de semana

Por Daniel Monteiro | 03/02/2021

Em conjunto com a Prefeitura, administração estadual anuncia postos de vacinação drive-thru na capital para idosos No início da tarde desta quarta-feira (3/2), em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado apresentou mudanças nas medidas de restrições complementares do Plano SP, com a suspensão das limitações impostas aos horários de funcionamento de… Ler mais »

Estudo aponta que vacina da Oxford tem 82% de eficácia após 2ª dose

Por Léo Rodrigues | 02/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Primeira dose alcança eficácia de 76% Os resultados de um estudo publicado na revista científica Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, apontam que a vacina contra covid-19 produzida em parceria pela Universidade de Oxford e a farmacêutica inglesa AstraZeneca tem 82,4% de eficácia geral com uma segunda dose aplicada após um intervalo de… Ler mais »

Capital contabiliza nesta terça 17,3 mil mortes e 570,4 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 02/02/2021

De acordo com boletim diário desta terça-feira (2/2) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista totaliza 17.381 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 570.412 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 820.263 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 729.419 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Seis hospitais da Grande SP vão atender apenas pacientes graves

Por Elaine Patricia Cruz | 02/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Seis hospitais da Grande São Paulo vão passar a atender somente pacientes graves. Quatro desses hospitais estão localizados na capital paulista: Hospital Geral do Itaim Paulista, Hospital Estadual da Vila Alpina, Hospital Geral do Grajaú e Hospital Geral de Pedreira. As mudanças também foram feitas nos hospitais de Itapecerica da Serra e de Mogi das Cruzes.

Agência Brasil explica: regras para entrar no país durante pandemia

Por Marcelo Brandão | 01/02/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Desde o início de janeiro, o governo brasileiro adotou novas regras para a entrada de viajantes procedentes de outros países. O Executivo nacional seguiu orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando a permanência da pandemia de covid-19 e o surgimento de novas variantes do vírus em outros países. Saiba o que é necessário para desembarcar no Brasil após uma viagem internacional.

Máscaras caseiras continuam eficazes, se usadas de forma correta

| 01/02/2021 | Publicado originalmente em Jornal USP no ar

Há divergências ao redor do mundo sobre a necessidade da população em geral utilizar máscaras do tipo N95 (ou PFF2). Mas os especialistas concordam que o uso de máscara, mesmo de tecido, é essencial: a falta ou uso incorreto do item continua sendo um dos principais fatores de propagação do vírus.

Cientistas apontam hipóteses para novo surto de covid-19 em Manaus

Por Júlio Bernardes | 29/01/2021 | Publicado originalmente em Jornal da USP

O aumento do número de internações por covid-19 em Manaus, no Amazonas, de 552 em dezembro para 3.431 em janeiro, tem surpreendido e preocupado os cientistas. Em texto publicado na revista científica The Lancet, em 27 de janeiro, um grupo de pesquisadores, com participação da USP, aponta que o novo surto pode estar ligado à nova variante do vírus, potencialmente mais transmissível, e à perda de anticorpos dos que foram infectados na primeira onda da doença, em abril do ano passado.

Equipe da OMS inicia investigação sobre origem do novo coronavírus

| 28/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A equipe de 13 especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que vai investigar a origem da pandemia de covid-19 na cidade chinesa de Wuhan terminou hoje (28) o período de quarentena. Duas semanas depois de terem chegado ao país, em 14 de janeiro, os pesquisadores podem iniciar a investigação.

Turismo: FecomercioSP pede prorrogação de medidas de flexibilização

Por Camila Boehm | 27/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, além de secretários da pasta, pedindo que o governo estenda as medidas que flexibilizaram remarcações, cancelamentos e reembolsos para companhias aéreas a outros segmentos do turismo por, pelo menos, dois anos.

Escolas da rede pública estadual oferecerão merenda a alunos vulneráveis a partir de 1º de fevereiro

Por Daniel Monteiro | 27/01/2021

No início da tarde desta quarta-feira (27/1), o Governo de São Paulo anunciou em coletiva que, a partir de 1º de fevereiro, as escolas estaduais oferecerão, diariamente, merenda a 770 mil alunos mais vulneráveis matriculados da rede pública paulista de ensino. O objetivo é garantir a segurança alimentar principalmente dessa parcela dos estudantes, que poderão… Ler mais »

Variante do coronavírus do Amazonas é identificada em São Paulo

Por Bruno Bochini | 26/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Estado e São Paulo confirmou hoje (26) que a variante do coronavírus encontrada no Amazonas foi identificada em três pacientes atendidos em São Paulo. Segundo a secretaria, os três têm histórico de viagem ou residência em Manaus.

Saúde atualiza plano de vacinação com novas categorias na prioridade

Por Jonas Valente | 26/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O total do público prioritário sobe para 77,2 milhões de pessoas O Ministério da Saúde publicou a segunda versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 incluindo trabalhadores industriais e portuários nos grupos prioritários para receber o imunizante. Com esses dois novos setores, que totalizam 5,4 milhões de pessoas, o total do público prioritário… Ler mais »

Máscaras e isolamento continuam essenciais, dizem especialistas 

Por Marcelo Brandão | 26/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O início da vacinação no Brasil e em outros países não significa que as pessoas devem retomar uma rotina semelhante à de antes da pandemia. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já indicou que a imunização de rebanho pela vacinação não deverá ser atingida em 2021. A declaração foi feita este mês pela dra. Soumya Swaminathan, da OMS.

Governo anuncia endurecimento das regras da quarentena em todo o Estado de São Paulo

Por Daniel Monteiro | 22/01/2021

No início da tarde desta sexta-feira (22/1) o Governo do Estado, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, anunciou uma nova atualização do Plano São Paulo, com endurecimento das regras da quarentena em todas as regiões do Estado, inclusive na capital paulista. As medidas passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (25/1) e valerão, a… Ler mais »

Nesta quinta, capital contabiliza 16,8 mil mortes e 540,6 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 21/01/2021

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quinta-feira (21/1) a capital paulista contabiliza 16.823 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 540.618 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 792.610 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 766.558 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Cobrança por produtividade na pandemia pode levar à síndrome de burnout

Por Kainã Oliveira | 22/01/2021 | Publicado originalmente em Rádio USP

A cobrança por resultados e produtividade em meio à pandemia pode aumentar os casos de síndrome de burnout no País. Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com a doença, segundo a International Stress Management Association do Brasil (Isma). Especialista informa que estresse constante, exaustão mental, fadiga, dores de cabeça e musculares e irritabilidade são os sintomas mais comuns da síndrome do esgotamento profissional, causada principalmente pela alta tensão no trabalho.

Doações ajudam Amazonas a enfrentar falta de oxigênio hospitalar

Por Alex Rodrigues | 20/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo do Amazonas recebeu hoje (20) mais cinco usinas geradoras de oxigênio medicinal para enfrentar o desabastecimento do produto em hospitais públicos do estado. Doadas pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, os equipamentos serão distribuídos às cidades de Carauari, Eirunepé, Lábrea, Manacapuru e Tabatinga.

Vacinação de quilombolas e indígenas em SP começará sábado; na capital, indígenas começaram a ser vacinados nesta quarta

Por Daniel Monteiro | 20/01/2021

No início da tarde desta quarta-feira (20/1), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o Governo de São Paulo informou que a vacinação das populações quilombolas e indígenas do Estado começará no próximo sábado (23/1). Segundo a administração estadual, a imunização começará no Vale do Ribeira e na região de São Bernardo do Campo. “No Vale… Ler mais »

Nesta terça, capital contabiliza 16,6 mil mortes e 533,2 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 19/01/2021

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo nesta terça-feira (19/1), a capital paulista contabiliza 16.664 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 533.219 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 785.924 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 744.315 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Oito regiões do Estado regridem no Plano SP; capital continua na fase amarela

Por Daniel Monteiro | 15/01/2021

Na tarde desta sexta-feira (15/1), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado anunciou a nova reclassificação do Plano São Paulo de combate à pandemia. A cidade de São Paulo e a região metropolitana da capital paulista se mantiveram na fase amarela do plano. Sete regiões do Estado – Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba,… Ler mais »

Prefeitura anuncia reabertura das escolas em São Paulo a partir de 1º de fevereiro

Por Daniel Monteiro | 14/01/2021

Unidades escolares poderão receber, inicialmente, 35% dos alunos; na rede pública, aulas presenciais voltam no dia 15 de fevereiro As escolas das redes pública e privada da cidade de São Paulo poderão reabrir a partir de 1º de fevereiro e funcionarão, inicialmente, com apenas 35% da capacidade total. Já o retorno às aulas presenciais, na… Ler mais »

Com mais de 15 mil casos em 24h no Estado, governo antecipa reclassificação do Plano São Paulo para sexta

Por Da redação | 13/01/2021

A atualização do Plano São Paulo, prevista para acontecer no próximo dia 5 de fevereiro, será adiantada para a próxima sexta-feira (15/1). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo realizada nesta quarta-feira (13/1). Nas últimas 24 horas, foram registrados 15.227 novos casos de Covid-19 no Estado. A… Ler mais »

Estudo aponta presença da covid no país desde novembro de 2019

Por Alex Rodrigues | 12/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa foi feita no laboratório do estado do Espírito Santo Causador da covid-19, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode estar circulando em território brasileiro desde o fim de novembro de 2019. Ou seja, o vírus, que só no país já causou a morte de ao menos 203.580 pessoas pode ter chegado ao Brasil antes mesmo que… Ler mais »

Anvisa divulga orientações para vacinação em farmácias

Por Heloisa Cristaldo | 12/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta segunda-feira (11) orientações para a realização de testes rápidos para a investigação de infecção pelo novo coronavírus em farmácias. A publicação prevê ainda recomendações para realização de vacinação em farmácias, caso estejam incluídas nas estratégias de campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

Governo de SP apresenta detalhes do Plano Estadual de Imunização

Por Mariane Mansuido | 11/01/2021

Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (11/1), o Governo do Estado de São Paulo afirmou que o calendário de vacinação do Plano Estadual de Imunização está mantido, e que deve começar até o dia 25 deste mês. Na semana passada, o Instituto Butantan enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o pedido de… Ler mais »

Japão detecta nova variante de coronavírus em viajantes do Brasil

Por Felipe Pontes | 10/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Saúde do Japão divulgou neste domingo (10) ter detectado uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil, no estado do Amazonas, e retornaram ao Japão em 2 de janeiro. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde brasileiro, que disse ter sido notificado ontem (9) pelo governo japonês.

Governo de SP mantém 90% do Estado na fase amarela e endurece critérios para progressão de fase

Por Da redação | 08/01/2021

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (8/1), o Governo do Estado de São Paulo apresentou uma atualização do Plano São Paulo e anunciou critérios mais rígidos para progressão de fase dentro do plano, que flexibiliza e coordena as atividades econômicas dentro da pandemia da Covid-19. Antes do anúncio dos novos parâmetros, o secretário estadual… Ler mais »

SP anuncia eficácia de 78% da Coronavac e entra com pedido de uso emergencial

Por Mariane Mansuido | 07/01/2021

Nesta quinta-feira (7/1), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, tem eficácia comprovada de 78% no Brasil. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa. O percentual de 78% de combate à Covid-19 refere-se a casos leves. Segundo o… Ler mais »

Datas do Enem devem ser mantidas

Por Mariana Tokarnia | 07/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse hoje (7) que o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser mantido e que as provas não serão adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Capital registra 15,8 mil vítimas e 495,7 mil casos do novo coronavírus

Por Da redação | 06/01/2021

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (6/1) a capital paulista contabiliza 15.862 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 495.761 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 724.200 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 714.277 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Governo zera imposto de importação de seringas e agulhas até junho

Por Wellton Máximo | 06/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Até o meio do ano, as seringas e agulhas de outros países entrarão no Brasil sem pagar tarifas. O Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar o imposto de importação até 30 de junho. A medida ajudará a reforçar o combate à pandemia de covid-19. Até agora, esses produtos pagavam 16% de alíquota para entrar no país. A Camex também suspendeu, até o fim de junho, uma sobretaxa aplicada para as seringas descartáveis importadas da China.

Anvisa divulga nota técnica sobre pós-vacinação em clínicas privadas

Por Felipe Pontes | 06/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (6), em Brasília, uma nota técnica sobre o acompanhamento de efeitos adversos em quem se vacina em clínicas privadas. Segundo a Anvisa, a nota técnica é válida para qualquer vacina, mas logo na introdução do documento a agência destaca o desenvolvimento célere de tratamentos e vacinas para covid-19 como principal desafio sanitário que motivou a publicação.

Cidade de SP registra 15,8 mil vítimas e 492 mil casos de Covid-19

Por Da redação | 05/01/2021

De acordo com boletim diário desta terça-feira (5/1) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista totaliza 15.812 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 492.078 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 720.379 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 714.185 pessoas receberam alta após passar pelos hospitais… Ler mais »

Capital registra 15,7 mil vítimas e 488,6 mil casos de Covid-19

Por Da redação | 04/01/2021

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta segunda-feira (4/1) a capital paulista contabiliza 15.724 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 488.654 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 714.037 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 699.269 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Anvisa quer mais dados para autorizar uso de vacina produzida na Índia

Por Luciano Nascimento | 04/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Em nova reunião com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou hoje (4) o pedido de mais informações para liberar a autorização emergencial do uso das doses da vacina contra a covid-19 que serão importadas do Serum Institute of India, que produz o imunizante da Oxford e AstraZeneca na Índia. Lá, o uso emergencial já foi aprovado.

Pandemia gera alterações no mercado de trabalho a partir da digitalização

Por Kainã de Oliveira | 04/01/2021 | Publicado originalmente em Rádio USP

A pandemia acelerou a digitalização do trabalho. É o que conclui o Fórum Econômico Mundial após pesquisa divulgada em outubro deste ano. Segundo o levantamento, até 2025, cerca de 85 milhões de empregos serão substituídos por robôs. Aproximadamente 80% dos executivos entrevistados disseram que estão acelerando a digitalização do trabalho e a implementação de tecnologias e 43% deles deverão reduzir mão-de-obra, ao passo que até 97 milhões de novos empregos poderão surgir devido ao processo de automação. Conforme especialista, o mercado varejista e o setor de atendimento foram os mais atingidos pela digitalização durante a pandemia.

Startup desenvolve teste de diagnóstico de COVID-19 a partir de levedura

Por Eduardo Geraque | 04/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

 A BIOinFOOD, startup apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e que surgiu dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está desenvolvendo um teste diagnóstico rápido para COVID-19 a partir de um pedido de patente feito por alunos do Laboratório de Genômica e Bioenergia da universidade.

Covid-19: Fiocruz quer contribuir com início da vacinação neste mês

Por Marcelo Brandão | 03/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, em nota, que quer contribuir com o início da vacinação contra covid-19 ainda neste mês. Para isso, é necessária a realização do pedido para uso emergencial da vacina, o que deve ser feito nesta semana. As primeiras vacinas serão importadas da Índia, um dos locais de produção da AstraZeneca, laboratório que tem parceria com a Fiocruz no Brasil. Serão 2 milhões de doses. As demais serão produzidas pela própria fundação brasileira após a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), também prevista para janeiro.

Rotina com atividades divertidas ajuda a evitar depressão infantil

Por Ludmilla Souza | 03/01/2021 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Dores de cabeça, de estômago e alteração no apetite e no sono são alguns sinais de alerta da depressão infantil. Os pais também devem ficar atentos a dificuldade de atenção, angústia, agressividade, isolamento e cansaço. Segundo especialistas, o isolamento social enfrentado neste período de pandemia de covid-19 pode agravar a ansiedade e depressão nas crianças, já que a maioria das tarefas estão restritas ou até mesmo proibidas.

Governo de SP adia detalhes, mas garante eficácia da Coronavac

Por Da redação | 23/12/2020

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (23/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica Sinovac, atingiu eficácia superior ao mínimo exigido pela OMS na fase 3 de testes e que poderá pedir o uso emergencial. No entanto, o percentual não foi divulgado. O… Ler mais »

SP: adaptação ao ensino remoto em 2019 foi maior na rede privada

Por Camila Boehm | 23/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Levantamento feito em São Paulo, com dados de 2019, mostra que há prejuízo na situação dos alunos de escolas públicas em relação a computadores disponíveis nos domicílios do estado, na comparação com a de escolas privadas. Computadores de mesa existiam em 42% dos domicílios paulistas, sendo 62% nas residências de alunos da rede privada e 38% nas de estudantes de escolas públicas.

Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia

Por Ana Cristina Campos | 23/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Em tempos de pandemia de covid-19, os cuidados devem ser redobrados por passageiros de avião e de ônibus nestas festas de fim de ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, entre as medidas sanitárias que devem ser seguidas em aeroportos e aeronaves, está o uso permanente de máscaras de proteção facial por passageiros, funcionários e tripulação.

Estado de SP retorna para fase vermelha no Natal e Ano Novo

Por Mariane Mansuido | 22/12/2020

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (22/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou medidas mais restritivas para controle da pandemia, que vão colocar todo o Estado na fase vermelha nos feriados de Natal e Ano Novo. Durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro, apenas… Ler mais »

Anvisa inspeciona voos procedentes do Reino Unido

Por Pedro Pedruzzi | 22/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que já está adotando medidas preventivas nos voos vindos do Reino Unido, com o intuito de amenizar o risco de a variante da covid-19 que circula naquele país entrar em território nacional. As ações estão sendo implementadas na chegada nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Baixada Santista pede apoio para ações contra covid-19 no fim de ano

Por Pedro Pedruzzi | 21/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Prefeitos de municípios da Baixada Santista pediram apoio do governo do estado para a conscientização de turistas com os cuidados para evitar a contaminação com a covid-19 durante as festas de natal e réveillon. O pleito foi recebido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do estado. A baixada nove municípios do litoral paulista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

SP anuncia chegada de mais 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac

Por Mariane Mansuido | 21/12/2020

Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (21/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou a chegada de insumos para a produção de  mais de 5,5 milhões de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac. O carregamento está previsto para esta quinta-feira (24/12) e, até o final do ano,… Ler mais »

Capital fecha a semana com 15,2 mil mortes e 459,2 mil casos de Covid-19

Por Da redação | 18/12/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta sexta-feira (18/12) a capital paulista contabiliza 15.203 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 459.246 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 662.994 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 655.726 pessoas receberam alta após… Ler mais »

STF decide que vacinação contra covid-19 poderá ser obrigatória

Por André Richter | 17/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval hoje (17) para que os governos locais possam estabelecer medidas para vacinação compulsória da população contra a covid-19. Conforme o entendimento, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem estabelecer medidas legais pela obrigatoriedade, mas não podem determinar a vacinação forçada. 

Ipea: trabalho remoto cai em outubro pelo segundo mês consecutivo

Por Alana Gandra | 17/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O estudo O trabalho remoto e a pandemia: a manutenção do status quo de desigualdade de renda no país, divulgado hoje (17) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que o trabalho remoto englobou, em outubro deste ano, um total de 7,6 milhões de pessoas, o que correspondeu a 9,6% das 79,4 milhões de pessoas ocupadas no Brasil e não afastadas. Foi o segundo mês consecutivo de redução no percentual de brasileiros trabalhando de forma remota, sinalizou o levantamento. Isso quer dizer que foram 477 mil pessoas a menos do que o estimado em setembro. De acordo com o Ipea, essa é a primeira vez, desde o início da pandemia do novo coronavírus, que esse número é inferior a 8 milhões.

Governo de SP define normas e mantém volta às aulas presenciais para 2021

Por Da redação | 17/12/2020

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17/12) que manterá o retorno gradual às aulas presenciais para o ano letivo de 2021. O decreto, que será publicado nesta sexta-feira (18/12), muda as regras e permite a reabertura de escolas públicas e privadas em todas as fases do Plano… Ler mais »

Cidade de SP registra mais de 15 mil vítimas e 453,7 mil casos confirmados de Covid-19

Por Da redação | 16/12/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (16/12) a capital paulista contabiliza 15.102 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 453.749 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 654.899 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 631.485 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Covid-19 está em 161 povos indígenas no Brasil

Por Letycia Biond | 16/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

De acordo com dados atualizados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o total de casos confirmados de covid-19 entre indígenas chegou a 42.019, enquanto o de óbitos é de 893. O levantamento feito pela entidade revela que o novo coronavírus circula entre comunidades de 161 povos.

Fiocruz dá orientações para diminuir riscos nas festas de fim de ano

Por Mariana Tokarnia | 16/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reuniu em uma cartilha orientações para diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante o período de festas do Natal e do réveillon. Diante do aumento de casos em todo o país, festas chegaram a ser canceladas. A Fiocruz orienta quem deseja fazer reuniões que estipule um limite de convidados, garantindo o distanciamento de 2 metros e que, preferencialmente, realize o evento em locais abertos e ventilados.

Capital registra 15 mil vítimas e 450,2 mil casos confirmados de Covid-19

Por Da redação | 15/12/2020

De acordo com boletim diário desta terça-feira (15/12) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista totaliza 15.043 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 450.268 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 649.562 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 631.390 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Startup desenvolve teste de diagnóstico de COVID-19 a partir de levedura

Por Eduardo Geraque | 15/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

A BIOinFOOD, startup apoiada pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e que surgiu dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está desenvolvendo um teste diagnóstico rápido para COVID-19 a partir de um pedido de patente feito por alunos do Laboratório de Genômica e Bioenergia da universidade.

Fiocruz: prefeituras não devem relaxar medidas de prevenção à covid-19

Por Akemi Nitahara | 15/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A expectativa de uma vacina contra o vírus Sars-Cov-2, que causa a covid-19, não deve ser motivo para as prefeituras relaxarem nas medidas de prevenção contra a disseminação da doença. As recomendações aos prefeitos eleitos ou reeleitos em novembro estão no Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 divulgado ontem (14) pela instituição.

SP: Justiça suspende proibição de venda de bebidas alcoólicas após 20h

Por Camila Boehm | 14/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Justiça paulista concedeu liminar nesta quarta-feira (14) suspendendo temporariamente a proibição de venda de bebidas alcoólicas por restaurantes após as 20 h, conforme havia definido o Decreto Estadual 65.357/2020. A decisão é decorrente de mandado de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP).

Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País

Por Luiza Caires, com Beatriz de Azevedo | 14/12/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Nesta segunda (14), a USP reuniu alguns de seus maiores especialistas nos vários aspectos envolvendo a imunização da população brasileira contra o coronavírus. O evento Vacinas e covid- 19: Uma visão multidisciplinar foi transmitido pelo Canal USP no YouTube para uma audiência que atinge, só neste primeiro dia, mais de 10 mil usuários. A maioria cheia de perguntas e atenta a um tema que neste momento interessa a qualquer pessoa: uma vacina que, se não der fim a esta pandemia, ao menos poderá inaugurar um capítulo menos trágico dela – são mais de 180 mil mortos pela doença até agora no País.

Governo paulista anuncia conclusão dos estudos da Coronavac 

Por Mariane Mansuido | 14/12/2020

Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (14/12), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o estudo clínico da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech, deve ser encerrado nos próximos dias e o resultado final será divulgado no dia 23/12. Ao apresentar o ensaio clínico completo, o Governo… Ler mais »

Estudo diz que pandemia fez crescer casos de doenças psicossomáticas

Por Ludmilla Souza | 12/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pessoa sente uma dor específica ou um mal-estar e, ao ir ao médico e fazer os exames solicitados, descobre que o problema tem origem emocional. São as doenças psicossomáticas, que apresentam sintomas físicos, sem que nenhum exame laboratorial ou de imagem revele características físicas que possam ser a causa da aflição.

Pesquisadores criam fármacos para combater covid-19

Por Alana Gandra | 12/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra, de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), estão desenvolvendo nanopartículas que sirvam para medicamentos que possam combater os sintomas e os malefícios causados pela covid-19. “A ideia é aumentar a absorção de alguns medicamentos pelo organismo e a disponibilidade para que haja maior eficiência durante o uso visando combater, principalmente, os sintomas”, disse hoje (12), à Agência Brasil, o coordenador do projeto, professor José Carlos Pinto, do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe.

São Paulo tem 36 hospitais de campanha ainda em funcionamento

Por Letycia Bond | 12/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Dos 65 hospitais de campanha abertos no estado de São Paulo durante a pandemia de covid-19, 36 ainda funcionam, informou a regional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP). No total, seis hospitais foram postos em atividade pela gestão estadual e os demais, por prefeituras.

Capital fecha a semana com 14,8 mil mortes e 446,3 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 11/12/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta sexta-feira (11/12) a capital paulista contabiliza 14.899 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 446.339 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 639.343 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 631.045 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Anvisa encerra inspeção em fábrica de insumos da AstraZeneca

Por Pedro Pedruzzi | 11/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerra hoje (11) a inspeção presencial iniciada no dia 7 na empresa chinesa Wuxi Biologics, responsável pela fabricação de insumos ativos biológicos usados pela Fiocruz para a produção da vacina AstraZeneca/Oxford.

Covid-19: Brasil assina memorando com Pfizer, afirma Ministério

Por Jonas Valente | 10/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo federal assinou um memorando de entendimento com a Pfizer, empresa que desenvolve uma das vacinas contra a covid-19. Contudo, a farmacêutica ainda não deu entrada em pedido de registro ou de autorização emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi dada hoje (10) em entrevista coletiva de secretários do Ministério da Saúde, em Brasília.

MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021

Por Pedro Rafael Vilela | 10/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estende até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país. A validação da decisão do CNE foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU), em despacho assinado pelo próprio ministro.

MS confirma primeiro caso de reinfecção por covid-19 no país

Por Luciano Nascimento | 10/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) confirmou hoje (10) o primeiro caso de reinfecção por covid-19. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

Banco de Sangue de São Paulo tem queda de 25% nos estoques

Por Bruno Bocchini | 10/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Banco de Sangue de São Paulo está com uma defasagem de 25% em seus estoques, em comparação ao mês de dezembro do ano passado. Segundo a entidade, para que os estoques alcancem um volume confortável e seguro são necessárias, em média, 160 doações diárias. 

Nesta quarta-feira, capital contabiliza 14,7 mil óbitos e 429,2 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/12/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (9/12) a capital paulista contabiliza 14.798 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 429.234 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 630.742 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 624.919 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Anvisa estende prazo de validade de testes de covid-19

Por Luciano Nascimento | 09/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Produtos foram adquiridos em caráter de emergência em abril deste ano O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Medeiros, disse hoje (9), em Brasília, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para a covid-19, do tipo RT-qPCR, que estão estocados… Ler mais »

Capital tem 14,7 mil mortes e 426,4 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 08/12/2020

De acordo com boletim diário desta terça-feira (8/12) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista registra um total de 14.755 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 426.439 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 625.984 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 624.853 pessoas… Ler mais »

Mesmo com 76% de infectados, epidemia em Manaus não acabou

Por Herton Escobar | 08/12/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Que a experiência de Manaus sirva de exemplo para outros centros urbanos: sem as devidas precauções, o novo coronavírus pode infectar rapidamente quase que toda a população de uma cidade; e o problema não acaba quando se atinge uma suposta imunidade de rebanho — apenas diminui de intensidade. Na capital do Amazonas, uma das mais castigadas pelo vírus, 76% das pessoas foram infectadas pelo SARS-CoV-2 entre março e outubro, segundo um estudo publicado hoje na revista Science, liderado por pesquisadores da USP. E a pandemia ainda está longe de terminar por lá, com 9,5 mil novos casos reportados do início de novembro até agora.

Governo paulista anuncia vacinação com Coronavac para 25 de janeiro em todo o Estado

Por Daniel Monteiro | 07/12/2020

Na tarde desta segunda-feira (7/12), em coletiva on-line, o Governo de São Paulo anunciou para 25 de janeiro o início da vacinação com a Coronavac em todo o território paulista. Esta é a fase 1 do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, também lançado nesta segunda-feira. Para viabilizar a vacinação, a administração estadual informou… Ler mais »

Consequências da pandemia agravam quadro da insônia no Brasil

Por Danilo Moliterno | 07/12/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio de sono. E a pandemia e suas consequências parecem piorar o quadro. Entre abril e maio, quando começavam as medidas mais rígidas de isolamento, a palavra “insônia” foi a mais procurada no Google. Já a pesquisa por “remédio para insônia” aumentou 130%. O professor Alan Luiz Eckeli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, comenta como a insônia se relaciona com o surto de coronavírus.

MS cria comitê técnico para acompanhar a vacina de Oxford

Por Pedro Pedruzzi | 07/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Saúde criou um comitê técnico para acompanhar as ações de pesquisa, desenvolvimento, produção, contratualização, transferência e incorporação tecnológica da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19.

Primeira semana de dezembro termina com 14,6 mil vítimas e 420,6 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 04/12/2020

De acordo com boletim diário desta sexta-feira (4/12) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista encerra a primeira semana de dezembro com um total de 14.632 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 420.603 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 614.322 casos suspeitos sob… Ler mais »

São Paulo recebe um milhão de doses da Coronavac, desenvolvida pelo Butantan

Por Daniel Monteiro | 03/12/2020

Na manhã desta quinta-feira (3/12), o Governo do Estado recebeu uma remessa de 600 litros a granel da vacina Coronavac, correspondente a um milhão de doses. Com isso, já são 1 milhão e 120 mil doses enviadas pela farmacêutica chinesa Sinovac ao Estado de São Paulo. Esta é a segunda remessa a chegar no país…. Ler mais »

Já disponível na capital, teste desenvolvido pela USP detecta Covid-19 pela saliva

Por Daniel Monteiro | 02/12/2020

Desde a última terça-feira (1/12), o CEGH-CEL (Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco) da USP (Universidade de São Paulo) disponibiliza um teste capaz de diagnosticar a Covid-19 pela saliva. O exame poderá ser feito inicialmente por moradores da capital paulista ao custo de R$ 90 – para quem for à instituição para… Ler mais »

Covid-19: plano nacional de vacinação terá quatro fases

Por Jonas Valente | 01/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 terá quatro fases. Em cada etapa serão atendidos determinados tipos de públicos, escolhidos a partir do risco da evolução para quadros graves diante da infecção, da exposição ao vírus e de aspectos epidemiológicos da manifestação da pandemia no país.

Capital vai realizar dois novos inquéritos sorológicos na população

Por Daniel Monteiro | 01/12/2020

Como parte das ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade de São Paulo, a administração municipal anunciou que vai realizar dois novos inquéritos sorológicos com a  população da capital. Os estudos analíticos terão início na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro. Também foi anunciada a abertura de mais 200 leitos para casos… Ler mais »

Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Por Andreia Verdélio | 01/12/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas nas pesquisas de vacinas contra a covid-19. A viagem será até 11 de dezembro.

Plano SP é atualizado e todos os municípios de São Paulo retornam à fase amarela

Por Daniel Monteiro | 30/11/2020

O Governo do Estado anunciou, em coletiva on-line realizada nesta segunda-feira (30/11), que todos os municípios paulistas, inclusive a capital, vão retornar à fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e retomada econômica. A medida, válida a partir da próxima quarta-feira (2/12), foi tomada devido à piora nos indicadores estaduais de mortes,… Ler mais »

Cidade de São Paulo fecha a semana com 14,3 mil óbitos e 401,7 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 27/11/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta sexta-feira (27/11) a capital paulista contabiliza 14.341 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 401.768 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 586.594 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 589.700 pessoas… Ler mais »

Pacientes mortos pela covid desenvolveram fibrose pulmonar

Por Alana Gandra | 26/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Estudo realizado por professores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) comprovou que pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus (covid-19) desenvolveram fibrose nos pulmões. O estudo apurou também que os pacientes que se recuperarem e sobreviverem à covid-19 provavelmente vão ter essa sequela pulmonar. 

Covid-19: pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país

Por Karine Melo | 26/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um dos motivos é o deslocamento do paciente para fazer o procedimento Estudo realizado por professores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) comprovou que pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus (covid-19) desenvolveram fibrose nos pulmões. O estudo apurou também que os pacientes que se recuperarem e sobreviverem à… Ler mais »

Capital ultrapassa 400 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 26/11/2020

De acordo com boletim diário desta quinta-feira (26/11) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista ultrapassou os 400 mil casos confirmados de Covid-19. Ao todo, o município contabiliza 400.716 infecções pelo novo coronavírus. Há, ainda, 14.304 vítimas da Covid-19 e 585.103… Ler mais »

Covid-19: ANTT define novas medidas para o transporte interestadual

Por Andreia Verdélio | 26/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas medidas a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros para prevenção à disseminação do novo coronavírus. A resolução que atualiza regras já determinadas pela agência foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, e, diferente da norma anterior, não trata do transporte ferroviário de passageiros.

Capital paulista contabiliza 14,2 mil mortes e 399,3 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 25/11/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (25/11) a capital paulista contabiliza 14.260 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 399.382 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 579.106 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 589.554 pessoas… Ler mais »

Covid-19: governo estuda extensão de validade de testes estocados

Por Jonas Valente e Marcelo Brandão | 24/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Saúde deve receber, ao longo desta semana, estudos de estabilidade estendida para testes de detecção de covid-19. A proposta é avaliar a possibilidade de extensão da validade de exames adquiridos pela pasta e que ainda estão em estoque.

Estudo aponta que pessoas fisicamente ativas têm 34% menos hospitalizações por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 24/11/2020

Uma pesquisa on-line feita com 938 brasileiros que contraíram Covid-19 aponta que a prevalência de hospitalização pela doença foi 34,3% menor entre os voluntários considerados “suficientemente ativos”, ou seja, aqueles que antes da pandemia praticavam semanalmente ao menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de alta intensidade. Para a… Ler mais »

Governo de São Paulo autua parques por aglomeração

Por Flávia Albuquerque | 24/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os parques Ibirapuera, administrado pela prefeitura municipal e o Villa-Lobos, pelo governo estadual, na capital paulista, foram autuados por aglomerações ocorridas no último final de semana, após o feriado do Dia da Consciência Negra, na sexta-feira (20).

Como será o Natal na pandemia?

| 23/11/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Canal USP recebe, na próxima quarta-feira (25), a Live do Grupo Infovid (FMUSP) em parceria com Ciência USP, que vai trazer especialistas para discutir formas mais seguras para quem deseja realizar reuniões de família no fim do ano. Além disso, os convidados abordarão outras questões que envolvem a época do Natal e suas tradições, e como elas serão afetadas no contexto da pandemia de coronavírus.

Projeto da USP ajuda a combater infecções por covid-19 dentro de hospitais

| 23/11/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Um projeto de extensão da Escola de Enfermagem (EE) da USP está ajudando hospitais públicos das cidades de São Paulo e Manaus a reduzirem os riscos de contaminação pelo coronavírus dentro de suas dependências. Batizado como Prevcovid-BR, o projeto iniciou os trabalhos em dez hospitais em agosto e conta com financiamento da fundação ligada aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Fiocruz: 130 milhões podem receber vacina de Oxford em 2021

Por Vinicius Lisboa | 23/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A vacina contra covid-19 que será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford deve chegar a 30 milhões de brasileiros a mais em 2021, aumentando o total de pessoas alcançadas no país até o fim do ano que vem para cerca de 130 milhões. O ganho de 30% deve ocorrer porque dados dos testes clínicos divulgados hoje (23) mostram que o protocolo de vacinação mais eficaz inclui uma dose reduzida na primeira aplicação, em vez de uma dose completa.

Desenvolvida pelo Butantan, vacina Coronavac entra em fase final de testes

Por Daniel Monteiro | 23/11/2020

Os ensaios clínicos da fase 3 da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, na capital paulista, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, chegaram ao número mínimo de voluntários infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) para poder ter sua eficácia analisada. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23/11), em coletiva de imprensa… Ler mais »

Pandemia agrava desigualdade racial no mercado de trabalho

Por Laura Alegre | 20/11/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,4 milhões de pessoas negras saíram da força de trabalho entre o primeiro e segundo trimestres de 2020, por terem perdido ou deixado de procurar empregos pela descrença na possibilidade de se recolocar no mercado. Entre os brancos, o número de pessoas nessa mesma situação chegou a 2,4 milhões, uma grande diferença. A pandemia agravou ainda mais essa situação, fazendo com que a informalidade aumentasse e que essa parcela mais afetada da população se expusesse mais ao risco de se contaminar com o novo coronavírus.

Covid-19: governo brasileiro se reúne com cinco laboratórios

| 22/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo brasileiro informou hoje (22) que se reuniu, na última semana, com cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra a covid-19. Foram recebidos representantes da Pfizer, Janssen, Bharat Biotech, Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e Moderna. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que coletou informações sobre os detalhes técnicos das vacinas, bem como sua segurança e eficácia.

Lockdown é descartado na capital paulista, afirma Prefeitura

Por Daniel Monteiro | 19/11/2020

Evolução dos casos de Covid-19 é estável na cidade Em coletiva on-line na manhã desta quinta-feira (19/11), a Prefeitura de São Paulo apresentou um panorama da pandemia na capital paulista. Os dados divulgados mostram estabilidade na evolução dos casos confirmados e de óbitos. Apesar de a variação da doença ser considerada estável na cidade, o… Ler mais »

Anvisa se reúne com responsáveis por vacina Sputinik V

Por Jonas Valente | 18/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Representantes de um instituto russo e da empresa União Química, que conduzem os estudos para o desenvolvimento da vacina Sputinik V, apresentaram o trabalho desenvolvido e a situação atual dos testes de imunização contra a covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Covid-19: estudo identifica a circulação de oito linhagens do vírus no Amazonas

| 18/11/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

Após nove meses do surgimento do primeiro caso de Covid-19 no Amazonas, pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) já sequenciaram 79 genomas do Sars-CoV-2, a partir de amostras obtidas em 18 municípios do estado. A pesquisa contou com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), dentro de uma estratégia de vigilância de vírus emergentes/reemergentes e negligenciados, iniciada há mais de cinco anos.

Vacina desenvolvida pelo Butantan produz anticorpos contra a Covid-19 em 97% dos casos

Por Daniel Monteiro | 18/11/2020

Divulgados na noite da última terça-feira (17/11), resultados dos estudos clínicos da CoronaVac, mostram que a vacina é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. As informações sobre a vacina, em desenvolvimento pela parceria entre o Instituto Butantan, na capital paulista, e a… Ler mais »

Turismo deixou de ganhar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia

Por Bruno Bocchini | 17/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O setor do turismo brasileiro deixou de faturar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia de covid-19, considerando os meses de março a setembro. O montante representa uma queda de 44% no faturamento do setor em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados hoje (17), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Quarentena no Estado de São Paulo é prorrogada até 16 de dezembro

Por Daniel Monteiro | 17/11/2020

Segundo o decreto nº 65.295, publicado nesta terça-feira (17/11) no Diário Oficial do Estado de São Paulo, foi determinada a prorrogação da quarentena em todo o território paulista até o dia 16 de dezembro. No texto do decreto, o Governo do Estado também estabelece a possibilidade de suspensão de atividades não essenciais nos termos do… Ler mais »

“No combate à COVID-19, o comportamento humano pode ser parte do problema ou da solução”

Por Karine Toledo | 16/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

Quando se trata de enfrentar uma doença altamente transmissível como a COVID-19, o comportamento humano pode ser tanto parte do problema quanto da solução, de acordo com especialistas em ciências sociais e comportamentais. Enquanto não há vacina ou tratamento eficaz disponível, aderir a medidas como distanciamento físico, uso de máscara e higienização frequente de mãos e objetos segue sendo a principal forma de conter a disseminação. Mas por que algumas nações estão lidando com esse desafio de forma tão mais eficiente que outras?

Fiocruz inicia testes com BCG para combate ao coronavírus

Por Cristina Índio do Brasil | 16/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começou hoje (16), no Rio de Janeiro, os testes do Brace Trial Brasil (BTB), um estudo com o uso da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) com objetivo de reduzir o impacto da covid-19 em profissionais de saúde – enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas e porteiros, maiores de 18 anos. O voluntário não pode ter sido infectado pela covid-19 e nem participar de outro ensaio clínico. 

Atualização da situação dos municípios no Plano São Paulo é adiada para 30 de novembro

Por Daniel Monteiro | 16/11/2020

Em coletiva nesta segunda-feira (16/11), a administração estadual anunciou o adiamento para o dia 30 de novembro da nova atualização do Plano São Paulo, que avalia a situação dos municípios paulistas em relação à pandemia do novo coronavírus e propõe medidas sanitárias voltadas à de reabertura gradual e segura da economia. Segundo argumentou o Governo… Ler mais »

Cidade de SP encerra a semana com 13,8 mil mortes e 378,1 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 13/11/2020

De acordo com boletim diário desta sexta-feira (13/11) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 13.828 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 378.160 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 526.873 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Missão da Anvisa vai inspecionar laboratórios de vacinas na China

Por Jonas Valente | 12/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Uma missão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai inspecionar empresas envolvidas em pesquisas de vacinas para o combate à covid-19. Entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, representantes da agência reguladora vão avaliar as condições dos laboratórios da Sinovac e da Wuxi Biologics. A viagem tem como objetivo analisar se as empresas cumprem os requisitos necessários para o registro de vacinas caso as pesquisas em desenvolvimento indiquem a eficácia e os responsáveis queiram comercializar os remédios no Brasil.

Capital paulista registra 13,8 mil mortes e 378,1 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 12/11/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quinta-feira (12/11) a capital paulista contabiliza 13.828 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 378.160 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 526.873 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 551.705 pessoas… Ler mais »

São Paulo só deve reprovar estudantes que não entregarem atividades

Por Daniel Mello | 11/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os estudantes da rede estadual de São Paulo que entregarem as atividades exigidas ao longo do ano não devem ser reprovados, ainda que a aprendizagem esteja abaixo do esperado. A Secretaria Estadual de Educação apresentou hoje (11) um planejamento que prevê que os alunos sejam avaliados nos anos de 2020 e 2021 como um único ciclo de aprendizagem.

Queimadas em meio à Covid-19 ameaçam atendimento na Amazônia e Pantanal

| 11/11/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

As queimadas em larga escala na Amazônia e no Pantanal – que estão atingindo níveis recordes em 2020 – tendem a agravar o quadro de epidemia de Covid-19 nessas regiões, que compreendem municípios em geral carentes de infraestrutura hospitalar de alta complexidade e de serviços de atenção básica de saúde, além de abrigarem populações com maior vulnerabilidade social. Somente em agosto (segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Inpe), o número de focos ativos de queimadas na Amazônia Legal foi de 39.177, cerca de 160% maior do que no mesmo mês em 2019, enquanto no Pantanal foi de 5.935, 300% acima do mesmo período no ano passado. 

Testes da vacina contra o novo coronavírus produzida no Butantan são retomados após liberação da Anvisa

Por Daniel Monteiro | 11/11/2020

Nesta quarta-feira (11/11), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a retomada do estudo clínico da vacina CoronaVac, conduzidos no Brasil pelo Instituto Butantan, na capital paulista. Segundo justificou a agência, foram recebidas novas informações do Butantan sobre o EAG (“evento adverso grave”) que levou a Anvisa a suspender os estudos na noite da… Ler mais »

Emprego na América Latina terá lenta recuperação após pandemia

Por Wellton Máximo | 10/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A recuperação do mercado de trabalho na América Latina e no Caribe após a pandemia de covid-19 levará anos e exigirá ações dos governos. A conclusão consta em relatório conjunto divulgado hoje (10) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Apenas no segundo trimestre de 2020, a região fechou 47 milhões de postos de trabalho a mais que no mesmo período do ano passado.

