Oficina online: Análise de Dados com Inteligência Artificial na Gestão Pública: Programa de Metas
Em parceria com Agente de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo.
Contexto: Nesta oficina será demonstrado como a tecnologia pode ser uma aliada nas tomadas de decisões políticas por meio de exemplos reais. Serão expostas situações com dados estruturados e não estruturados da gestão municipal, com o foco nas sugestões de propostas enviadas pelos cidadãos para o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, durante a consulta pública do Programa de Metas no site Participe Mais da prefeitura.
Data: 15 de dezembro de 2025
Local: ONLINE
Programação:
- Conceitos de Governo Aberto
- O Problema na Prática: A Consulta Pública do Orçamento 2025
- Apresentação do Participe Mais, das consultas públicas e Programa de Metas.
- Navegação pela consulta pública do Programa de Metas para demonstrar o volume e a complexidade das contribuições recebidas.
- Desafio operacional e analítico devido ao alto volume de dados
- Exposição de propostas reais, selecionadas com base no interesse dos participantes presentes, para ilustrar a diversidade das demandas.
- Estudo de Caso Prático
- Apresentação da Metodologia: Demonstração da solução com exposição de trechos de código e explicação das tecnologias utilizadas: Python, Pandas, Google Gemini.
- Discussão sobre os desafios reais encontrados, como a alta quantidade de dados, a otimização do tempo de análise e os ajustes necessários nos comandos para a Inteligência Artificial.
- Exibição dos relatórios e painéis visuais gerados pela análise, destacando: ranking dos temas mais recorrentes; participação em cada distrito e subprefeitura
- Outras possíveis aplicações da ferramenta
Público-Alvo:
Técnicos e gestores municipais, pesquisadores acadêmicos, sociedade civil organizada, representantes de associações de bairro, parlamentares e assessorias.
Vagas: 100
Carga Horária: 2h30
Palestrante:
Carolina Borges é formada em Ciência da Computação, com pós-graduação em Gestão e Controle Social das Políticas Públicas pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Tem experiências profissionais, acadêmicas e voluntárias sobre controle social das políticas públicas, tecnologia e comunicação. Mantenedora do movimento chamado Ocupa Mãe, que desde 2018 incentiva mães e crianças a participarem de espaços políticos como conselhos, audiências e consultas públicas. Integrante do 3° Fórum de Gestão Compartilhada e oficineira pelo edital Agente de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo nos anos de 2024, 2021 e 2020.
Em 2024, foi reconhecida com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Crianças e Adolescentes pela Prefeitura de São Paulo, devido a atividades relacionadas com cidadania para mães, crianças e jovens. Obteve o segundo lugar no hackathon do Governo Federal sobre licitações públicas, e o segundo lugar na Hackatona promovida pela Agência São Paulo de Desenvolvimento da prefeitura de São Paulo sobre a temática da mulher e economia do cuidado, ambos em 2022. Em maio de 2025, elaborou uma ferramenta que classifica as propostas para o Programa de Metas em categorias e as ordena por assunto e quantidade de apoios, facilitando a divulgação das propostas para a população. Na elaboração da ferramenta, foram usados conhecimentos em dados abertos, inteligência artificial e gestão pública.
Inscrições: ENCERRADAS

