Câmara no seu Bairro


Conheça a história de Nelson Marques, morador da Vila Maria. Mais um entre diversos personagens descobertos nas sessões do programa Câmara no seu Bairro.

Conheça o programa Câmara no Seu Bairro

O “Câmara no seu Bairro” é um programa da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo que tem como principal objetivo aproximar a população do trabalho legislativo. Em 2015, a cada semana, uma das 32 regiões administradas pelas subprefeituras recebeu uma sessão pública, onde foram discutidos com os moradores os problemas locais.

Essas sessões foram divididas em dois momentos. Primeiro, um Pequeno Expediente, onde cada vereador presente teve cinco minutos para expor as suas ideias. Após, foi realizada a Tribuna Popular, na qual cada munícipe inscrito teve até três minutos para falar de assuntos de interesse local, apresentar propostas e sugestões que contribuam para a melhoria de sua região e da cidade como um todo.

O evento foi aberto a todos e a inscrição para falar foi feita no local, no dia da sessão. Quando o número de inscrições ultrapassou os 90 minutos, tempo previsto da sessão, houve um sorteio para a definição dos oradores.

Ao final, o presidente abriu a palavra às autoridades para eventuais esclarecimentos e considerações finais.

Uma equipe da Câmara Municipal esteve presente exclusivamente para coletar as demandas dos moradores. Todas as demandas foram avaliadas, encaminhadas aos órgãos competentes ou à Câmara, e poderão ser transformadas em iniciativas de lei ou iniciativas de fiscalização.

Além da manifestação presencial na sessão, também foram ser feitas contribuições via formulário em papel, que foi distribuído no dia.

Confira o Ato nº 1293/15, da Mesa Diretora, que dispõe sobre a realização de sessões públicas fora das dependências do Palácio Anchieta, e dá outras providências.