Anvisa mantém suspensão de testes da vacina contra o novo coronavírus produzida no Butantan 

Por Daniel Monteiro | 10/11/2020

Em anúncio nesta terça-feira (10/11), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a suspensão dos testes de estudo clínico da vacina CoronaVac. Segundo a agência, a suspensão ocorreu por causa de um “evento adverso grave” ocorrido. Ainda de acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada pela área técnica da agência a partir… Ler mais »

Nota técnica do Ministério Público do Trabalho para home office não é instrumento normativo

Por Gabrielle Abreu | 09/11/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

O Ministério Público do Trabalho (MPT) publicou nota técnica com 17 recomendações sobre o home office para empresas, sindicatos e órgãos da administração pública. As recomendações incluem observância de parâmetros de ergonomia e condições físicas do trabalhador, apoio tecnológico, instrução no que se refere à precaução de acidentes de trabalho, respeito ao direito de imagem e à privacidade do trabalhador, entre outros pontos. Durante a pandemia, o trabalho remoto foi a estratégia adotada por 46% das empresas, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) realizada em abril com dados de 139 empresas que atuam no País. 

TSE exige que eleitor use máscara para votar

Por André Richter | 09/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou hoje (9) que os eleitores só poderão entrar nas seções eleitorais para votar se estiverem usando máscaras. As eleições municipais serão realizadas no próximo domingo (15) em todo país, exceto no Distrito Federal. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Começam obras da nova fábrica do Butantan para produção da vacina Coronavac

Por Daniel Monteiro | 09/11/2020

Nesta segunda-feira (08/11), foi anunciado o início das obras da nova fábrica do Instituto Butantan, na capital paulista, para produção da vacina Coronavac. Com capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano, a planta será construída com doações da iniciativa privada. Com cerca de 10 mil m² a nova fábrica do Butantan, além… Ler mais »

Pandemia impacta contratos das mensalidades das escolas em 2021

Por Mariana Torkania | 08/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

As escolas privadas de todo o país começam a se preparar para o ano letivo de 2021. Diante das incertezas que permanecem por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as instituições preveem um ano de cuidados em um possível ensino presencial e ainda com oferta de ensino remoto de forma parcial ou integral, mesmo que para parte dos estudantes. Todos esses fatores têm impacto nos novos contratos e nos reajustes das mensalidades. 

Estudo avalia risco de infecção pela Covid-19 na capital paulista

Por Daniel Monteiro | 06/11/2020

Realizado pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em São Paulo, em colaboração com pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas), um monitoramento realizado até o dia 8 de setembro sugere que o nível de risco de Covid-19 na capital paulista permaneceu elevado (de… Ler mais »

Volta às aulas será o primeiro desafio dos novos gestores municipais

Por Mariana Torkania | 06/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, o primeiro grande desafio dos novos gestores municipais na educação será decidir como serão as aulas durante o ano. Isso porque, às vésperas das eleições, muitos municípios adiaram o retorno às aulas presenciais para o ano que vem, temendo aumento do contágio de alunos e professores pelo novo coronavírus. Eles terão que decidir se as aulas voltam a ser presenciais, se serão ofertadas de forma remota ou em um modelo misto e de que forma isso será feito.

Estresse causado pela pandemia pode ser atenuado com técnicas de relaxamento

Por Flavia Coltri | 05/11/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

A rotina moderna envolve diversas atividades, obrigações e prazos a serem cumpridos em um curto período de tempo. Esse excesso de afazeres acaba gerando consequências negativas como o estresse, procrastinação, falta de foco e até mesmo ansiedade. Situações que se acentuam com a pandemia e o isolamento social. 

Capital soma 13,7 mil mortes, 367,6 mil casos confirmados e 504,9 mil casos suspeitos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/11/2020

De acordo com boletim diário desta quinta-feira (06/10) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 13.706 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 367.601 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 504.949 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Celular é a principal ferramenta de estudo e trabalho na pandemia

Por Mariana Torkania | 05/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O celular é o principal dispositivo usado tanto por estudantes, para acompanhar aulas remotas, quanto por trabalhadores que tiveram que migrar as atividades para a internet por causa da pandemia. Os dados são da 3ª edição do Painel TIC covid-19 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A ênfase desta edição foi ensino remoto e teletrabalho. 

Capital paulista totaliza 13,6 mil mortes e 366,4 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 04/11/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (04/11) a capital paulista contabiliza 13.650 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 366.480 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 501.195 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 530.929 pessoas… Ler mais »

Fiocruz vai submeter etapas de produção da vacina de Oxford à Anvisa

Por Vinicius Lisboa | 04/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar neste mês à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) documentos para a avaliação das etapas de produção desenvolvidas pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford para a vacina contra o novo coronavírus, encomendada pelo Ministério da Saúde. Detalhes sobre a submissão de documentos à Anvisa foram apresentados pela vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, em uma oficina promovida pela Fiocruz na manhã de hoje (4).

Programa capacita empreendedoras com atividades afetadas pela pandemia

Por Camila Boehm | 04/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um programa de educação financeira oferece treinamento gratuito a empreendedoras do Brasil que sofreram impacto da pandemia de covid-19. Com expectativa de atender a 50 mil mulheres, a iniciativa lançada hoje (4) pelo Facebook em parceria com a Aliança Empreendedora – uma organização especializada em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos -, faz parte do programa “Ela Faz História”, dedicado a fomentar a participação das mulheres na economia digital.

Após feriado, capital contabiliza 13,5 mil mortes e 365,3 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 03/11/2020

De acordo com boletim diário desta terça-feira (03/10) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 13.594 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 365.361 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 496.774 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Fiocruz inicia estudo da progressão da covid-19 em seres humanos

Por Mariana Tokarnia | 03/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou um estudo que irá descrever a progressão da covid-19 em seres humanos, desde o começo da infecção até o desfecho. O chamado Rebracovid será conduzido em oito municípios e contará com a participação de 5 mil voluntários. Além da Fiocruz, o estudo envolve outras 13 instituições de pesquisa e saúde. 

Anvisa autoriza prosseguimento de testes com vacina contra a covid-19

Por Luciano Nascimento | 03/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje (3) que autorizou que o laboratório Janssen-Cilag (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson) prossiga com as pesquisas da vacina contra a covid-19. O laboratório suspendeu os testes no dia 12 de outubro por causa de um “evento adverso grave” com um voluntário nos Estados Unidos. Segundo a agência, os estudos clínicos com a vacina, denominada de  Ad26COVS2.S já podem ser retomados e que a decisão desta terça-feira “garante segurança aos voluntários brasileiros que queiram participar do experimento”.

Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

Por Cristina Índio do Brasil | 02/11/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, espera que comece até março do ano que vem a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz assinou um acordo, em agosto, para transferência de tecnologia e produção dessa vacina no Brasil. Segundo Nísia, a produção deve começar entre janeiro e fevereiro. 

Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia

Por Camila Boehm | 30/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Aplicativos de viagem também são vistos como meios seguros de condução Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem (35%) e táxi (9%). Já o transporte público coletivo… Ler mais »

Nota da Anvisa: situação da vacina Sputnik V

| 29/10/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária não recebeu, até o momento, nenhum pedido de registro referente à vacina Sputnik V. Também não há nenhum pedido formal que trate da autorização de pesquisa clínica no Brasil para a vacina em questão.  

Instituto Butantan recebe autorização para importação de vacina contra o novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 29/10/2020

Na última quarta-feira (28/10), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação, em caráter excepcional, da vacina CoronaVac na forma de produto intermediário, ou seja, não envasado. O imunizante é fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na capital paulista. A agência informou em nota que a solicitação de… Ler mais »

Pandemia propiciou casos de violação de direitos humanos

| 27/10/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Neste Boletim Direitos na Pandemia, os temas abordados são a violência doméstica e o direito à alimentação. Segundo especialista, a pandemia tem sido um período propício para a violação de direitos humanos, resultando no aumento de casos de violência contra a mulher e no número de famílias em situação de vulnerabilidade alimentícia.

Parques da capital paulista poderão voltar a funcionar aos finais de semana

Por Daniel Monteiro | 27/10/2020

Publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo desta terça-feira (27/10), um decreto estabelece as regras de funcionamento e autoriza a reabertura dos parques municipais aos finais de semana, observando os protocolos sanitários estabelecidos pela administração municipal. De acordo com o texto do decreto, fica autorizado o funcionamento dos parques municipais em seus horários… Ler mais »

Como tratar os casos de covid-19 durante a gestação ou pós-parto? Novo manual traz orientações

Por Flavia Coltri | 26/10/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Publicação do Ministério da Saúde contou com a colaboração de professores da USP e inclui procedimentos com as melhores evidências científicas obtidas até o momento A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe diversas dificuldades e desafios para os profissionais da saúde. Um exemplo significativo desses desafios é a dificuldade no atendimento e acompanhamento das gestantes… Ler mais »

Covid-19: estados retomam eventos culturais e aulas presenciais

Por Jonas Valente e Ludmilla Souza | 27/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Após uma fase inicial de retomada conturbada em alguns estados, marcada por inúmeras disputas judiciais e calendários em constante revisão, as atividades sociais e os espaços coletivos começam a voltar a receber pessoas em diversas regiões brasileiras, mas ainda com rígidos protocolos de segurança sanitária. O período desde o último levantamento estadual feito pela Agência Brasil, publicado em 08 de outubro, mostrou reflexos da queda no ritmo de contaminação e de ocupação de leitos em UTIs pelo Brasil. A retomada de atividades culturais já se mostrava em curso, assim como o retorno gradual aos cronogramas letivos – atualmente em avanço na maioria dos estados. 

Última semana de outubro começa com 13,4 mil mortes e 476,1 mil casos confirmados de Covid-19 na capital

Por Daniel Monteiro | 26/10/2020

De acordo com boletim diário desta segunda-feira (26/10) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 13.427 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 357.749 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 476.160 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Pesquisa investiga transmissão de covid-19 entre homens e animais

Por Karine Melo | 25/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da covid-19 entre humanos e animais de estimação. Para obter a resposta, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial.

Capital terá quatro novos centros de pesquisa para vacina contra o novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 23/10/2020

Nesta sexta-feira (23/10), o Governo do Estado confirmou a criação de seis novos centros de pesquisa científica para testagem e desenvolvimento da CoronaVac, que está em fase final dos estudos clínicos de segurança e eficácia contra o novo coronavírus. Os novos centros serão supervisionados por especialistas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, localizado na capital… Ler mais »

Consumo de produtos de luxo não é afetado pela crise da pandemia

| 22/10/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

O mercado global de luxo deve ter queda de vendas entre 20% e 35% este ano, segundo pesquisa da Bain & Company realizada em maio, apesar de 46% dos consumidores de produtos de alto padrão não terem sofrido qualquer alteração de renda durante a pandemia, como informa levantamento da Hibou. Em contrapartida, cerca de 14,5 milhões de pessoas poderão ser lançadas na pobreza caso tenham queda de 20% na renda ou no consumo, consequência da crise econômica causada pelo novo coronavírus, conforme estudo divulgado pela BBC News e realizado por pesquisadores da Inglaterra e Austrália junto ao Instituto Mundial das Nações Unidas para a Pesquisa Econômica do Desenvolvimento.

Renda emergencial é aprovada pela Câmara de São Paulo

Por Daniel Monteiro | 22/10/2020

Em Sessão Extraordinária na noite desta quinta-feira (22/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segunda e definitiva votação o PL (Projeto de Lei) 620/2016, do Executivo, que trata da renda emergencial.. Aprovado com 45 votos favoráveis e dois contrários, o projeto recebeu uma emenda coletiva dos vereadores e agora segue para redação final… Ler mais »

ANS: 59% das queixas sobre covid-19 são para exames e tratamentos

Por Vinicius Lisboa | 21/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A principal queixa dos usuários de planos de saúde relacionada à covid-19 é a dificuldade de realização de exames e tratamentos, segundo boletim mensal divulgado hoje (21) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo a agência, tratam do tema 59% das 12.631 reclamações relacionadas à pandemia registradas de março a setembro.

Capital paulista tem mais de 3 mil queixas sobre festas na pandemia

Por Elaine Patrícia Cruz | 21/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Desde o dia 23 de março, quando começou a quarentena na cidade de São Paulo por causa da pandemia do novo coronavírus, até o dia 18 de outubro, o serviço de solicitações por telefone da prefeitura  recebeu 3.050 queixas que tinham o termo “festa” e se referiam a eventos nesse período.

Capital fecha a quarta-feira com 13,3 mil mortes e 352,9 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 21/10/2020

Segundo dados do boletim diário sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta quarta-feira (21/10) a capital paulista contabiliza 13.358 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 352.953 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 462.961 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 501.060 pessoas… Ler mais »

Transtornos mentais podem ter maior recorrência pós-pandemia

| 20/10/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) realizado na USP avalia a saúde mental de 2 mil participantes durante a pandemia. O objetivo é observar quais impactos mentais o distanciamento social tem causado, como o surgimento ou a piora da ansiedade e da depressão, por exemplo. As avaliações ocorrem de forma virtual, por meio de questionários, e são periódicas.

Estudo americano mostra como pandemia afetou saúde mental de atletas

Por Lincoln Chaves | 20/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) acentuou a sensação de depressão e ansiedade de atletas profissionais de alto rendimento. A constatação é de um estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e pela plataforma esportiva Strava, que foi divulgado na última segunda (19).

Fiocruz inicia pesquisa com vacina da tuberculose para combater covid

Por Mariana Torkania | 19/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começa hoje (19), estudo com a vacina BCG com o objetivo de reduzir o impacto da covid-19 em trabalhadores de saúde. A vacina, originalmente usada na prevenção da tuberculose, tem tido resultados positivos em testes para redução infecções respiratórias. 

União Química deve pedir registro da vacina russa à Anvisa em novembro

Por Vinicius Lisboa | 19/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O grupo União Química planeja apresentar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os resultados dos testes clínicos da vacina russa contra a covid-19 no início de novembro, para solicitar o registro da vacina no Brasil. Segundo o presidente do grupo farmacêutico, Fernando de Castro Marques, técnicos russos chegarão ao Brasil na segunda quinzena de novembro para acompanhar a produção dos primeiros lotes em território nacional.

Pesquisa mostra aumento da confiança de professores para ensino online

Por Ludmilla Souza | 18/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa com professores que lecionam em 26 estados e no Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, mostra que 82,4% deles se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico para o ensino online, enquanto, no início da pandemia do novo coronavírus, 52,9% se sentiam totalmente despreparados, ou muito pouco preparados tecnicamente, quando as aulas virtuais se iniciaram em março, como forma de evitar a disseminação do vírus.

Lei Aldir Blanc pode atender até 700 mil pessoas, calcula Ipea

Por Gilberto Costa | 18/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Vinny Justo é um dos pelo menos 400 mil brasileiros que poderão tentar o auxílio, como calcula o Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em estudo feito sobre a situação do setor cultural na pandemia. Conforme a projeção do Ipea, o número de pessoas beneficiadas pode chegar a 700 mil.

Estudo mostra mudança de hábitos alimentares durante a pandemia

Por Flávia Albuquerque | 17/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

As primeiras análises de um dos maiores estudos em alimentação e saúde do país mostraram um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da covid-19. Ao mesmo tempo, indicou que nas regiões Norte e Nordeste e entre pessoas de escolaridade mais baixa houve aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, produtos industrializados que contêm adição de muitos ingredientes, como açúcares, sais, adoçantes, corantes, aromatizantes e conservantes.

Vacinação contra o novo coronavírus deverá ser obrigatória em todo o território paulista

Por Daniel Monteiro | 16/10/2020

Em coletiva nesta sexta-feira (16/10), a administração estadual informou que a vacina contra a Covid-19 será obrigatória em todo o estado paulista, caso ela seja aprovada nos testes e tenha o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apenas pessoas com atestado médico poderão ser liberadas de receber o imunizante. A expectativa é que… Ler mais »

Impacto da pandemia sobre bancos cai 50% em novo teste de estresse

Por Wellton Máximo | 15/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O impacto da pandemia sobre os bancos, num cenário severo de inadimplência de empresas e de trabalhadores vulneráveis, caiu 50% no novo teste de estresse divulgado hoje (15) pelo Banco Central (BC). Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira, o BC teria de aportar R$ 35 bilhões na simulação que considera um choque severo da covid-19 sobre o sistema financeiro nacional, o que representa a metade do teste anterior, feito em maio.

Orquestra Sinfônica de São Paulo retoma apresentações presenciais

Por Bruno Bocchini | 15/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) retomou hoje (15), na Sala São Paulo, as apresentações presenciais de sua temporada 2020. O grupo não se apresentava com a presença de público desde 14 de março, quando as atividades presenciais foram suspensas por conta da pandemia de covid-19.

Em SP, uso de ônibus como meio de transporte cai na pandemia

Por Letycia Bond | 15/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Mais pessoas preferem transporte particular, bicicleta ou andar a pé Com a pandemia de covid-19, uma reconfiguração do transporte na capital paulista tem ocorrido, de acordo com levantamento da Rede Nossa São Paulo e do Ibope Inteligência, divulgado hoje (15). O estudo revela que, pela primeira vez desde 2017, a quantidade de pessoas que utilizam… Ler mais »

Boletim aponta 13,2 mil mortes e 347 mil casos confirmados de Covid-19 na capital paulista

Por Daniel Monteiro | 15/10/2020

Segundo dados do boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta quinta-feira (15/10), a capital paulista contabiliza 13.217 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 347.018 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 446.466 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 473.696 pessoas… Ler mais »

Mais de 3,7 mil cidades não têm data para retorno de aulas presenciais

Por Pedro Rafael Vilela | 15/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa aponta que um total de 3.742 prefeituras não têm data prevista para retorno das aulas presenciais em suas redes municipais de ensino. O levantamento foi feito em setembro pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que consultou 3.988 governos locais, uma amostra de 71,6% do país, que possui 5.570 municípios. Nos territórios que responderam à sondagem, vivem 14,6 milhões de alunos atendidos por redes municipais de ensino, que representam 63,3% das matrículas nesse segmento no país. 

Programa de suspensão de contrato e redução de jornada é prorrogado

Por Andreia Verdélio | 14/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo federal prorrogou novamente o programa que autoriza empresas a suspenderem o contrato de trabalho ou a reduzirem a jornada e os salários dos funcionários, em troca da manutenção do emprego. O decreto foi publicado hoje (14) no Diário Oficial da União e estende o pagamento do benefício emergencial até 31 de dezembro, quando encerra o estado de calamidade pública decretado em março em razão da pandemia de covid-19.

Pandemia revela desigualdades raciais, diz estudo

Por Vinicius Lisboa | 13/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Análise publicada em forma de ensaio científico nos Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e assinado por pesquisadoras de unidades da fundação e do Núcleo de Pesquisas Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) diz que a desigualdade no acesso a direitos básicos como saúde, saneamento e trabalho tornou a população negra e periférica mais vulnerável à pandemia de covid-19, desmentindo ideia inicial de que as consequências da doença seriam igualmente sentidas na sociedade.

Após seis meses fechados, museus e espaços culturais começam a reabrir

Por Daniel Monteiro | 13/10/2020

Começaram a reabrir nesta terça-feira (13/10) museus e espaços culturais da cidade de São Paulo, após seis meses fechados devido a quarentena para evitar a disseminação do novo coronavírus. Entre os locais que abriram a compra de ingressos e o agendamento de visitação estão o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o MAM (Museu… Ler mais »

Conheça as medidas de segurança contra covid-19 para o dia da votação

Por Karine Melo | 13/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Por causa da pandemia do novo coronavírus, uma série de protocolos de segurança serão adotados pela Justiça Eleitoral no primeiro e no segundo turno das eleições municipais nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. Elaborado por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 é focado em duas frentes: mesários e eleitor. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão fixados nas seções eleitorais.

Johnson & Johnson interrompe estudo de vacina contra covid-19

Por Pedro Pedruzzi | 13/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Anvisa já recebeu comunicado sobre interrupção dos testes A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu comunicado oficial da empresa Johnson & Johnson, informando ter interrompido temporariamente o estudo clínico que investiga a segurança e eficácia de sua vacina contra a covid-19 (VAC31518COV3001). De acordo com o comunicado, “o estudo foi temporariamente interrompido devido a um evento… Ler mais »

Capital e Grande São Paulo avançam para a fase verde da quarentena estadual

Por Daniel Monteiro | 09/10/2020

Foi anunciado, nesta sexta-feira (9/10), o avanço da capital paulista, da Grande São Paulo e das regiões da Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté para a fase verde do Plano São Paulo de controle da pandemia e retomada consciente de atividades econômicas não essenciais. Com a atualização, 76% da população do Estado segue para… Ler mais »

Maioria dos brasileiros quer retomar atividades culturais

Por Camila Boehm | 08/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa realizada em todas as regiões do país mostrou que 66% das pessoas têm a intenção de participar de ao menos uma atividade cultural após a flexibilização das medidas de restrição impostas devido à pandemia de covid-19. No entanto, entre aquelas que pretendem fazer as atividades, 46% ainda não se sente seguro em realizá-las. Os dados são da pesquisa “Hábitos culturais pós pandemia e reabertura das atividades culturais”, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e Datafolha.

Covid-19: Brasil negocia com nove laboratórios sobre possíveis vacinas

Por Jonas Valente | 08/10/2020 | Publicado originalmente em

O Brasil mantém tratativas com nove laboratórios ou centros de pesquisa atuando em estudos e no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. Com os responsáveis pelas vacinas Oxford e Astrazeneca e do consórcio da OMS Covax Facility, já foram celebrados acordos para a aquisição de 140 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, que serão disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização.

Capital contabiliza 13 mil mortes e 340,7 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 08/10/2020

Segundo dados do boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta quinta-feira (8/10) a capital paulista contabiliza 13.044 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 340.742 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 428.867 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 473.110 pessoas… Ler mais »

Com números se estabilizando, estados retomam atividades culturais

Por Jonas Valente, Ludmilla Souza e Akemi Nitahara | 08/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com os números da pandemia de covid-19 no Brasil indicando a estabilização dos casos e das mortes no país, o processo de reabertura econômica e flexibilização do isolamento social segue, com a liberação de eventos e atividades de lazer. Desde o último levantamento quinzenal feito pela Agência Brasil, a Bahia autorizou parcialmente a permanência em praias e parques.

MEC apresenta guia para retorno de aula presencial na educação básica

| 07/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quarta-feira (7), o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetização, de Educação Básica e de Modalidades Especializadas de Educação e oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro. 

Escolas iniciam retomada gradual das atividades presenciais opcionais

Por Daniel Monteiro | 07/10/2020

Nesta quarta-feira (7/10), as escolas da rede estadual iniciaram a retomada das atividades presenciais opcionais em todo o território paulista. Na capital, também houve a volta de alunos em unidades escolares da rede municipal para atividades extracurriculares. A retomada das aulas regulares, entretanto, ainda não foi definida. No total, 904 escolas estaduais em 219 municípios… Ler mais »

Pesquisa mostra impactos da pandemia nos municípios brasileiros

Por Ana Cristina Campos | 07/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A área mais impactada pela pandemia do novo coronavírus no âmbito dos municípios brasileiros foi a educação, seguida pela geração de empregos. Nove em cada dez cidades passaram a realizar aulas remotas, tanto na rede de ensino público, quanto na particular. Os dados constam da pesquisa Impactos da Covid-19 nos Municípios divulgada hoje (6) pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Ibope Inteligência.

Pandemia acelerou transformação digital no setor de entretenimento

Por Camila Boehm | 07/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A indústria do entretenimento e mídia tornou-se mais remota, mais virtual, mais transmitida sob demanda e mais personalizada com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. É o que mostra o estudo Global Entertainment & Media Outlook 2020-2024, da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil.

Levantamento destaca importância da ciência e das universidades públicas no combate à Covid-19

Por Daniel Monteiro | 06/10/2020

Um mapeamento realizado por pesquisadores do Projeto Ciência Popular da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo), na capital paulista, registrou mais de 2 mil ações realizadas pelas universidades e institutos federais brasileiros para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus em todo o Brasil. Segundo os autores, o… Ler mais »

Testes clínicos com BCG contra covid-19 vão durar até 12 meses

Por Vinicius Lisboa | 05/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os testes clínicos para verificar a eficácia da vacina BCG, usada contra a tuberculose, no combate ao coronavírus Sars-CoV-2,  causador da covid-19, devem durar entre seis e 12 meses, disse hoje (5) a coordenadora da pesquisa, Fernanda Mello, professora de Tisiologia e Pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cientista detalhou que os 1 mil profissionais de saúde voluntários que participarão da pesquisa devem ser recrutados nos próximos dois meses. 

Telefonoaudiologia pode incrementar serviços pós-pandemia

| 06/10/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP lançaram diretrizes para o uso da telefonoaudiologia em território nacional O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF) e a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP lançaram diretrizes para o uso da telefonoaudiologia em território nacional. O documento, para… Ler mais »

Capital abre a semana totalizando 12,9 mil mortes e 337,2 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/10/2020

De acordo com boletim diário desta segunda-feira (5/10) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 12.903 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 337.206 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 420.091 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Pandemia faz Brasil ter recorde de novos empreendedores

Por Pedro Rafael Vilela | 05/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Brasil caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história. Não exatamente por vocação, mas principalmente por necessidade. Nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros.

UFRJ inicia ensaios clínicos com a vacina BCG contra covid-19

Por Akemi Nitahara | 05/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Começam hoje (5) os ensaios clínicos com a vacina BCG, usada contra a tuberculose, para verificar a prevenção também contra a covid-19. O trabalho será conduzido pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e pelo Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, no estado de São Paulo.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, vacina contra o novo coronavírus pode ter registro agilizado junto à Anvisa

Por Daniel Monteiro | 02/10/2020

Foi anunciado nesta sexta-feira (2/10) que o Instituto Butantan, na capital paulista, iniciou o envio da documentação exigida pelo Ministério da Saúde para possível registro da Coronavac como uma vacina contra o novo coronavírus. O objetivo é acelerar o processo de registro do imunizante junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os documentos foram… Ler mais »

Capital inicia outubro totalizando 12,7 mil mortes e 334,1 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 01/10/2020

De acordo com boletim diário desta quinta-feira (1/10) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 12.791 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 334.177 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 413.546 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

ONU recebe quase US$ 1 bilhão em promessas recentes para reforçar acesso a testes, tratamentos e vacinas para acabar com a COVID-19

| 30/09/2020 | Publicado originalmente em OPAS Brasil

 As Nações Unidas e seus parceiros consideram bem-vinda a demonstração monumental de solidariedade de governos, setor privado, sociedade civil e organizações internacionais que se comprometeram a apoiar a iniciativa Access to COVID-19 Tools Accelerator (acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19), lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto a parceiros internacionais.

Inca: mulheres agiram corretamente ao adiar consultas durante pandemia

Por Alana Gandra | 01/10/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A quarentena imposta pelo novo coronavírus levou muitas mulheres brasileiras a deixar de ir ao ginecologista ou ao mastologista para fazer prevenção ou tratamento do câncer de mama. É o que revela a pesquisa Câncer de mama: o cuidado com a saúde durante a quarentena, feita pelo Ibope Inteligência para a empresa Pfizer entre os dias 11 e 20 de setembro, por plataforma online. Foram ouvidas 1.400 mulheres na faixa etária de 20 a mais de 60 anos, das classes A,B e C, moradoras da cidade de São Paulo, do Distrito Federal e das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Belém, Porto Alegre e do Recife.

São Paulo terá 46 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 até dezembro

Por Daniel Monteiro | 30/09/2020

Foi assinado, nesta quarta-feira (30/9), o termo de compromisso entre a administração estadual e a biofarmacêutica Sinovac Life Science para fornecimento de 46 milhões de doses da Coronavac ao Estado de São Paulo até dezembro de 2020. O potencial imunizante contra o novo coronavírus é desenvolvido em parceria com o Instituto Butantan, na capital paulista…. Ler mais »

Na favela quase todo mundo conhece alguém que teve covid-19

Por Ana Cristina Campos | 30/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa feita no início de setembro, em 70 favelas brasileiras, mostra que 87% dos entrevistados conhecem alguém que teve covid-19. O estudo também aponta que 13% dizem ter sido contaminados pelo novo coronavírus (covid-19) e outros 28% não sabem se foram ou não contaminados.

Covid-19: novo modo de submissão para análise de vacina

| 28/09/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

A Anvisa implementará um procedimento diferenciado para tornar mais rápida a análise de dados referentes às vacinas contra Covid-19 a serem registradas no país. Trata-se da chamada submissão contínua. A partir da adoção desse procedimento, não será preciso aguardar a disponibilização de todos os dados e documentos técnicos, bem como o preenchimento dos requerimentos regulatórios, para realizar a submissão do registro junto à Anvisa.

Em nova atualização, capital registra 12,6 mil vítimas e 331,5 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 29/09/2020

De acordo com boletim diário desta terça-feira (29/9) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza um total de 12.660 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 331.522 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 408.790 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Novos casos de covid-19 em Manaus não são 2ª onda, diz pesquisador

Por Marcelo Brandão | 29/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Ainda é cedo para dizer que uma “segunda onda” do novo coronavírus atingiu Manaus, mas o momento é de atenção. A afirmação é do pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do sistema Infogripe, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde e ativo desde 2014. Segundo ele, o aumento de casos na cidade é um fato que deve ser encarado com atenção, mas sem pânico.

Covid-19: internações caem 14% e mortes diminuem 34% na capital

Por Daniel Monteiro | 28/09/2020

Informações oficiais da administração estadual apontam que o Estado de São Paulo completou 10 semanas consecutivas com diminuição de internações provocadas pelo novo coronavírus e mortes por Covid-19. Na capital, a diminuição de internações chegou a 14% (450 para 387) entre os dias 20 e 26 de setembro, em relação à semana epidemiológica anterior (de… Ler mais »

Hospital de Campanha do Ibirapuera encerrará atividades no dia 30 de setembro

Por Daniel Monteiro | 25/09/2020

Em coletiva nesta sexta-feira (25/9), o Governo do Estado anunciou que, no dia 30 de setembro, serão encerradas as atividades do Hospital de Campanha do Ibirapuera, após 5 meses de funcionamento. Ao longo do período, o hospital atendeu quase 3,2 mil pacientes. A expectativa é que o último paciente do Hospital de Campanha do Ibirapuera… Ler mais »

Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19

| 24/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (24) a adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility), ação administrada pela Aliança Gavi e a liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil nesta iniciativa. A adesão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Estudantes com Fies podem suspender pagamentos até o fim da pandemia

Por Pedro Rafael Vilela | 24/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Estudantes que têm contratos do Financiamento Estudantil (Fies) por meio do Banco do Brasil (BB) ou da Caixa Econômica Federal poderão requerer a suspensão do pagamento enquanto durar a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia da covid-19. A medida vale para clientes em situação de inadimplência com seus contratos, antes do dia 20 de março, data em que foi aprovado o estado de calamidade pública no país, pelo Congresso Nacional. Os estudantes que estão em situação de inadimplência também poderão suspender as parcelas, desde que as amortizações devidas até 20 de março sejam de no máximo 180 dias. As parcelas em atraso antes da pandemia não serão suspensas.

Capital fecha a quinta-feira com 12,5 mil mortes, 321,8 mil infectados e 387,6 mil casos suspeitos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 24/09/2020

Segundo dados do boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta quinta-feira (24/9) a capital paulista contabiliza 12.506 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 321.851 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 387.684 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 437.062 pessoas… Ler mais »

Federação de bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

Por Camila Boehm | 23/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou o crescimento de tentativas de fraudes financeiras contra os brasileiros durante a pandemia de covid-19. Neste período, as instituições registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia por meio de recebimento de emails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos.

Vacina produzida em parceria com o Instituto Butantan é segura, aponta estudo com 50 mil voluntários

Por Daniel Monteiro | 23/09/2020

Resultados de uma pesquisa com 50.027 voluntários na China, divulgados nesta quarta-feira (23/9) pelo Governo do Estado, demonstram que a vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, na capital paulista, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, é segura e não apresentou reações adversas significativas. Do acordo as informações fornecidas, do total de voluntários,… Ler mais »

Desemprego subiu 27,6% em quatro meses de pandemia

Por Ana Cristina Campos | 23/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A população desocupada no Brasil, que era de 10,1 milhões em maio, passou para 12,3 milhões em julho, e, em agosto, atingiu 12,9 milhões de pessoas, um aumento de 27,6% desde maio. A taxa de desocupação aumentou em 0,5 ponto percentual de julho para agosto, passando de 13,1% para 13,6%.

Média móvel de mortes por Covid-19 na capital paulista continua em queda

Por Daniel Monteiro | 22/09/2020

Segundo informações desta terça-feira (22/9) disponíveis no boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, a capital paulista continua registrando queda na média móvel de óbitos por Covid-19. A média móvel registra as oscilações das estatísticas dos últimos sete dias. Dessa forma, são eliminadas distorções entre… Ler mais »

Fiocruz vai mapear situação de cuidadores de idosos durante a pandemia

| 21/09/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

A Fiocruz inicia nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, uma pesquisa para mapear o impacto da pandemia nas condições de trabalho e saúde de cuidadores de pessoas idosas. A investigação terá como base um questionário online, direcionado tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares), buscando abranger todas as pessoas que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de um algum idoso que precisa de ajuda ou de companhia. 

Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais

Por Léo Rodrigues | 21/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um estudo conduzido por um grupo de 17 cientistas indica que o novo coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia de covid-19, é capaz de infectar células neurais. Os pesquisadores alertam para o risco de danos no sistema nervoso central de infectados. O trabalho foi conduzido através de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. 

Estudo da FGV aponta que pandemia provocou queda de renda de 20,1%

Por Letycia Bond | 20/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O primeiro trimestre da pandemia de covid-19, declarada oficialmente em 11 de março, ocasionou uma perda média de 20,1% na renda dos brasileiros, baixando o valor de R$ 1.118 para R$ 893 mensais. No cálculo, consideram-se mercados formal e informal e também a parcela de trabalhadores sem emprego. 

Cidade de SP fecha a semana com 12,3 mil mortes e 320,6 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 18/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta sexta-feira (18/9) a capital paulista registra um total de 12.300 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 320.677 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 387.122 casos suspeitos sob monitoramento das autoridades sanitárias da cidade…. Ler mais »

IBGE: desemprego na pandemia atinge maior patamar em agosto

Por Ana Cristina Campos | 18/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A taxa de desocupação atingiu 14,3%, na quarta semana de agosto, um aumento de 1,1 ponto percentual frente à semana anterior (13,2%), alcançando o maior patamar da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) covid-19, iniciada em maio.

Capital paulista totaliza 12,3 mil mortes e 318,9 mil infecções por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 17/09/2020

De acordo com boletim diário desta quinta-feira (17/9) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), a capital paulista contabiliza 12.237 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 318.968 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 386.233 casos suspeitos sob monitoramento. Até o momento, 423.476 pessoas… Ler mais »

Quarta fase da Epicovid indica desaceleração da epidemia na maior parte do país

Por Karine Toledo | 17/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

O percentual de brasileiros que apresentam anticorpos contra o novo coronavírus caiu de 3,8% em junho para 1,4% em agosto, segundo os dados mais recentes da pesquisa Epicovid-19 BR, divulgados nesta terça-feira (15/09). Na avaliação dos autores, o resultado é um forte indício de que a epidemia está em desaceleração na maior parte do país.

Nesta quarta-feira, capital paulista totaliza 12,1 mil mortes e 317,4 mil infecções por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 16/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira (16/9) a capital paulista registra um total de 12.190 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 317.403 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 383.940 casos suspeitos sob monitoramento das autoridades sanitárias da cidade…. Ler mais »

Autorizada ampliação dos estudos de vacina contra Covid-19

| 15/09/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

A Anvisa autorizou nesta terça-feira (15/9) a ampliação dos estudos da vacina Oxford-Astrazeneca contra a Covid-19. Com isso, o número de voluntários dobrará, passando de cinco para 10 mil participantes no Brasil.   

Média móvel de mortes por Covid-19 na capital cai nos últimos 14 dias

Por Daniel Monteiro | 15/09/2020

De acordo com boletim diário desta terça-feira (15/9) publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), houve diminuição na média móvel de óbitos na capital paulista nos últimos 14 dias. Abaixo, gráfico detalhado sobre mortes por data de ocorrência e a média móvel. No total,… Ler mais »

Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciais

Por Ricardo Valverde | 14/09/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança documento que sistematiza um conjunto de orientações relacionadas às atividades escolares no contexto da pandemia, a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela própria instituição e por outras. Intitulado Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, o material foi coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido, até o momento, sobre a volta às aulas presenciais.

IBGE: covid-19 afeta 38,6% das empresas na 1ª quinzena de agosto

Por Ana Cristina Campos | 15/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Dos 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto, 38,6% indicaram que a pandemia afetou negativamente suas atividades. Já para 33,9%, o efeito foi pequeno ou inexistente e para 27,5% o efeito foi positivo. Empresas de maior porte e intermediárias foram as que mais sinalizaram melhora de percepção.

Estado de São Paulo registra redução de mortes e internações por Covid-19 pela 5ª semana consecutiva

Por Daniel Monteiro | 14/09/2020

A média diária de mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) no Estado de São Paulo está em queda pela quinta semana consecutiva e chega ao menor patamar desde o final de maio. Segundo informações desta segunda-feira (14/9) divulgadas pelo Governo do Estado, houve uma redução consistente de todos os indicadores de evolução da… Ler mais »

Solução à base de nióbio desativa o novo coronavírus

| 11/09/2020 | Publicado originalmente em UFMG

Pesquisadores da UFMG criaram solução à base de nióbio capaz de proteger diferentes tipos de superfície do novo coronavírus, por até 24 horas. Aplicada na forma de gel ou líquido spray, a solução tem ação prolongada para limpeza e desinfecção das mãos e não causa reações adversas, como sensação de ressecamento da pele. O produto também se mostrou ativo na proteção de superfícies em ambiente doméstico e equipamentos e utensílios nos ambientes médico e odontológico.

Fiocruz vai testar eficácia da vacina contra tuberculose para covid-19

Por Akemi Nitahara | 14/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A partir de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz inicia um teste com 3 mil profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro com a vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose. A intenção do estudo, uma parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália, é verificar a eficácia do imunizante também para covid-19.

Testes com vacina de Oxford recomeçam hoje no Brasil

Por Karine Melo | 14/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A farmacêutica AstraZeneca retoma hoje os testes da vacina contra a covid-19, conhecida como vacina de Oxford, no Brasil. O sinal verde foi dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em testes também em outros países, as vacinações na fase 3 do estudo foram suspensas na última terça-feira (8) devido a uma reação relatada por uma voluntária no Reino Unido.

Números oficiais mostram queda de mortes e internações por Covid-19 em todo o Estado de São Paulo

Por Daniel Monteiro | 11/09/2020

Anunciada nesta sexta-feira (11/9), a atualização do Plano São Paulo de enfrentamento ao novo coronavírus e retomada econômica mostra que, na média, os números oficiais sobre a pandemia vem regredindo de forma consistente em todo o território paulista. Segundo o Governo do Estado, São Paulo registra declínio de mortes por Covid-19 há cinco semanas consecutivas,… Ler mais »

Cai número de pessoas que estavam rigorosamente isoladas, diz IBGE

Por Ana Cristina Campos | 11/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Caiu em 2,8 milhões o número de pessoas rigorosamente isoladas da segunda para a terceira semana de agosto, passando de 44,4 milhões para 41,6 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19). Desde meados de março, medidas de isolamento social foram recomendadas pelos governos estaduais e municipais para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19).

Queixas por compras online aumentam durante a pandemia, diz Procon

Por Bruno Bocchini | 11/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

No dia em que o Código de Defesa do Consumidor completa 30 anos de sua sanção, dados do Procon de São Paulo mostram que a quantidade de reclamações sobre problemas em compras online feitas nos últimos cinco meses, desde o início da pandemia de covid-19, chegou a 130 mil. O número supera em mais de quatro vezes o total de queixas sobre o comércio virtual registrado durante todo o ano de 2019, de cerca de 30 mil reclamações.

Capital soma nesta quinta 11,9 mil mortes, 310,4 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 10/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta quinta-feira (10/9) a capital paulista registra um total de 11.920 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 310.489 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 370.687 casos suspeitos sob monitoramento das autoridades sanitárias da cidade…. Ler mais »

Capital contabiliza 11,8 mil mortes, 308,8 mil infectados e 411,6 mil recuperados da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta quarta-feira (9/9) a capital paulista registra um total de 11.830 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 308.840 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus e 367.985 casos suspeitos sob monitoramento. Até o… Ler mais »

Agressões e falta de orientação dificultam atuação de agentes de saúde

| 08/09/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

A seção “Comment”, da The Lancet, uma das publicações científicas mais bem conceituadas do mundo, traz texto de Gabriela Lotta, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autora principal, na qual destaca a negligência com que os agentes comunitários de saúde (ACS) estão sendo tratados durante a pandemia da covid-19. O texto ressalta que as agressões e a falta de orientação e de equipamentos de proteção individual (EPIs) tornam difícil a atuação efetiva dos agentes.

Covid-19: falta de coordenação entre municípios fez aumentar casos

Por Karine Mello | 09/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A falta de coordenação entre os municípios para relaxar as medidas de distanciamento pode ter desempenhado um papel importante na disseminação do novo coronavírus no Brasil. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e teve como base um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Capital paulista registra diminuição de mortes e internações por Covid-19 nas últimas semanas

Por Daniel Monteiro | 08/09/2020

De acordo com atualização da última segunda-feira (7/9) anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde, houve registro de quatro semanas consecutivas de queda nas mortes e nas internações provocados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista e em todo o Estado de São Paulo. Segundo as estatísticas oficiais, na média diária da cidade de… Ler mais »

Covid-19: retorno de aulas presenciais é controverso nos estados

Por Jonas Valente, Ludmilla Souza e Akemi Nitahara | 08/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com a redução da incidência e mortalidade pela covid-19 em parte dos estados brasileiros, a discussão sobre o retorno das aulas presenciais ganha força. O Amazonas saiu na frente e iniciou as atividades presenciais nas escolas ainda em agosto. Mas em diversos estados a retomada ainda gera polêmica.

Capital paulista continua na fase amarela do Plano São Paulo e quarentena é prorrogada no Estado

Por Daniel Monteiro | 04/09/2020

Segundo informações desta sexta-feira (4/9) disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista, o município totaliza 11.652 vítimas fatais da Covid-19 e 304.754 diagnósticos positivos para a doença. Até esta sexta-feira, 411.144 pessoas com diagnóstico de Covid-19 receberam alta após passar pelos… Ler mais »

Pesquisa investiga processo de trabalho das equipes de Saúde da Família na covid-19

| 04/09/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

A Fiocruz lança nesta sexta-feira, 4/9/2020, a pesquisa nacional Análise do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família na pandemia de covid-19. A investigação toma como ponto de partida a relevância da Estratégia Saúde da Família (ESF), considerada a estratégia primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no SUS.

Capital chega a 300 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 02/09/2020

Segundo informações desta quarta-feira (2/9) disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista, o município totaliza 11.525 vítimas fatais da Covid-19 e 300.843 diagnósticos positivos para a doença. Até esta quarta-feira, 382.450 pessoas com diagnóstico de Covid-19 receberam alta após passar pelos… Ler mais »

Covid-19: mais da metade de pequenos negócios retomou atividades

Por Rafael Vilela | 02/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Uma nova pesquisa da startup SumUp, instituição financeira com foco nos pequenos negócios, mostra que 57% do setor já retomaram plenamente suas atividades no país. A quarta rodada do estudo foi realizada entre 21 e 24 de julho, com 4.149 clientes da empresa, que é uma das principais fornecedoras de maquininha de cartão para micro e pequenos empreendedores no Brasil. Em levantamento anterior, em maio, o número de negócios funcionando estava em 37%.

Anvisa suspende retenção de receita para ivermectina e nitazoxanida

| 01/09/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revisou, durante reunião realizada nessa terça-feira (1º), a exigência de retenção de receita para os medicamentos ivermectina e nitazoxanida. De acordo com a Anvisa, a medida faz parte do monitoramento de substâncias sujeitas a controle em virtude da emergência de saúde pública em função da pandemia relacionada ao novo coronavírus (covid-19).  

Capital paulista totaliza 363,7 mil recuperados da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 01/09/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta terça-feira (1/9) a capital paulista registra um total de 11.448 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 298.698 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Até o momento, 363.703 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Descarte incorreto de máscaras pode causar impacto nos oceanos

Por Kaynã de Oliveira | 01/09/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

A utilização de máscaras e luvas tem sido um dos principais meios de proteção contra o novo coronavírus, mas o descarte incorreto dos itens caracteriza um novo tipo de poluição. Os EPIs têm sido encontrados em oceanos ao redor do mundo, como em Hong Kong, na França, na Inglaterra e no Brasil. Segundo especialista, o descarte incorreto das máscaras e luvas pode levar a contaminações pela covid-19, além de impactar diretamente a vida marinha, podendo causar a morte de animais que porventura ingiram os itens. 

Cientistas falam das últimas descobertas sobre manifestações e sequelas do coronavírus

Por Luiza Caires | 01/09/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Quais as consequências do coronavírus nos diversos sistemas? Há sequelas nos pacientes que, em tese, já estão curados? O que os médicos foram aprendendo sobre a doença nesses seis meses de pandemia por aqui? Para falar sobre o tema, Ciência USP apresenta uma live no YouTube Canal USP, na próxima quarta-feira (02), às 11 horas.

Agosto encerra com 11,3 mil mortes e 295,4 mil contaminados pelo novo coronavírus na capital

Por Daniel Monteiro | 31/08/2020

Segundo informações desta segunda-feira (31/8) disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista, o município encerra o mês de agosto totalizando 11.382 vítimas fatais da Covid-19. Também desde o início da pandemia, a cidade de São Paulo soma 295.435 diagnósticos positivos para… Ler mais »

Pandemia afeta turismo em diferentes níveis no Brasil e no mundo

Por Caio Santana | 28/08/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

O setor de turismo no Brasil e no mundo foi completamente impactado com as restrições de viagens nacionais e internacionais para o combate da pandemia. A passos lentos, o setor busca a retomada, que também impactou os trabalhadores que dependem direta e indiretamente da atividade. Em julho, o governo brasileiro reabriu sua fronteira aérea e as companhias que atuam no País estão aumentando consideravelmente suas frequências de voos, mesmo que os números da pandemia ainda permaneçam altos.

Cidade de São Paulo fecha a semana com 293,7 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 28/08/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), nesta sexta-feira (28/8) a capital paulista registra um total de 11.317 vítimas da Covid-19. Há, ainda, 293.754 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Até o momento, 363.361 pessoas receberam alta após… Ler mais »

Quarentena pode influenciar nossa percepção do tempo

Por Gabrielle Abreu | 28/08/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Você tem sentido que o tempo tem passado rápido ou devagar nessa quarentena? Um estudo conduzido pela Universidade Liverpool John Moores, na Inglaterra, constatou que 80% dos voluntários sentiram alguma distorção na passagem das horas durante a quarentena no Reino Unido. Mas de onde surgiu o tempo e como o percebemos?

Hospital em SP separa laboratório para casos de reinfecção de covid-19

Por Bruno Bochini | 28/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Hospital das Clínicas de São Paulo está investigando sete casos de pacientes suspeitos de terem se reinfectado pelo novo coronavírus. Segundo a instituição, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um ambulatório foi separado exclusivamente para acompanhar esses possíveis casos. 

Capital paulista totaliza 11,2 mil vítimas da Covid-19 e 291,7 mil infectados pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 27/08/2020

Segundo informações desta quinta-feira (27/8) disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista, o município totaliza 11.253 vítimas fatais da Covid-19, sendo 61 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, a cidade de São Paulo soma 291.753… Ler mais »

Projeto oferece segunda opinião gratuita para diagnóstico de covid-19

Por Alana Gandra | 27/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Parceria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) com o aplicativo Join resultou no projeto Imais, que oferece gratuitamente uma segunda opinião clínica para ajudar no diagnóstico da covid-19 a médicos de unidades públicas de saúde de todo o país. O projeto tem o slogan Uma Nova Opinião, uma Nova Visão e conta com médicos radiologistas associados ao CBR. De forma voluntária, eles vão fornecer uma segunda opinião clínica para casos suspeitos de covid-19, tratados em instituições públicas que tenham equipamentos de imagem, como raio X e tomógrafo.

Cidade de São Paulo registra 77 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 26/08/2020

De acordo com boletim diário publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) desta quarta-feira (26/8), a capital paulista registra um total de 11.192 vítimas da Covid-19, sendo 77 óbitos computados nas últimas 24 horas. Há, ainda, 289.064 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus… Ler mais »

Estudo da USP mostra melhora no consumo de alimentos saudáveis

Por Ludmilla Souza | 26/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia tem feito muita gente mudar hábitos, entre eles o consumo frequente de comida caseira e fresca. É o que mostram as primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, que envolveu 10 mil participantes e indica aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia.

Em São Paulo, conflitos em condomínios se multiplicam na pandemia

Por Daniel Mello | 26/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os conflitos em condomínio se multiplicaram durante a pandemia de coronavírus, segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC). Os registros de queixas dobraram e até triplicaram em alguns prédios de acordo com a entidade que reúne empresas que administram cerca de 16 mil condomínios.

Capital registra 107 óbitos por Covid-19 em 24h e soma mais de 11,1 mil mortes pela doença

Por Daniel Monteiro | 25/08/2020

Segundo informações desta terça-feira (25/8) disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) na capital paulista, o município totaliza 11.115 vítimas fatais da Covid-19, sendo 107 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, a cidade de São Paulo soma 286.979… Ler mais »

Economia verde pós-pandemia pode somar R$ 2,8 tri a setores produtivos

Por Alana Gandra | 25/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A adoção de opções de economia verde específicas para determinados setores produtivos no período pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões, com a geração de dois milhões de empregos até 2030. A conclusão é apresentada no estudo Uma Nova Economia para uma Nova Era: Elementos para a Construção de uma Economia Mais Eficiente e Resiliente para o Brasil. O estudo é liderado pela organização não governamental (ONG) WRI Brasil e pela New Climate Economy e assinado por pesquisadores de seis instituições nacionais.

Brasil abre a semana com mais de 3,6 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 24/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (24/8) 3.622.861 infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19), sendo 17.078 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, entre domingo e segunda-feira houve 565 mortes causadas pela doença, totalizando 115.309 vítimas fatais da Covid-19…. Ler mais »

Covid-19: estados flexibilizam, mas adiam retomada de aulas

Por Jonas Valente, Ludmilla Souza e Akemi Nitahara | 24/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Diversos estados apresentaram flexibilização de suas restrições sanitárias tomadas como forma de prevenção à disseminação da pandemia do novo coronavírus neste mês de agosto, mas a volta às aulas, anunciada em algumas unidades da Federação, foi adiada ou ainda segue em avaliação em vários locais. 

Brasil fecha a semana com 113 mil mortes e mais de 3,5 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 21/08/2020

Segundo informações desta sexta-feira (21/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país totaliza 113.358 vítimas fatais da Covid-19, sendo 1.054 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, o Brasil soma 3.532.330 diagnósticos positivos… Ler mais »

Covid-19: Divulgação de casos pode demorar até sete semanas

| 20/08/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

A pandemia do novo coronavírus tem imposto desafios inéditos aos sistemas de informação em saúde. Os dados sobre a Covid-19 no Brasil, em nível estadual e municipal, são fundamentais para a tomada de decisões sobre as políticas públicas e medidas de emergência para conter a epidemia. Esses dados, porém, dependem de sistemas e painéis que têm cobertura e qualidade extremamente variável no país. É o que indica estudo da Fiocruz, que aponta: a divulgação de casos da doença pode apresentar demora de até sete semanas entre seu registro no sistema de saúde e a efetiva divulgação nos boletins epidemiológicos.

Brasil ultrapassa 3,5 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 20/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quinta-feira (20/8) 3.501.975 infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19), sendo 45.323 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, entre quarta e quinta-feira houve 1.204 mortes causadas pela doença, totalizando 112.304 vítimas fatais da Covid-19…. Ler mais »

Plataforma mapeia ações solidárias para atenuar efeitos da covid-19

Por Karina Tarasiuk | 19/08/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Onde encontrar e como contribuir com grupos que atuam para combater os efeitos da pandemia na vida de milhares de famílias brasileiras? A resposta pode ser a Brigada Solidária da Saúde, uma plataforma on-line que reúne coletivos, movimentos e ações do País que trabalham em defesa da vida e da saúde pública, com arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de divulgação de informações no combate à covid-19. 

Covid-19: Película de detergente pode auxiliar em desinfecção

Por Maíra Menezes | 19/08/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

Pesquisadores brasileiros deram o primeiro passo para o desenvolvimento de um método simples e de baixo custo para desinfetar superfícies e mãos. Testes em laboratório demonstraram que uma película de detergente pode inativar o coronavírus aviário – vírus que provoca gripe em aves e pertence à mesma família do Sars-CoV-2, causador da Covid-19. A partir dos bons resultados, os cientistas vão avaliar a ação da fórmula contra o Sars-CoV-2 na próxima etapa do trabalho.

Saiba o que é exigido para a aprovação de vacinas

| 20/08/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

Como todo medicamento, as vacinas são produtos importantes para o controle de doenças. Antes de chegar à população, porém, precisam passar por estudos realizados pelas empresas que desenvolvem o produto para a comprovação de sua qualidade, segurança e eficácia.   

Com 1,2 mil óbitos em 24 horas, Brasil ultrapassa 110 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 19/08/2020

Segundo informações desta quarta-feira (19/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país totaliza 111.100 vítimas fatais da Covid-19, sendo 1.212 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, o Brasil soma 3.456.652 diagnósticos positivos… Ler mais »

Em 24 horas, Brasil registra 1,3 mil mortos e 47,3 mil novos casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 18/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (18/8) 1.352 mortes causadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas, totalizando 109.888 vítimas fatais da doença. Na contagem do Conselho, entre segunda e terça-feira o país teve 47.784 novos casos confirmados, somando 3.407.354 infectados… Ler mais »

Doações de órgãos caem durante a pandemia

| 18/08/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, o número de doadores caiu 6,5% no Brasil no primeiro semestre de 2020 em relação ao ano passado. O professor Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, da Faculdade de Medicina (FM) e diretor do Serviço de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas (HC) da USP, conversou com o Jornal da USP no Ar sobre esse assunto.

Covid-19: Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina

| 18/08/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

A Anvisa publicou, nesta terça-feira (18/8), a aprovação para condução de um ensaio clínico que estudará uma potencial vacina denominada Ad26.COV2.S, composta de um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus tipo 26 (Ad26), construído para codificar a proteína S (Spike) do vírus Sars-CoV-2. A autorização foi solicitada pela Jansen-Cilag (a divisão farmacêutica da Johnson-Johnson).

Brasil abre a semana próximo das 110 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 17/08/2020

Segundo informações desta segunda-feira (17/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país totaliza 108.536 vítimas fatais da Covid-19, sendo 684 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, o Brasil soma 3.359.570 diagnósticos positivos… Ler mais »

Brasil encerra a semana totalizando mais de 106 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 14/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta sexta-feira (14/8) 1.060 mortes causadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas, totalizando 106.523 vítimas fatais da doença. Na contagem do Conselho, entre quinta e sexta-feira, o país teve 50.644 novos casos confirmados, somando 3.275.520 infectados… Ler mais »

Em 10 dias, Anvisa deve receber pedido de registro de soros de cavalos

Por Alana Gandra | 14/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisadores estudam o produto para tratamento da covid-19 Nos próximos cinco a dez dias, será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido do grupo de pesquisadores de várias instituições científicas para continuidade do projeto que desenvolve um produto à base de soros de cavalos para o tratamento da covid-19. A informação foi dada… Ler mais »

Mercado de seguros tem queda de 3,5% no ano devido à pandemia

Por Alana Gandra | 14/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Destaque, em junho, foi para os segmentos de danos e responsabilidade A arrecadação do mercado segurador brasileiro no primeiro semestre deste ano somou R$ 121,07 bilhões, queda de 3,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número exclui o ramo de saúde e o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de… Ler mais »

Brasil fecha quinta-feira com 105 mil mortes e 3,2 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 13/08/2020

Segundo informações desta quinta-feira (13/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país totaliza 105.463 vítimas fatais da Covid-19, sendo 1.262 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Também desde o início da pandemia, o Brasil soma 3.224.876 diagnósticos positivos… Ler mais »

Covid-19: ANS finaliza análise técnica e determina inclusão de teste sorológico no Rol de Procedimentos

| 13/08/2020 | Publicado originalmente em ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incorporar de forma extraordinária ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde o teste sorológico para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus. A decisão da Diretoria Colegiada, nesta quinta-feira (13/08), foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade.  

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para covid-19

Por Alana Gandra | 13/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Auxílio emergencial injetou R$ 151 bilhões no comércio paulista

Por Daniel Mello | 13/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O auxílio emergencial deve reduzir os prejuízos do comércio, segundo pesquisa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP). A estimativa da entidade é que dos R$ 190 bilhões que foram liberados em parcelas de R$ 600 para pessoas que enfrentam perda de renda durante a pandemia do novo coronavírus, cerca de R$ 151 bilhões foram para a compra de produtos no varejo.

Hormônio do exercício pode modular genes relacionados à replicação do novo coronavírus, sugere estudo

Por Maria Fernanda Ziegler | 12/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

Estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de COVID-19. Ao analisar dados de expressão gênica de células adiposas, os pesquisadores observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à maior replicação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) dentro de células humanas.

Com 52,1 mil novos casos em 24h, Brasil ultrapassa 3,1 milhões de infecções pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 11/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (11/8) 52.160 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas, totalizando 3.109.630 infectados. Na contagem do Conselho, entre segunda e terça-feira o país teve mortes 1.274 óbitos, somando 103.026 vítimas fatais da Covid-19. Em… Ler mais »

INSS amplia serviço alternativo para receber documentação de segurados

Por Karine Mello | 11/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm uma nova alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise de seus requerimentos. Com as agências fechadas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento no instituto está sendo feito apenas remotamente. A novidade é o serviço chamado Exigência Expressa que, desde julho, está em vigor em São Paulo e agora será estendido a todo o país.

Infectologista: tomar mais de uma vacina não significa maior proteção

Por Camila Boehm | 11/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Três vacinas estão com testes em andamento no Brasil atualmente, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização de estudos. Todas estão em fase avançada de testes, na chamada pesquisa clínica, ou seja, aplicação em humanos. São elas a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, com testes feitos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); a Coronavac, parceria firmada entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech; e a do laboratório Pfizer.

Brasil ultrapassa 101 mil mortes e 3 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 10/08/2020

Com o acumulado do final de semana, o Brasil ultrapassou 100 mil mortes e três milhões de casos do novo coronavírus (causador da Covid-19). Segundo informações desta segunda-feira (10/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o país totaliza 101.752 vítimas fatais da Covid-19, sendo 703 óbitos registrados nas últimas 24… Ler mais »

São Paulo interdita 75 bares nos primeiros dias de abertura noturna

Por Daniel Mello | 10/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo interditou 75 bares desde a última sexta-feira (7) por descumprimento do horário estabelecido de funcionamento. Só no domingo (9) foram autuados 17 estabelecimentos. Além do horário de abertura, a fiscalização também tem observado se estão sendo colocadas mesas na calçada.

Capacidade nacional de testagem para Covid-19 é ampliada

Por Aline Câmera | 10/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Fiocruz de Notícias

Desde a confirmação dos primeiros casos da Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, vem trabalhando para dar respostas em diversas áreas. Após desenvolver os testes moleculares para detecção da doença e aumentar sua escala de produção progressivamente, a Fundação inicia a operação de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (faça um tour virtual pela unidade). A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia. 

Com mais de 1,2 mil mortes em 24 horas, Brasil ultrapassa 98 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 06/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quinta-feira (06/8) 1.205 óbitos e 53.340 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 98.493 mortes e 2.912.212 infectados pela doença. Em relação… Ler mais »

Em 24 horas, Brasil registra 1,4 mil mortes e 56,9 mil novos casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/08/2020

Segundo informações desta quarta-feira (05/8) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.469 mortes pela doença, totalizando 97.288 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Pandemia possui lacunas importantes a serem desvendadas

| 05/08/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

A alta complexidade na questão do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil evidenciou a importância da produção científica no País e no mundo. A recente edição 99 da revista Estudos Avançados do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, traz um dossiê com 17 artigos escritos por 47 pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa brasileiras que tratam o tema. O entrevistado do Jornal da USP no Ar é José da Rocha Carvalheiro, professor titular de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que coordenou o dossiê após ser convidado por Sérgio Adorno, editor da revista.

Brasil fecha a terça-feira com 1,1 mil mortes e 51,7 mil casos de Covid-19 em 24h

Por Daniel Monteiro | 04/08/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (04/8) 1.159 óbitos e 51.768 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 95.819 mortes e 2.801.921 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

Por Andreia Verdélio | 04/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Educação autorizou as instituições federais de ensino médio técnico e profissional a suspenderem as aulas presenciais ou substituí-las por atividades à distância até 31 de dezembro de 2020, em razão da pandemia de covid-19. A portaria de autorização foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da União e entra em vigor amanhã (5).

Brasil abre agosto com 94,6 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 03/08/2020

Segundo informações desta segunda-feira (03/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 556 mortes pela doença, totalizando 94.660 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Energia elétrica de inadimplentes pode ser cortada a partir de hoje

Por Karine Mello | 03/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A energia elétrica dos consumidores inadimplentes pode voltar a ser cortada a partir desta segunda-feira (3), desde que os consumidores sejam avisados. As interrupções estavam suspensas por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde o dia 24 de março.

Empresas lideradas por mulheres negras são mais atingidas por pandemia

Por Andreia Verdélio | 03/08/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

As mulheres empreendedoras negras são o segmento mais afetado pela pandemia do novo coronavírus entre todos os grupos de empreendedores brasileiros. Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada hoje (3) mostra que as empresas lideradas por mulheres negras têm maior dificuldade de funcionar de modo virtual e conseguir empréstimos bancários em razão do CPF negativado.

Brasil fecha a semana com 92,4 mil mortes e 2,6 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 31/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta sexta-feira (31/7) 1.212 óbitos e 52.383 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 92.475 mortes e 2.662.485 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

“Fadiga da quarentena”: mecanismo psicológico incentiva o abandono do confinamento

Por Danilo Moliterno | 31/07/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

As recomendações de distanciamento social já perduram no Brasil há mais de quatro meses. E, conforme o período de isolamento se estende, a tarefa de permanecer em casa se torna mais complicada, mesmo para os favoráveis ao confinamento. Isso porque, com o passar do tempo, a tendência é que os mecanismos psicológicos relativos aos perigos do novo coronavírus relaxem e que surja a “fadiga da quarentena” — um sintoma que atinge cada vez mais pessoas e que pode levá-las a quebrarem os protocolos —, como explica o professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, do Instituto de Psicologia da USP: “Ficar em casa, para quem pode ficar, também é difícil. Vamos pensar em quem tem família, filhos pequenos, pais em teletrabalho, crianças em teleformação. Isso claramente desgasta”, aponta o especialista.

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante a pandemia

Por Wellton Máximo | 31/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Terminar o mês escolhendo quais boletos pagar. Essa virou a rotina de milhões de brasileiros que passaram a ganhar menos ou perderam a fonte de renda por causa da pandemia do novo coronavírus. Para reduzir o prejuízo, o governo adiou e até suspendeu diversos pagamentos esse período. Tributos e obrigações, como o recolhimento das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foram parcelados para depois.

Brasil registra 1,1 mil mortes e 56,8 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 30/07/2020

Segundo informações desta quinta-feira (30/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.129 mortes pela doença, totalizando 91.263 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

IBGE: 62,4% das empresas foram afetadas negativamente pela pandemia

Por Ana Cristina Campos | 30/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia de covid-19 afetou negativamente as atividades de 62,4% das 2,8 milhões de empresas em funcionamento na segunda quinzena de junho. Para 22,5% das empresas o efeito foi pequeno ou inexistente e para 15,1% foi positivo. Os dados constam da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas divulgada hoje (30) e fazem parte das Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Brasil atinge 90 mil mortes e 2,5 milhões de casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 29/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quarta-feira (29/7) 1.664 óbitos e 72.377 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 90.134 mortes e 2.553.265 infectados pela doença. Já o… Ler mais »

Reabertura das agências do INSS é adiada para 24 de agosto

Por Alana Gandra | 29/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, portaria que adia para o próximo dia 24 a reabertura gradual de suas agências físicas em todo o país, devido à pandemia do novo coronavírus. A Portaria 36 resulta de decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e do INSS.

Brasil se aproxima de 90 mil mortes por Covid-19; atualização desta terça não contém dados de São Paulo

Por Daniel Monteiro | 28/07/2020

Até o fechamento da edição desta terça-feira (28/7), segundo informações no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país havia registrado nas últimas 24 horas 852 mortes pela doença, totalizando 88.470 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo… Ler mais »

Pesquisadores registram ao vivo a formação de coágulos em vasos sanguíneos de pacientes com COVID-19

Por Karina Toledo | 28/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto conseguiram registrar em pacientes internados com a forma grave da COVID-19 a formação de coágulos em pequenos vasos existentes embaixo da língua. O achado, divulgado na plataforma medRxiv, reforça a teoria de que distúrbios de coagulação sanguínea resultantes de uma resposta inflamatória exacerbada ao SARS-CoV-2 estariam na base dos sintomas mais severos da doença – entre eles insuficiência respiratória e fibrose pulmonar.

Brasil abre a semana com 87,6 mil mortes e 2,4 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 27/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (27/7) 614 óbitos e 23.284 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia, o país teve 87.618 mortes e 2.442.375 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Detran-SP volta a agendar provas práticas de direção

Por Flávia Albuquerque | 27/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A partir de hoje (27) o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) volta a aplicar as provas práticas de direção em todo o estado, com agendamento prévio feito por meio do sistema e-CNH.

Contato com outros coronavírus pode ter ajudado na queda do número de mortes por COVID-19 na Amazônia

Por Elton Alisson | 27/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

O contato anterior da população da Amazônia com algum dos subtipos de coronavírus que circulam na região pode ser uma das hipóteses pelas quais, após atingir 25% de prevalência de infecção pelo SARS-CoV-2, algumas cidades da região Norte do país começaram a registrar queda no número de mortes por COVID-19.

Brasil finaliza a semana com mais de 85 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 24/07/2020

Segundo informações desta sexta-feira (24/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.156 mortes pela doença, totalizando 85.238 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Anvisa proíbe venda sem receita de cloroquina e ivermectina

Por Karine Mello | 24/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Regras que proíbem a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As orientações estão na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, publicada ontem no Diário Oficial da União . De acordo com a agência, a lista poderá ser revista a qualquer momento para a inclusão de novos medicamentos, caso seja necessário.

Brasil registra 1,3 mil mortes e 59,9 mil casos de Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 23/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quinta-feira (23/7) 1.311 óbitos e 59.961 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 84.082 mortes e 2.284.475 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Brasil registra 1,2 mil mortes por Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 22/07/2020

Segundo informações desta quarta-feira (22/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.284 mortes pela doença, totalizando 82.771 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve a… Ler mais »

Ipea divulga propostas para acelerar desenvolvimento após pandemia

Por Cristina Indio do Brasil | 22/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (22) o documento Brasil Pós Covid-19, com um conjunto de propostas de curto e médio prazos para acelerar o desenvolvimento sustentável do Brasil pós-pandemia, em uma trajetória de crescimento e desenvolvimento.

Servidor com covid-19 poderá pedir carência no pagamento do consignado

Por Kelly Oliveira | 22/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Servidores, aposentados e pensionistas de órgãos públicos poderão pedir carência de até 90 dias no pagamento do crédito consignado. Em comunicado divulgado hoje (22), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) informam que poderá haver repactuação dos atuais empréstimos consignados concedidos a esse público nas mesmas condições previstas na Medida Provisória 936, convertida na Lei nº 14.020/2020, que prevê a carência para trabalhadores celetistas.

Brasil registra 1,3 mil óbitos e 41 mil novos casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 21/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (21/7) 1.367 óbitos e 41.008 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 81.487 mortes e 2.159.654 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Covid-19: ANEEL aprova revisão da norma sobre os serviços das distribuidoras na pandemia

| 21/07/2020 | Publicado originalmente em ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (21/7) a revisão da Resolução Normativa nº 878/2020. Aprovada em março, essa norma estabelece um conjunto de medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia e a proteção de consumidores e funcionários das concessionárias em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.

Covid-19: resultados de testes irão para o Ministério da Saúde

Por Pedro Peduzzi | 21/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Todos os resultados de testes de diagnóstico para detecção do novo coronavírus (covid-19) feitos em laboratórios das redes pública e privada terão de ser notificados ao Ministério da Saúde (MS). A obrigação está prevista em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (21).

Brasil ultrapassa a marca de 80 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 20/07/2020

Segundo informações desta segunda-feira (20/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país ultrapassou 80 mil mortes causadas pela doença. Nas últimas 24 horas, foram registradas 632 mortes em decorrência da Covid-19, totalizando 80.120 vítimas fatais desde o… Ler mais »

Hospital investiga se pacientes foram reinfectados pelo coronavírus

Por Daniel Mello | 20/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Hospital das Clínicas de São Paulo investiga a suspeita de que dois pacientes tenham sido reinfectados pelo novo coronavírus. Segundo a instituição, vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em ambos os casos as pessoas apresentaram os sintomas e tiveram exames com resultado positivo para o vírus em dois períodos diferentes.

Sesi oferece curso para gestores sobre retomada de atividades

| 20/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece curso gratuito, a partir desta terça-feira (21), para a capacitação de gestores que precisem preparar suas equipes para a volta ao trabalho. O curso é útil para a retomada de atividade em meio à pandemia de covid-19.

Brasil fecha a semana com mais de 77 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 17/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta sexta-feira (17/7) 1.163 óbitos e 34.177 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 77.851 mortes e 2.046.328 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Cartões por aproximação são alternativas para evitar covid-19

Por Jonas Valente | 17/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Durante a pandemia do novo coronavírus, uma das formas de prevenção é evitar o contato com superfícies que possam estar contaminadas. Uma ação nesse sentido tem sido substituir os cartões que precisam de inserção nas máquinas de pagamento por outros mecanismos que efetivem a transação apenas por aproximação.

Brasil ultrapassa 2 milhões de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 16/07/2020

Segundo informações desta quinta-feira (16/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia no Brasil, o país ultrapassou a marca de 2 milhões de infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Nas últimas 24 horas foram registrados 45.403 novos casos confirmados, totalizando 2.012.151 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. No… Ler mais »

Especialistas apontam caminhos para o combate à pandemia no segundo semestre

Por Karina Toledo | 16/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

Investir pesadamente em estratégias de vigilância em saúde que possibilitem identificar e isolar rapidamente pessoas com sintomas de COVID-19 e seus contatos próximos. Manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano. Fazer campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção, como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz. Parar de minimizar a importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.

Com 1,2 mil mortes em 24 horas, Brasil ultrapassa 75 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 15/07/2020

O Brasil ultrapassou, nesta quarta-feira (15/7), a marca de 75 mil vítimas da Covid-19 (causada pelo novo coronavírus). Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o país registra 75.366 óbitos desde o início da pandemia, sendo 1.233 somente nas últimas 24 horas. No mesmo período foram 39.924 novas infecções confirmadas,… Ler mais »

USP estuda resistência de “superidosos” à covid-19

| 15/07/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

A covid-19 apresenta grande variabilidade clínica, atingindo tanto pessoas jovens, que desenvolvem formas letais da doença, até pessoas com mais de 80 anos, os chamados superidosos, que contraem a doença e se recuperam. Curiosos com essa diferença, que indica a influência de fatores genéticos, pesquisadores da USP estudam a resistência dos superidosos à covid-19, relacionando causas genéticas e reações imunológicas desses organismos.

Brasil registra mais de 74 mil mortes e 1,9 milhão de casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 14/07/2020

Segundo informações desta terça-feira (14/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.300 mortes pela doença, totalizando 74.133 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Ansiedade no isolamento social faz aumentar vendas pela internet

Por Robert Siqueira | 14/07/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Cristiane Baes, explica que o ato de comprar pode levar à liberação de hormônios relacionados ao prazer, mas alerta para os excessos que podem levar a uma bola de neve de problemas O isolamento social gera ansiedade e angústia, o que leva as pessoas a buscarem soluções para aliviar as tensões. Ir às compras é… Ler mais »

Brasil já soma mais de 72 mil mortes pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 13/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (13/7) 733 óbitos e 20.286 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 72.833 mortes e 1.884.967 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Brasil chega a 70 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 10/07/2020

Segundo informações desta sexta-feira (10/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país chegou a 70 mil óbitos provocados pela doença. Nas últimas 24 horas foram 1.214 mortes registradas, totalizando 70.398 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período,… Ler mais »

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Por Ludmilla Souza | 10/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram um elemento fundamental na vida de muitas crianças brasileiras. Os tablets, celulares, smart TVs (televisor com acesso à internet) e os vídeogames se tornaram o único passatempo de muitas crianças e adolescentes, que estão confinados em casa há mais de 100 dias.

Com 1,2 mil óbitos em 24 horas, Brasil soma 69,1 mil vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quinta-feira (09/7) 1.220 óbitos e 42.619 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 69.184 mortes e 1.755.779 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Covid-19: alerta global das farmacopeias

| 09/07/2020 | Publicado originalmente em Anvisa

As farmacopeias do mundo inteiro se uniram para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Isso foi possível por meio do chamado “alerta de farmacopeias”, mecanismo que permite discussões rápidas entre farmacopeias para responder às necessidades urgentes de saúde pública em nível global.  

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

| 09/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registra aumento da procura por seus cursos a distância. De acordo com o serviço que compõe o Sistema S, como o Sesi, Sesc, Senai e Senac, o número de pessoas que se inscreveram nos cursos este ano já é maior que a demanda de todo o ano passado.

Pandemia causou impacto em 57% das companhias exportadoras, revela CNI

Por Wellton Máximo | 09/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus reduziu o faturamento de 57% das empresas exportadoras em abril e maio, revelou levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O impacto foi maior nas importadoras e nas companhias que investem em países estrangeiros. Nessas categorias, 70% das companhias registraram queda no valor faturado.

Brasil se aproxima de 70 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 08/07/2020

Segundo informações desta quarta-feira (08/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.223 mortes pela doença, totalizando 67.964 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Especialistas discutem rastreamento como forma de planejar ações de combate à COVID-19

Por Maria Fernanda Ziegler | 08/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Fapesp

Sem vacina disponível, nem um tratamento bem estabelecido para a COVID-19, surge o consenso em saúde pública da necessidade de testar, rastrear e isolar indivíduos infectados como forma de diminuir a propagação do vírus e, assim, reabrir gradualmente a economia com alguma segurança. Nessa seara, tecnologias de rastreamento de contágio despontam como estratégias importantes para… Ler mais »

Cuidados com o lixo no período da pandemia

Por Kamila Marinho | 08/07/2020

Durante o período de quarentena por causa da pandemia da Covid-19, alguns cuidados simples na separação do lixo podem garantir a proteção dos coletores de materiais recicláveis e profissionais que trabalham na limpeza da cidade. De acordo com as ações recomendadas pelo Plano de Contingência de Gestão de Resíduos Sólidos em Situação de Pandemia criado pela… Ler mais »

Brasil registra mais de 45 mil casos e 1,2 mil mortes por Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 07/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (07/7) 1.254 óbitos e 45.305 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 66.741 mortes e 1.668.589 infectados pela doença…. Ler mais »

Testes da CoronaVac começam dia 20 de julho em São Paulo

Por Kamila Marinho | 07/07/2020

O governo de São Paulo vai iniciar a fase 3 de teste em humanos da vacina contra o novo coronavírus, chamada de CoronaVac, no dia 20 de julho, após autorização da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). O anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Dória (PSDB), em coletiva a imprensa nesta segunda-feira (06/7). Participam… Ler mais »

Saiba como fazer o teste diagnóstico de covid-19 pelo plano de saúde

Por Akemi Nitahara | 07/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O exame laboratorial para detecção do novo coronavírus foi incluído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no rol de procedimentos obrigatórios de cobertura pelos planos de saúde em março, logo no início da pandemia. Na semana passada, a agência incluiu também o teste sorológico, que identifica os anticorpos do vírus.

Cientistas pedem à OMS que reavalie transmissão aérea da covid-19

Por Pedro Peduzzi | 07/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Em uma carta aberta à Organização Mundial da Saúde (OMS), 239 cientistas de 32 países pedem à entidade que reconheça oficialmente o “potencial significativo” de propagação pelo ar do novo coronavírus. De acordo com o texto, a velocidades padrões do ar em ambientes fechados, uma gotícula contaminada pelo vírus é capaz de viajar “dezenas de metros”. Distância que, segundo o grupo, é muito maior em ambientes fechados e sem ventilação.

Após final de semana, Brasil soma mais de 65 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 06/07/2020

Segundo informações desta segunda-feira (06/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 620 mortes pela doença, totalizando 65.487 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Coronavírus: reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza na capital

Por Mariane Mansuido | 06/07/2020

A partir desta segunda-feira (06/7), bares, restaurantes e salões de beleza da cidade de São Paulo podem retomar as atividades com atendimento presencial do público, seguindo os novos protocolos e regras estabelecidos pelo governo municipal e estadual no último sábado (04/7). Com a entrada da capital paulista na fase 3 – Amarela do Plano São… Ler mais »

Brasil ultrapassa 1,5 mi de infectados pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 03/07/2020

Nesta sexta-feira (03/7) o Brasil ultrapassou a marca de 1,5 milhão de infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra 1.539.081 infecções pela doença – aumento de 42.223 casos confirmados nas últimas 24 horas. No mesmo período, foram registrados 1.290 óbitos,… Ler mais »

Em 24h, Brasil registra mais de 1,2 mil óbitos e 48 mil casos confirmados de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 02/07/2020

Segundo informações desta quinta-feira (02/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.252 mortes pela doença, totalizando 61.884 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Por Andreia Verdélio | 02/07/2020 | Publicado originalmente em

O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas nas instituições do sistema federal de ensino, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus. A portaria foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União e diz que o cronograma de retorno das atividades deve ser orientado pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.

Ministério reúne voluntários para estudo clínico contra covid-19

| 02/07/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Equipes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) completam na próxima segunda-feira (6) uma rota de quatro municípios paulistas, com o objetivo de reunir participantes para aderir a um estudo clínico que irá investigar a eficácia da nitazoxanida no tratamento de covid-19. A ação #500VoluntáriosJÁ realizou hoje (2) sua segunda etapa, com passagem do ministro titular da pasta, Marcos Pontes, por Barueri.

Brasil ultrapassa 60 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 01/07/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quarta-feira (01/7) 1.038 óbitos e 46.712 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 60.632 mortes e 1.448.753 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Brasil se aproxima de 60 mil vítimas do novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 30/06/2020

Segundo informações desta terça-feira (30/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.280 mortes pela doença, totalizando 59.594 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve a… Ler mais »

A partir de 1º de julho, pessoas e estabelecimentos poderão ser multados por falta do uso de máscaras em São Paulo

Por Kamila Marinho | 30/06/2020

Entra em vigor nesta quarta-feira (01/7), em todo Estado de São Paulo, medida anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que prevê multas de R$ 500 para munícipes que forem flagrados sem máscaras em espaços públicos. Os estabelecimentos comerciais, que permitirem a entrada de frequentadores sem máscaras serão multados em R$ 5 mil por cada pessoa que… Ler mais »

Coronavírus: fechamento do Hospital de Campanha do Pacaembu

Por Mariane Mansuido | 30/06/2020

Inaugurado no dia 6 de abril, para atender pacientes da Covid-19, o Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu, na Zona Oeste, teve as atividades encerradas nesta semana (29/6), por decisão da Prefeitura de São Paulo. O motivo se deve, de acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), à redução na taxa de ocupação de todos… Ler mais »

Covid-19: pesquisa revela perda nos setores cultural e criativo

Por Alana Gandra | 30/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Resultados preliminares da pesquisa Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil, divulgados ontem (29), no Rio de Janeiro, em videoconferência, revelam que os setores da cultura e da economia criativa foram os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, “porque tendem a voltar à atividade só no fim da crise”.

Brasil soma mais de 58 mil mortes e 1,3 mi infectados pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 29/06/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (29/6) 692 óbitos e 24.052 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 58.314 mortes e 1.368.195 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Covid-19: ANS torna obrigatória cobertura de teste por planos de saúde

Por Vitor Abdala | 29/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Resolução está no Diário Oficial da União A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde, os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje (29) no… Ler mais »

Brasil ultrapassa 55 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 26/06/2020

Segundo informações desta sexta-feira (26/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 990 mortes pela doença, totalizando 55.961 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve… Ler mais »

Estudo do HC analisa perda de olfato por covid-19 em profissionais da saúde

| 25/06/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

Segundo Mariana Ferreira Sbrana, a perda de olfato não é um sintoma exclusivo do novo coronavírus e “pode estar associada a infecções virais causadas por vários vírus respiratórios” A perda de olfato é um dos sintomas mais relatados por aqueles diagnosticados com covid-19. Visto isso, pesquisadores do HC vêm desenvolvendo um estudo que analisa as… Ler mais »

Dia do Diabetes reforça importância de hábitos saudáveis na pandemia

Por Ludmilla Souza | 26/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Dia Nacional do Diabetes, lembrado nesta sexta-feira (26), reforça a importância de hábitos saudáveis em tempos de pandemia. As informações de óbitos de pessoas com associação de covid-19 e diabetes demonstram desafios importantes para a população e para profissionais de saúde.

Fiocruz: antiviral para hepatite tem bom resultado contra a covid-19

Por Akemi Nitahara | 26/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com medicamentos que são usados para tratar hepatite C mostrou eficácia contra o novo coronavírus, que causa a covid-19. A doença já infectou mais de 9,6 milhões de pessoas no mundo e matou quase 490 mil, segundo o painel global da universidade Johns Hopkins. No Brasil, os dados de ontem (25) do Ministério da Saúde contabilizam 1.228.114 casos e 54.971 óbitos.

Com mais de 248 mil casos de Covid-19, São Paulo ultrapassa número de casos da Itália

Por Daniel Monteiro | 25/06/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quinta-feira (25/6) 1.141 óbitos e 39.483 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve mortes 54.971 e 1.228.114 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Brasil se aproxima de 55 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 24/06/2020

Segundo informações desta quarta-feira (24/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.185 mil mortes pela doença, totalizando 53.830 vítimas fatais da Covid-19. No mesmo período, de acordo com contagem do órgão,… Ler mais »

Crise pode levar Brasil a queda de até 10% da atividade econômica

| 23/06/2020 | Publicado originalmente em Rádio USP

A economia brasileira tem sido fortemente afetada pela pandemia. Especialista prevê queda de até 10% da atividade econômica do País num possível cenário grave, o que pode consolidar a crise como uma das piores dos últimos 100 anos. O segundo semestre de 2020 deve ser o pior do ano, apesar da fraca retomada de setores econômicos como o comércio e a indústria.

Mais da metade das pessoas nas favelas não se previne contra covid-19

Por Daniel Mello | 24/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Mais da metade dos moradores de favelas, 51%, não consegue seguir as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus (covid-19) como gostaria, mostra pesquisa divulgada, hoje (24), pelo Datafavela, em uma parceria entre o Instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas (Cufa). Foram ouvidas 3.321 pessoas.

Em 24h, Brasil registra 1,3 mil mortes e 39,4 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 23/06/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta terça-feira (23/6) 1.374 óbitos e 39.436 casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 52.645 mortes e 1.145.906 infectados pela doença.

Covid-19: como o isolamento social influencia a saúde mental infantil

Por Suely Amarante | 23/06/2020 | Publicado originalmente em IFF/Fiocruz

Para as crianças, adaptar-se ao cenário de isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus pode ser difícil. A vida seguia seu percurso normal, mas, de repente, tudo mudou. Uma nova rotina, sem escolas, creches, sem contato com os colegas, sem passeios chegou e trouxe à vida de todos, especialmente dos pequenos, muitas mudanças e adaptações.

Pandemia e crise fazem proprietários renegociar contratos de aluguel

Por Daniel Mello | 23/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A perda de renda devido à crise econômica causada pela pandemia de coronavírus levou muitos inquilinos a buscarem a renegociação dos aluguéis. Um levantamento da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) indica que pelo menos um em cada cinco aluguéis residenciais passaram por processo de renegociação nos últimos meses no estado de São Paulo.

Brasil ultrapassa 50 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 22/06/2020

Segundo informações desta segunda-feira (22/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país ultrapassou as 50 mil mortes pela doença. Com 663 óbitos registrados nas últimas 24 horas, o total de vítimas fatais da Covid-19 é de 51.271… Ler mais »

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

Por Andreia Verdélio | 22/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou – até o dia 10 de julho – o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários em razão da pandemia da covid-19. A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho.

Quase metade das escolas não tem todos os itens de saneamento básico

Por Mariana Tokarnia | 22/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Em todo o país, pouco menos da metade das escolas públicas (46,7%) tem acesso a saneamento básico – isso significa distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Entre as particulares esse percentual sobe para 89%. Além disso, 30% das escolas públicas e privadas no Brasil têm área verde em sua infraestrutura, como jardins, hortas e outros espaços recreativos.

Governo prorroga restrição de entrada de estrangeiros no Brasil

Por Andreia Verdélio | 22/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo federal prorrogou por mais 15 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite do último sábado (20).

Brasil supera 1 milhão de infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 19/06/2020

Segundo dados divulgados pelo painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil ultrapassou nesta sexta-feira (19/6) o número de 1 milhão de infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com 54.771 novos casos confirmados da doença nas últimas 24 horas, o país totaliza 1.032.913 diagnósticos de Covid-19. Além disso, no mesmo período… Ler mais »

Site oferece transparência de recursos públicos municipais durante pandemia 

Por Mariane Mansuido | 19/06/2020

A emergência causada pelo novo coronavírus exige que o Poder Público tome ações rápidas e imediatas para combater à doença e oferecer auxílio à população mais vulnerável. Por essa razão, a Prefeitura de São Paulo criou a página Transparência COVID-19 na internet, para que a população tenha informações sobre todas as medidas adotadas pelo Executivo… Ler mais »

Covid-19 e Síndrome de Down: médica geneticista esclarece dúvidas

Por Everton Lima | 18/06/2020 | Publicado originalmente em Fiocruz

Em meio a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov2, causador da Covid-19), muitas famílias estão preocupadas e com dúvidas a respeito dos cuidados necessários que devem ter com as pessoas com Síndrome de Down, distúrbio genético que causa atrasos de desenvolvimento e intelectuais. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física ou mental no Brasil. Destas, estima-se que 300 mil tenham a condição, que ocorre, em média, com uma prevalência de um para cada 600 nascimentos.

Pelo 3º dia consecutivo, Brasil registra mais de 1,2 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 18/06/2020

Segundo informações desta quinta-feira (18/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas, pelo terceiro dia consecutivo, mais de 1,2 mil mortes pela doença. No período, foram 1.238 óbitos e 22.765 casos confirmados… Ler mais »

Conselho prepara manual para retorno ao trabalho de oftalmologistas

Por Alana Gandra | 18/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com o retorno gradual das atividades para alguns serviços nos estados e municípios, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) elaborou manual com normas de segurança tanto para os profissionais como para os pacientes que precisam de atendimentos médicos presenciais nessa nova etapa de combate à covid-19.

Com mais 1,2 mil mortes, Brasil passa de 46,5 vítimas da Covid-19

Por Daniel Monteiro | 17/06/2020

Segundo dados do painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quarta-feira (17/6) 1.269 óbitos e 32.188 novos casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 46.510 mortes e 955.377 infectados pela doença. O… Ler mais »

MEC autoriza aulas on-line no ensino superior até dezembro

Por Karine Melo | 17/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União de hoje (17), estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020. O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia de covid-19, também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.

Governo prorroga prazo de pagamento de PIS/Pasep e Cofins

Por Kelly Oliveira | 17/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O governo prorrogou o prazo para pagamento da contribuição previdenciária e da Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A decisão foi tomada em virtude da crise econômica gerada pela pandemia de covid-19.

Associação alerta para aumento de pragas urbanas durante isolamento

Por Alana Gandra | 17/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Estabelecimentos comerciais fechados e o aumento de resíduos domésticos podem gerar proliferação de pragas urbanas e, em consequência, doenças além da covid-19, com possibilidade de sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. O alerta foi dado pela Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas (Aprag).

Brasil ultrapassa 45 mil mortes e 900 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 16/06/2020

Segundo informações desta terça-feira (16/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 1.282 óbitos e 34.918 casos confirmados da doença. Na contagem do órgão, desde o início da pandemia, 45.241 pessoas morreram… Ler mais »

Covid-19: MJ quer reduzir impacto para clientes de programas de milhas

Por Marcelo Brandão | 16/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça (MJ), tem estudado uma forma de o consumidor não ser prejudicado nos programas de pontuação e acúmulo de milhas em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a crise sanitária internacional, muitos voos foram cancelados, inclusive aqueles que foram pagos com milhas a expirar.

Brasil se aproxima de 44 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 15/06/2020

Segundo o painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta segunda-feira (15/6) 627 óbitos e 20.647 novos casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 43.959 mortes e 888.271 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

Economistas recomendam austeridade às famílias

Por Gilberto Costa | 15/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Despesa tem que estar dentro do orçamento, sugere César Bergo A queda de renda dos brasileiros em meio à crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, preocupa os economistas. As razões para a diminuição do poder aquisitivo estão no desemprego no mercado formal (com carteira assinada), na desocupação de trabalhadores informais (sem registro) e na redução negociada… Ler mais »

Brasil ultrapassa 828 mil infectados pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 12/06/2020

Segundo informações desta sexta-feira (12/6) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 909 óbitos e 25.982 casos confirmados da doença. Na contagem do órgão, desde o início da pandemia, 41.828 pessoas morreram… Ler mais »

Vulnerabilidade de trabalhadoras domésticas aumenta na pandemia

Por Letycia Bond | 12/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), alerta para a vulnerabilidade de trabalhadores domésticos durante a pandemia de covid-19. Referenciando números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os autores destacam que cerca de 70% da categoria, a qual reúne 5,7 milhões eram mulheres, não possuem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada. Em outras palavras, significa dizer que trabalham na informalidade e sem a cobertura de direitos importantes, como o acesso a 13º salário, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, ainda, a benefícios previdenciários.

Fórum teme que covid-19 provoque aumento de trabalho infantil

Por Gilberto Costa | 12/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Hoje, 12 de junho, é Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e também Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A atividade é ilegal conforme a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e duas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) subscritas pelo Brasil – uma sobre a idade mínima para admissão ao trabalho e outra sobre a proibição das pioras formas de trabalho infantil. A Lei da Aprendizagem estabelece regras para a ocupação de adolescentes com 14 anos ou mais na condição de aprendiz.

Coronavírus: campanha incentiva doação de sangue mesmo na pandemia

Por Mariane Mansuido | 12/06/2020

O Brasil sempre costumou registrar quedas nos estoques dos bancos de sangue no mês de junho. Esse recuo é explicado em parte pela chegada do inverno e a maior incidência de infecções respiratórias. Por essa razão, é neste mês que acontece a campanha anual Junho Vermelho, que busca incentivar a doação de sangue, além de… Ler mais »

Brasil registra mais de 1,2 mil mortes por Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 10/06/2020

Segundo o painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o Brasil registra nesta quarta-feira (10/6) 1.274 óbitos e 32.913 novos casos confirmados do novo coronavírus (causador da Covid-19) nas últimas 24 horas. Na contagem do Conselho, desde o início da pandemia o país teve 39.680 mortes e 772.416 infectados pela doença. O boletim… Ler mais »

ANS restabelece prazos de atendimento flexibilizados na pandemia

Por Akemi Nitahara | 10/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Começam a valer hoje (10) os prazos máximos para atendimento pelas operadoras de planos de saúde, estabelecidos pela Resolução Normativa nº 259. Os prazos haviam sido flexibilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 25 de março, devido à pandemia de covid-19.

Brasil se aproxima de 40 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 09/06/2020

Há algumas semanas, o Ministério da Saúde vem atrasando o horário de divulgação do boletim diário com dados sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil. Inicialmente apresentadas à imprensa às 17h, as informações sobre a doença passaram a ser liberadas sem horário fixo, após às 19h. A situação se agravou na… Ler mais »

Lavagem de máscaras de pano deve obedecer a procedimentos específicos

Por Jota Abreu | 09/06/2020

A precaução para evitar o contágio pelo novo coronavírus exige uma série de mudanças de hábitos que vão desde a higienização constante das mãos, novos protocolos de proteção ao espirrar e tossir e cuidados no contato de superfícies. Porém, a medida mais visível – e também uma das mais eficazes – para evitar a transmissão… Ler mais »

Assistentes sociais: 61,5% não se sentem prontos para lidar com crise

Por Camila Boehm | 09/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Estudo do Núcleo de Estudos da Burocracia, da Escola de Administração de Empresa de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas, mostra  que 61,5% dos profissionais da assistência social no país não se sentem preparados para lidar com a crise decorrente da covid-19. Apenas 12,8% se sentem preparados e o restante não soube responder. O resultado é da pesquisa A pandemia de covid-19 e os profissionais da assistência social no Brasil. O trabalho entrevistou 439 trabalhadores de todas as regiões do país entre os dias 15 de abril e 1º de maio de 2020.

Guedes confirma prorrogação do auxílio emergencial por dois meses

Por Andreia Verdélio | 09/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou hoje (9) que o auxílio emergencial será prorrogado por mais dois meses, conforme já havia sido anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e que, durante esse tempo, o setor produtivo pode se preparar para retomar as atividades, com a adoção de protocolos de segurança. “E depois [a economia] entra em fase de decolar novamente, atravessando as duas ondas [da pandemia e do desemprego]”, disse Guedes, durante a 34ª Reunião do Conselho de Governo.

Especialistas afirmam que não há evidência de eficácia do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19

Por Kamila Marinho | 09/06/2020

Não há comprovação para a eficácia do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), é o que afirmam médicos e cientistas do Brasil e do mundo. Resultados de várias pesquisas demonstram que o uso dos medicamentos pode causar vários efeitos colaterais ao serem administrados durante… Ler mais »

Brasil ultrapassa 700 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 08/06/2020

Com 18.912 novos diagnósticos do novo coronavírus (causador da Covid-19) registrados nas últimas 24 horas, segundo boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (8/6), o Brasil chegou a 710.670 casos confirmados da doença desde começo da pandemia no país. No mesmo período, também foram registrados 679 óbitos provocados pela Covid-19, totalizando 37.124 vítimas… Ler mais »

Vacina em spray, com aplicação no nariz, será testada contra a covid-19

Por Fabiana Mariz | 05/06/2020 | Publicado originalmente em Jornal da USP

Uma vacina por spray nasal é a nova aposta da USP contra a covid-19. O modelo de imunização, já testado em camundongos contra hepatite B, foi redirecionado para tentar frear a disseminação do SarS-Cov-2. A equipe, coordenada pelo médico veterinário Marco Antonio Stephano, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, desenvolveu uma nanopartícula a partir de uma substância natural.

Brasil contabiliza mais de 35 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/06/2020

De acordo com boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (5/6), nas últimas 24 horas o Brasil registrou o recorde de 1.005 óbitos provocados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Desde o começo na pandemia no país, 35.026 pessoas morreram vítimas da doença. Também houve aumento de 30.830 casos confirmados de ontem para… Ler mais »

Pandemia provoca diminuição de pacientes com outras doenças em hospitais

Por Kamila Marinho | 05/06/2020

O medo de contaminação do novo coronavírus está fazendo com que algumas pessoas deixem de lado problemas de saúde que demandam cuidados sérios, como câncer e outras doenças crônicas. Segundo a informações da CNSAÚDE (Confederação Nacional de Saúde), enquanto hospitais que tratam doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, estão cheios, a demanda por leitos clínicos em outras especialidades teve queda de 50% no Brasil.

Unicamp anuncia mudança na primeira fase do vestibular

Por Julia Sangion | 05/06/2020 | Publicado originalmente em Unicamp

Diante da pandemia de Covid-19, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está anunciando mudanças na primeira fase do Vestibular Unicamp 2021. As questões da prova serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para sua realização passará de cinco para quatro horas. Além disso, a primeira fase será realizada em dois dias diferentes, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos, para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeração nas escolas.

Com 1,4 mil óbitos por Covid-19 em 24 horas, Brasil tem novo recorde

Por Daniel Monteiro | 04/06/2020

Com novo recorde de 1.473 óbitos provocados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) registrados nas últimas 24 horas, segundo boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (4/6), o Brasil chegou a 34.021 mortes pela doença desde começo da pandemia no país. De acordo com ranking elaborado pela Universidade John Hopkins (EUA), que tem… Ler mais »

Qualidade do sono pode ajudar no combate à covid-19

Por Ludmilla Souza | 04/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O novo coronavírus pegou o mundo desprevenido e fez boa parte da população mundial mudar hábitos e se adaptar a essa nova realidade. Para tentar conter a proliferação do vírus, as orientações são diversas: lavar as mãos, evitar tocar nos olhos, boca e nariz sem higienizá-las, manter-se hidratado, evitar aglomerações, usar máscara de proteção, entre outras.

Baixada Santista: prefeitos pretendem flexibilizar quarentena

Por Daniel Mello | 04/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Reunidos no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), os prefeitos das nove cidades que compõe a região decidiram começar a flexibilizar a quarentena nesses municípios. Pelo plano de relaxamento apresentado na semana passada pelo governo do estado, as cidades ainda não estariam aptas a promover a reabertura de algumas atividades econômicas, sendo classificadas na primeira fase da quarentena – vermelha.

Brasil registra novo recorde de mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 03/06/2020

De acordo com boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (3/6), nas últimas 24 horas o Brasil registrou o recorde de 1.349 óbitos provocados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Desde o começo na pandemia no país, 32.548 pessoas morreram vítimas da doença. Também houve aumento de 28.633 casos confirmados de terça para… Ler mais »

Covid-19: Empresas e usuários de transporte de passageiros devem seguir orientações da OMS para evitar contaminação

Por Kamila Marinho | 03/06/2020

Para quem utiliza o transporte público de passageiros, o período de pandemia do novo coronavírus exige atenção redobrada. Além do uso obrigatório de máscaras é importante tomar outras medidas de proteção. Para quem utiliza ônibus e metrôs, é importante saber que as barras de apoio são altamente contaminantes. Durante o percurso, não toque em seu… Ler mais »

Covid-19: ANTT atualiza medidas sanitárias no transporte interestadual

Por Luciano Nascimento | 03/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje (3), no Diário Oficial da União, resolução com medidas sanitárias a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros e no ferroviário, para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A resolução, que atualiza regras já determinada pela agência, vale até o dia 31 de agosto deste ano.

Menos de 25% das ocupações no Brasil têm potencial de teletrabalho

Por Vinicius Lisboa | 03/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O teletrabalho, também chamado de home office, é possível para 22,7% das ocupações no Brasil, estima um estudo que reuniu pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado consta na nota técnica  “Potencial de Teletrabalho na Pandemia: Um Retrato no Brasil e no Mundo”, divulgada hoje (3) pelo Ipea. 

Como pedir concessão e prorrogação do auxílio-doença durante pandemia

Por Kelly Oliveira | 03/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Muitos segurados estão com dúvidas sobre a concessão e prorrogação do auxílio-doença, devido à suspensão do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), provocada pela pandemia de covid-19. A Secretaria de Previdência selecionou, por meio das redes sociais e dos comentários da página eletrônica, as dez perguntas mais frequentes feitas pelos segurados sobre a perícia médica.

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 02/06/2020

Com 1.262 óbitos registrados nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou nesta terça-feira (2/6) a marca de 30 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Segundo boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde, desde o começo na pandemia no país, 31.199 pessoas morreram vítimas da Covid-19. Também de acordo com a pasta, são… Ler mais »

MEC homologa diretrizes para o ensino durante a pandemia

| 02/06/2020 | Publicado originalmente em MEC

O Ministério da Educação (MEC) homologou um conjunto de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) que orienta as escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia do coronavírus. A publicação saiu na edição desta segunda-feira, 1º de junho, no Diário Oficial da União (DOU).

Agentes penitenciários revelam insegurança para enfrentar covid-19

Por Letycia Bond | 02/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com aproximadamente 748 mil detentos, distribuídos em 1.435 unidades, o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, o que demanda atenção redobrada das autoridades durante a pandemia de covid-19. Além da superlotação e da insalubridade de ambientes, um levantamento divulgado hoje (2) pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta outra fragilidade no sistema: trata-se do nível de preparo de agentes penitenciários para lidar com a pandemia.

Coronavírus chegou ao Brasil pela Europa, América do Norte e Oceania

Por Akemi Nitahara | 02/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que trabalham no sequenciamento do genoma do novo coronavírus (covid-19) descobriram que as cepas que circulam no Brasil se assemelham às encontradas na Europa, na América do Norte e na Oceania. A descoberta indica  que o patógeno que causa a covid-19 entrou no país por diversos pontos.

Brasil se aproxima de 30 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 01/06/2020

Após ultrapassar os 500 mil infectados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19), o Brasil se aproxima de 30 mil mortes provocadas pela doença. Segundo o boletim diário do Ministério da Saúde desta segunda-feira (1/6), desde o início da pandemia o país registra 29.937 óbitos e 526.447 casos da Covid-19 em território brasileiro. Há, também, 211… Ler mais »

Coronavírus: Como fica a vacinação de rotina durante a pandemia

Por Mariane Mansuido | 29/05/2020

Ainda que não se fale em outra coisa no atual momento, devido à pandemia do novo coronavírus, dados do Ministério da Saúde mostram que é preciso maior atenção e ações para prevenir e combater outras doenças que poderiam ser evitadas se as pessoas se vacinassem, como é o caso do sarampo. Até o início deste mês, já foram confirmados 2.805 casos da doença no País, 541 só no estado de São Paulo. 

Centros comunitários identificarão de forma precoce covid-19

Por Andreia Verdélio | 01/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Ministério da Saúde institui hoje (1º) os Centros Comunitários de Referência para testagem e identificação precoce de casos de síndrome gripal ou covid-19. Os espaços, que deverão custar R$ 300,9 milhões ao governo federal, deverão ser estruturados pelos municípios e Distrito Federal em áreas de comunidades e favelas.

Um em cada 5 médicos diz que está capacitado para atender covid-19

Por Camila Boehm | 01/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Apenas 22,3% dos médicos – um em cada cinco – diz estar plenamente capacitado para atender os pacientes com covid-19 em qualquer fase da doença, de casos leves a graves e sob tratamento intensivo. Levantamento feito pela Associação Paulista de Medicina (APM) considerou os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia – aqueles que trabalham em hospitais, incluindo os de campanha, totalizando 1.385 profissionais.

SP Leituras traz atividades online durante a pandemia

Por Ludmilla Souza | 01/06/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com o fechamento das bibliotecas públicas, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura –, organização social sem fins lucrativos, traz uma série de atividades online, como conversas com escritores, curso de literatura pré-vestibular, oficinas de empreendedorismo, entre outras.

Brasil se aproxima de 30 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 29/05/2020

Caso o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) mantenha o ritmo, o Brasil deve chegar, no início da próxima semana, à marca de 30 mil óbitos ocasionados pela doença. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (29/5), nas últimas 24 horas foram registradas 1.124 novas mortes pela Covid-19, o… Ler mais »

Brasil registra mais de mil mortes por Covid-19 pelo 3º dia seguido

Por Daniel Monteiro | 28/05/2020

O Brasil registrou, pelo terceiro dia consecutivo, mais de mil mortes diárias provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com 1.156 óbitos registrados nas últimas 24 horas, 26.754 vítimas fatais da doença. O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (28/5) também aponta 26.417 casos confirmados de Covid-19, totalizando 438.238 diagnósticos em todo o… Ler mais »

ANS inclui mais seis exames no Rol de coberturas obrigatórias para auxiliar no diagnóstico do novo Coronavírus

| 28/05/2020 | Publicado originalmente em ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está incluindo mais seis exames que auxiliam no diagnóstico do novo Coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada em reunião realizada nesta quarta-feira (27/05). A medida passa a valer a partir da publicação da Resolução Normativa no Diário… Ler mais »

Brasil ultrapassa 25 mil mortes e 400 mil infectados pela Covid-19

Por Daniel Monteiro | 27/05/2020

Com 1.086 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou a 25.598 óbitos provocados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) desde o início da pandemia. Há ainda 4.108 mortes em investigação sob suspeita da doença. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o país também ultrapassou a marca dos 400 mil infectados. Com o… Ler mais »

Livros da Fuvest são apresentados a vestibulandos em evento online

Por Flávia Albuquerque | 26/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Projeto BBM, da USP, que existe desde 2017, ganhou versão virtual Com a pandemia de covid-19 e as recomendações das autoridades médicas e sanitárias para que todos evitem aglomerações e fiquem em casa, o Projeto BBM, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP), precisou se reinventar para continuar aproximando… Ler mais »

ANEEL anuncia bandeira tarifaria verde até dezembro de 2020

| 26/05/2020 | Publicado originalmente em ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31/12/2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26/5), em Reunião Pública da Diretoria da ANEEL. Trata-se de mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19.

Brasil ultrapassa 24,5 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 26/05/2020

Com 1.039 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil soma agora 24.512 vítimas do novo coronavírus (causador da Covid-19) desde o início da quarentena. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (26/5), o país totaliza 391.222 diagnósticos da doença no país, sendo que 16.324 infectados foram registrados entre ontem e hoje…. Ler mais »

Pela 1ª vez, Covid-19 mata mais de mil pessoas em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 19/05/2020

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (19/5) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou pela primeira vez mais de mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) no período de 24 horas. De ontem para hoje, houve o registro de 1.179 vítimas fatais da Covid-19, totalizando 17.971 óbitos desde o início da pandemia no país…. Ler mais »

Abusos contra crianças e adolescentes aumentam durante pandemia

Por Kamila Marinho | 19/05/2020

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou pela internet Maio é o mês que marca o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Data, que em período de isolamento social, não há motivos para comemoração. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lamentou os dados brasileiros de aumento… Ler mais »

“Inumeráveis” cria memorial personalizado para vítimas da Covid-19

Por Jota Abreu | 19/05/2020

As notícias diárias com a atualização de dados estatísticos – fundamentais para a definição das estratégias técnicas de atuação dos especialistas – acabam por voltar as atenções para números. Por trás de cada novo dígito, porém, existem histórias de vida interrompidas pela proliferação do novo coronavírus. Com a finalidade de dar o devido valor a… Ler mais »

Tabagismo e coronavírus são combinação catastrófica, diz fundação

Por Alana Gandra | 19/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, disse que, como o tabagismo é fator de risco para infecções respiratórias, doenças vasculares, cardiovasculares e pulmonares, e o novo coronavírus tem aí sua principal porta de entrada, a “combinação é catastrófica”.

Doações caíram 60% nos bancos de leite materno de São Paulo

Por Camila Boehm | 19/05/2020

Hoje (19) é o Dia Nacional de Doação de Leite Materno, uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, o ato pode salvar vidas, já que cada 300 mililitros (ml) do alimento sustentam, em média, dez recém-nascidos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as doações caíram cerca de 60% nos bancos de Leite Humano do estado de São Paulo.

Ação Cidade Solidária reforça voluntariado em São Paulo para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Por Kamila Marinho | 19/05/2020

Cidade Solidária é uma iniciativa da Prefeitura e de diversas Entidades da Sociedade Civil Organizada para ajudar as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. A ação de voluntariado será realizada durante a manutenção da situação de emergência e do estado de calamidade pública decorrentes da pandemia do coronavírus. A AÇÃO A população pode doar cestas… Ler mais »

Pesquisadores descobrem que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar

Por Kamila Marinho | 19/05/2020

Para cientistas de todo o mundo que pesquisam o novo coronavírus, a transmissão da Covid-19 pelas vias aéreas pode ser a explicação para compreender o contágio avançado da Covid-19, já que pessoas assintomáticas seriam responsáveis por grande parte da propagação do vírus. Em reportagem veiculada pelo Fox News, nos Estados Unidos, o diretor do Instituto… Ler mais »

Brasil atinge 16,7 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 18/05/2020

Nesta segunda-feira (18/5), o Ministério da Saúde divulgou novo balanço sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil. Segundo os dados, o país chegou a 16.792 mortes desde o início da pandemia, com 674 sendo registradas nas últimas 24 horas. O Brasil também totaliza 254.220 casos confirmados de infecção pelo vírus, com… Ler mais »

Condomínios precisam adotar cautela durante a pandemia

Por Jota Abreu | 18/05/2020

A informação que mais se ouve nos últimos tempos é sobre a necessidade de distanciamento social e cautela na higiene, como forma mais eficaz de prevenção à Covid-19. Moradores e administradores de condomínios, porém, encontram na recomendação um desafio a mais para colocar em prática. Apesar de as pessoas serem orientadas a ficar dentro de… Ler mais »

Camex zera imposto de importação de 118 produtos contra coronavírus

Por Wellton Máximo | 18/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um total de 118 produtos usados no combate ao novo coronavírus teve o Imposto de Importação zerado. Desse total, cerca de 80 correspondem a medicamentos usados no tratamento de pacientes hospitalizados. A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União.

Artigo: O uso doméstico do oxímetro na pandemia de Covid-19

Por Teresa Cristina Borges | 18/05/2020

A corrida pela compra na internet de oxímetros, um pequeno aparelho que pode ser usado em casa para medir os níveis de oxigenação no sangue, começou a ocorrer depois que médicos constataram que as características da pneumonia causada pela Covid-19 são diferentes de todas as outras características de outras pneumonias. O que é o oxímetro, porque ele começou a ser muito procurado e os prós e contras de utilizá-lo em casa é o que você vai ler neste texto.

Brasil ultrapassa 14 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 15/05/2020

O Brasil ultrapassou, nesta sexta-feira (15/5), a marca de 14 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com 824 óbitos registrados nas últimas 24 horas, as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde mostram que, desde o início da pandemia, são 14.817 mortos pela doença. Também houve aumento de 15.305 pessoas infectadas e, no… Ler mais »

Entenda a diferença de sintomas entre gripe, resfriado e Covid-19

Por Jota Abreu | 15/05/2020

Confundir os sintomas causados pelo novo coronavírus com aqueles apresentados no caso de gripes ou resfriados é uma das principais preocupações que surgem neste momento. Até porque a falta de discernimento sobre isso pode acarretar em problemas mais graves na hora do correto diagnóstico. Uma cartilha foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde exemplificando cada uma… Ler mais »

Covid-19: Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus

Por Kamila Marinho | 14/05/2020

Pesquisadores de todo mundo buscam respostas e a cura para o novo coronavírus. Existem evidências de que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 podem transmitir a doença sem que apresentem os sintomas, o que são chamados de casos assintomáticos. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a transmissão de uma pessoa assintomática é… Ler mais »

Brasil aproxima de 14 mil óbitos por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 14/05/2020

Com o recorde de 884 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou nesta quinta-feira (14/5) a 13.993 óbitos provocado pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) desde o início da pandemia no país. A atualização divulgada pelo Ministério da Saúde também apontou aumento de 13.994 pessoas infectadas pelo vírus. Agora, são 202.918 casos confirmados… Ler mais »

Serviços essenciais em funcionamento adotam medidas de prevenção para evitar contágio da Covid-19

Por Marco Calejo | 14/05/2020

Sim, manter o isolamento social ainda é a principal recomendação dos especialistas para conter o avanço do coronavírus. E para quem realmente precisa sair de casa, a orientação é que seja apenas em situações necessárias. Na área da saúde, por exemplo, setor considerado essencial para a sociedade, as farmácias têm autorização do Governo do Estado… Ler mais »

Você sabe como é medida a taxa de isolamento em São Paulo?

Por Mariane Mansuido | 14/05/2020

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, tornou-se recorrente a discussão sobre a taxa de isolamento social nas cidades do país. Saber qual a adesão da população às medidas de distanciamento é essencial para que os governos, municipais e estaduais definam estratégias para diminuir a transmissão da Covid-19 ou, em casos positivos… Ler mais »

Anvisa faz alerta sobre túneis e câmaras de desinfecção de pessoas

Por Pedro Peduzzi | 14/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota na qual afirma “faltar evidências científicas” de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia, enquanto medida preventiva contra o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a autoridade sanitária, “a duração de 20 a 30 segundos para o procedimento não seria suficiente para garantir o processo de desinfecção”.

Coronavírus: pessoas com deficiência precisam de atenção especial durante a pandemia

Por Daniel Monteiro | 14/05/2020

As restrições impostas pelas regras de isolamento social têm afetado o cotidiano de todas as pessoas. Atividades corriqueiras, como simplesmente sair de casa ou fazer compras, por exemplo, se tornaram mais trabalhosas, devido aos novos hábitos de limpeza e higiene exigidos para combater a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19). As consequências dessas mudanças… Ler mais »

Brasil ultrapassa 11 mil mortes pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 13/05/2020

Após registrar 749 novos óbitos em 24 horas, o Brasil superou a marca de 13 mil mortes ocasionadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Após atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira (13/5), o país registra 13.149 mortes desde o início da pandemia. O número de casos confirmados da doença aumentou 11.385 mil de… Ler mais »

Cada semana de isolamento gera perda de R$ 20 bi para setor produtivo

Por Kelly Oliveira | 13/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O impacto imediato diante das paralisações da produção e isolamento social devido à pandemia de covid-19 devem gerar perdas de faturamento das empresas de R$ 20 bilhões, por semana. A conclusão é da Nota Informativa – Impactos Econômicos da Covid-19, divulgada hoje (13) pelo Ministério da Economia. O levantamento foi feito com base em informações para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Coronavírus: Conheça os testes para diagnóstico da doença

Por Kamila Marinho | 12/05/2020

 As coletas de material para comprovação da Covid-19 são feitas de formas simples pelos profissionais da área da saúde. São métodos como a raspagem, utilizando bastonetes, para retirar amostras da boca e nariz do paciente, feita de forma indolor. Já nos testes pelos anticorpos, são utilizadas pequenas quantidades de sangue, que em muitos casos, basta uma picadinha no dedo.

Laboratórios da Embrapa e da Fiocruz passam a diagnosticar a covid-19

| 12/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Os laboratórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram incluídos na rede de análise para o diagnóstico do novo coronavírus (covid-19).  A decisão é da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Brasil registra 881 mortes por Covid-19 em 24 horas

Por Daniel Monteiro | 12/05/2020

De acordo com atualização divulgada pelo Ministério da Saúde na noite desta terça-feira (12/5), o Brasil registrou nas últimas 24 horas 881 mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com isso, desde o começo da pandemia, já são 12.400 mortes decorrentes da doença. Além disso, com 9.258 novos diagnósticos, o país se aproxima dos… Ler mais »

Por que a produção de uma vacina para o novo coronavírus pode demorar tanto?

Por Daniel Monteiro | 12/05/2020

Enquanto o mundo luta contra a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), os países afetados já discutem como se dará a volta à rotina com o fim das medidas de distanciamento e isolamento social. A grande preocupação gira em torno de como prevenir novos surtos da doença e minimizar suas consequências para a sociedade. E o consenso geral da comunidade científica é que a descoberta de uma vacina, que ainda não existe, é o modo mais eficaz de garantir a imunidade da população contra a Covid-19.

Brasil ultrapassa 11,5 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 11/05/2020

Com 396 novas mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou 11,5 mil óbitos ocasionados pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Em atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira feira (11/5), já são 11.519 pessoas mortas pela doença desde o começo da pandemia no país. Além disso, foram registrados 5.632 novos casos de… Ler mais »

Governo inclui academias e salões em atividades essenciais na pandemia

Por Pedro Rafael Vilela | 11/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Um decreto para incluir academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus foi publicado hoje (11) em edição extra do Diário Oficial da União. Pelo dispositivo, essas atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas as determinações sanitárias do Ministério da Saúde.  

Psiquiatras veem agravamento de doenças mentais durante pandemia

Por Alana Gandra | 11/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Pesquisa realizada na semana passada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, correspondentes a 8% do total de psiquiatras do país, mostra que 89,2% dos especialistas entrevistados destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia de covid-19.

Mais de 50% dos adultos têm fator de risco para ter covid-19 grave

Por Camila Boehm | 11/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Uma parcela de 54,5% da população adulta brasileira, ou cerca de 86 milhões de pessoas, apresenta ao menos um fator de risco para manifestações graves da covid-19, de acordo com estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Entre os adultos que concluíram somente a primeira etapa do ensino fundamental, que representam na pesquisa a parcela da população com menor nível socioeconômico, esse índice chega a 80,2%.

Refugiados e imigrantes promovem cursos online durante isolamento

Por Camila Boehm | 11/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com a chegada da pandemia de covid-19 e adoção do isolamento social para conter sua disseminação, refugiados e estrangeiros passaram a enfrentar dificuldades para garantir a renda. Com isso, iniciativas online começaram a ganhar destaque e permitiram que essa população pudesse trabalhar e compartilhar um pouco o que trouxe do país de origem, mesmo à distancia.

Artistas e jornalistas lançam site para homenagear mortos por covid-19

Por Letycia Bond | 10/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

Com o estabelecimento de protocolos de prevenção contra a covid-19, funerais de todo o país passaram por modificações, de modo que parte das pessoas em luto sente que não se despede propriamente de seus entes queridos. Para conservar a memória das vítimas da doença, voluntários de todos os cantos do Brasil se juntaram para lançar o projeto Inumeráveis, por iniciativa do artista Edson Pavoni.

Recorde de 751 mortes por Covid-19 é registrado no Brasil

Por Daniel Monteiro | 08/05/2020

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 751 mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19), número recorde desde o início da pandemia no país. Agora, Segundo o Ministério da Saúde, são 9.897 óbitos decorrentes da doença. Também foram registrados 10.222 novos casos confirmados, totalizando 145.328 pessoas infectadas pelo vírus. Por outro lado, até ontem… Ler mais »

Quarentena em São Paulo é prorrogada até 31 de maio

Por Mariane Mansuido | 08/05/2020

Nesta sexta-feira (08/5), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 31 de maio. A decisão foi tomada diante do crescente número de casos confirmados, que já passam dos 40 mil, uma alta registrada especialmente no interior e no litoral de São Paulo.

Escolas devem conceder desconto durante isolamento, diz Procon-SP

Por Camila Boehm | 07/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A Fundação Procon-SP publicou hoje diretrizes para negociação dos consumidores com as instituições particulares de ensino infantil, fundamental e médio no contexto da atual pandemia de covid-19. As escolas do estado de São Paulo que não atenderem às diretrizes terão que apresentar sua planilha de custos, responderão a processo administrativo e poderão ser multadas.

Brasil passa de 9 mil mortes pelo novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 07/05/2020

Mais uma vez, o Brasil registrou mais de 600 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde, o país somou 610 óbitos e 9.888 casos novos da doença. Desde o começo da pandemia, o Brasil teve 9.146 mortes e 135.106 casos confirmados de Covid-19. Ainda… Ler mais »

Consultas do auxílio emergencial podem ser feitas pelo site disponibilizado pelo Governo Federal

Por Kamila Marinho | 07/05/2020

Desde o dia 05 de maio, além do acompanhamento pelo site da Caixa Econômica Federal, é possível verificar o auxílio emergencial por outros endereços eletrônicos. Pela nova ferramenta virtual, lançada pelo Governo Federal, os cidadãos que fizeram a solicitação do auxílio emergencial do governo federal podem consultar a situação dos seus requerimentos e, caso não tenham sido selecionados, poderão saber também o motivo da negação.

São Paulo retoma e amplia rodízio de veículos para conter coronavírus

Por Daniel Mello | 07/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou hoje (7) a volta e a ampliação do rodízio de veículos na capital paulista. A medida que proíbe os automóveis e as motos de transitarem pela cidade em determinados dias da semana a partir do número das placas havia sido suspensa no início da quarentena na cidade. Normalmente, a restrição valia para um dia da semana para cada veículo.

Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada amanhã

Por Karine Melo | 07/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O calendário para pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, que será feito a partir da semana que vem, deverá ser divulgado até amanhã (8). A informação foi dada nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento da covid-19.

Parcelamento do FGTS pode ser suspenso por até seis meses

Por Kelly Oliveira | 07/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajustou as normas de parcelamentos de débitos de empresas, devido aos efeitos econômicos da pandemia da covid-19. A resolução nº 961 foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União.

O que é lockdown e porque ele pode ser efetivo no combate ao novo coronavírus

Por Daniel Monteiro | 07/05/2020

Nos últimos dias, com o avanço da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, alguns estados e municípios têm reavaliado as atuais regras de distanciamento social e cogitado aumentar a restrição à circulação dos cidadãos, decretando o chamado lockdown. A medida, inclusive, já está em vigência em alguns municípios do Pará, Maranhão, Ceará… Ler mais »

Brasil ultrapassa 8,5 mil mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 06/05/2020

Após registrar 615 mortes em 24 horas por conta do novo coronavírus (causador da Covid-19), novo recorde diário, o Brasil ultrapassou os 8,5 mil óbitos ocasionados pela doença. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira (6/5), o país totaliza 8.536 mortes causadas pela Covid-19. De acordo com levantamento da Universidade John Hopkins (EUA),… Ler mais »

Ministério da Saúde quer saber como anda a saúde mental do brasileiro

Por Tinna Oliveira | 06/05/2020 | Publicado originalmente em Ministério da Saúde

Com o intuito de avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental do brasileiro, o Ministério da Saúde disponibilizou um questionário online para as pessoas responderem como se sentem diante de todo o processo que envolve o enfrentamento da pandemia. O objetivo é rastrear a existência de depressão, ansiedade e estresse na população brasileira e, posteriormente, subsidiar políticas públicas nas unidades de atenção psicossocial.

Brasil bate recorde e registra 600 mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 05/05/2020

Segundo novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (05/5), nas últimas 24 horas o Brasil registrou 6.935 novos casos e 600 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Com o aumento, o país soma agora 114.715 pessoas infectadas pelo vírus e 7.921 óbitos decorrentes da Covid-19. Estado com o maior número de… Ler mais »

Primeiros afetados pela covid-19 no Brasil tinham, em média, 39 anos

Por Ludmilla Souza | 05/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

A média de idade dos primeiros pacientes diagnosticados com a covid-19 no Brasil, de 39 anos, foi mais baixa do que a observada em outros países. Associado ao fato de que, na fase inicial da epidemia, grande parte desses pacientes pertencia às classes sociais mais elevadas, isso pode ter contribuído para que o país tenha registrado uma taxa de hospitalização equivalente à metade da média internacional – de 10% contra 20% de outros países.

Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus

Por RTP - Jerusalém | 05/05/2020 | Publicado originalmente em Agência Brasil

O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou que desenvolveu um anticorpo para o coronavírus e que prepara a patente para depois entrar em contato com empresas farmacêuticas, com o objetivo de produzir em escala comercial. 

Tecnologia proporciona visita virtual a pacientes internados

Por Marco Calejo | 05/05/2020

Em tempos de angústia para muitas pessoas com parentes internados por causa do coronavírus, a tecnologia se tornou uma aliada importante no sistema público de saúde da capital. Para evitar a propagação da Covid-19, os pacientes em tratamento não têm recebido visitas. E uma das formas encontradas para proporcionar o encontro entre os familiares, foi… Ler mais »

Brasil ultrapassa 105 mil casos de coronavírus

Por Daniel Monteiro | 04/05/2020

Segundo o boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou nas últimas 24 horas 4.075 novos casos confirmados e 263 mortes ocasionadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19). Agora, o país soma 105.222 pessoas infectadas e 7.288 óbitos decorrentes do vírus. O Estado de São Paulo segue à frente nas estatísticas da doença,… Ler mais »

Brasil ultrapassa 85 mil casos de Covid-19

Por Daniel Monteiro | 30/04/2020

O Brasil registrou, novamente, mais de 400 mortes provocadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) em 24 horas. Além disso, foram confirmados mais de 7.000 novos casos no período. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30/4), o país soma agora 5.091 óbitos e 85.380 infecções causadas pelo vírus. O Estado de São… Ler mais »

Pelo segundo dia, Brasil tem mais de 400 mortes por Covid-19

Por Daniel Monteiro | 29/04/2020

O Brasil registrou nesta quarta-feira (29/4), pelo segundo dia consecutivo, mais de 400 mortes causadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) em 24 horas. Em atualização divulgada pelo Ministério da Saúde, o país soma agora 5.466 mortes óbitos e 78.162 infecções causadas pela doença. Epicentro da pandemia, o Estado de São Paulo registrou aumento nos… Ler mais »

Brasil tem recorde de mortes por coronavírus em 24h

Por Daniel Monteiro | 28/04/2020

Novos dados sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, divulgados nesta terça-feira (28/4) pelo Ministério da Saúde, mostram recorde de 474 mortes decorrentes da doença nas últimas 24h. Agora, o Brasil registra 5.017 óbitos e 71.886 pessoas infectadas pela doença. O Estado de São Paulo continua como epicentro da pandemia e… Ler mais »

Coronavírus: Mortes e casos confirmados seguem em alta no Brasil; Isolamento em SP é de 58%

Por Daniel Monteiro | 27/04/2020

O número de mortes e pessoas infectadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil continua subindo. Atualização divulgada nesta segunda-feira (27/4) pelo Ministério da Saúde mostra que o país soma 4.543 óbitos e 66.501 infecções causadas pela doença. O Estado de São Paulo se mantém como epicentro da pandemia e contabiliza, agora, 21.696 pessoas… Ler mais »

Boletim Coronavírus [24/04]

Por Daniel Monteiro | 24/04/2020

Aumentou o número de mortes e pessoas infectadas pelo novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil. Em atualização divulgada nesta sexta-feira (24/4), pelo Ministério da Saúde, o país agora soma 3.670 óbitos e 52.995 infecções causadas pela doença. O Estado de São Paulo também continua como epicentro da pandemia e contabiliza, agora, 17.826 pessoas infectadas… Ler mais »

Boletim Coronavírus [23/04]

Por Daniel Monteiro | 23/04/2020

Divulgada nesta quinta-feira (23/4) pelo Ministério da Saúde, a atualização dos dados sobre a pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil mostra aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença no país. Agora, o Brasil registra 49.497 casos confirmados do novo coronavírus, com um total de 3.313 mortes. Já o Estado… Ler mais »

Boletim Coronavírus [22/04]

Por Daniel Monteiro | 22/04/2020

Atualização dos dados da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19) no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (22/4) pelo Ministério da Saúde, mostra aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença no país. São 45.757 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus e 2.906 mortes ocasionadas pela Covid-19 no Brasil. Epicentro dos casos… Ler mais »

Boletim Coronvírus [17/04]

Por Daniel Monteiro | 17/04/2020

Divulgada nesta sexta-feira (17/4), a atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) pelo Ministério da Saúde mostra aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença em São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 12.841 pessoas infectadas confirmadas e 928 óbitos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os dados divulgados hoje mostram… Ler mais »

Boletim Coronavírus [16/04]

Por Daniel Monteiro | 16/04/2020

Nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19), divulgada nesta quinta-feira (16/4) pelo Ministério da Saúde, mostra aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença em São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 11.568 pessoas infectadas confirmadas e 853 óbitos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os dados divulgados nesta quarta-feira… Ler mais »

Boletim Coronavírus [15/04]

Por Daniel Monteiro | 15/04/2020

Nesta quarta-feira (15/4), nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19) divulgada pelo Ministério da Saúde mostra aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença na cidade São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 11.043 pessoas infectadas confirmadas e 778 óbitos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os dados divulgados nesta quarta-feira mostram… Ler mais »

Boletim Coronavírus [14/04]

Por Daniel Monteiro | 14/04/2020

Divulgada nesta terça-feira (14/4) pelo Ministério da Saúde, a nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) mostra novo aumento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença no Estado São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 9.371 pessoas infectadas confirmadas e 695 óbitos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os… Ler mais »

Boletim Coronavírus [13/04]

Por Daniel Monteiro | 13/04/2020

O Ministério da Saúde divulgou uma nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (Covid-19) no Brasil nesta segunda-feira (13/4). Foi registrado novo aumento no número de infecções confirmadas e mortes ocasionadas pela doença no Estado de São Paulo. O Estado contabiliza, agora, 8.895 pessoas infectadas e 608 óbitos. Ainda de acordo com o… Ler mais »

Boletim Coronavírus [09/04]

Por Daniel Monteiro | 09/04/2020

Divulgada nesta quinta-feira (9/4) pelo Ministério da Saúde, a atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil registra novo crescimento no número de infecções e mortes ocasionadas pela doença na cidade São Paulo. Epicentro dos casos no país, o município contabiliza 5.832 pessoas infectadas confirmadas e 386 óbitos. Ainda de acordo com… Ler mais »

Boletim Coronavírus [08/04]

Por Daniel Monteiro | 08/04/2020

Nova atualização dos dados sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (8/4) pelo Ministério da Saúde, mostra que subiu o número de pessoas infectadas e de mortes ocasionadas pela doença no Estado de São Paulo. Epicentro dos casos no país, o Estado soma 6.708 infecções confirmadas e 428 óbitos. Ainda de… Ler mais »

Boletim Coronavírus [07/04]

Por Daniel Monteiro | 07/04/2020

Subiu o número de pessoas infectadas e de mortes ocasionadas pelo coronavírus (Covid-19). Segundo nova atualização dos dados sobre a pandemia, divulgada no final da tarde desta terça-feira-feira (7/4) pelo Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo segue como epicentro dos casos, com 5.682 infecções confirmadas pelo vírus e com 371 óbitos em decorrência… Ler mais »

São Paulo: a cidade que nunca para! Será mesmo?

Por Diego Sousa | 25/03/2020 | Publicado originalmente em Canal Tech

São Paulo: a cidade que nunca para! Qual paulistano ou turista nunca escutou essa frase? Mas em tempo de pandemia a nossa metrópole também fica com cara de quarentena. Confira nas fotos e no vídeo do Canal Tech.

Boletim Coronavírus [06/04]

Por Daniel Monteiro | 06/04/2020

Segundo dados divulgados no final da tarde desta segunda-feira (6/4) pelo Ministério da Saúde, a cidade de São Paulo registra 3.754 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19). A capital também contabiliza 244 mortes em decorrência da doença. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil houve aumento de casos… Ler mais »