O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento – PSC) – Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

A presente sessão solene destina-se à entrega da Medalha Tiradentes e Diploma de Reconhecimento da Cidade de São Paulo a policiais que se destacaram em ações benéficas na defesa da população paulistana no ano de 2016, nos termos da Resolução nº 15, de 23 de dezembro de 2001.

Passo a palavra o Mestre de Cerimônias para a condução dos trabalhos.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Senhoras, senhores, autoridades, sejam bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo.

Convido para compor a Mesa as Sras. e os Srs.: Dra. Elizabete Ferreira Sato Lei, diretora do DHPP, Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, representando, neste ato, o Sr. Dr. Youssef Abou Chain, Delegado Geral de Polícia; Adelson de Souza, Inspetor Superintendente, Comandante Geral de GCM, representando, neste ato, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, Secretário Municipal de Segurança Urbana; 1º Tenente Francine Lopes de Almeida Vidal, representando, neste ato, o Tenente Coronel Marcelo Maschietto, Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano; Inspetora de Agrupamento Lídia Maria de Gouvea, Subcomandante da GCM.

Convidamos todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

Execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Registramos e agradecemos a presença dos Srs.: Dr. Jorge Amaro Cury Neto, Delegado Divisionário de Polícia da Assistência Policial do Gabinete do Delegado Geral; Dra. Ana Lúcia Lopes Miranda, Delegada da Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP; Marcia Heloisa Mendonça Ruiz, Delegada Assistente do DHPP; Dr. Emiliano Chaves Neto, Diretor do Sindicato dos Delegados, neste ato representando a Presidente Dra. Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados; Dr. Carlos Targino da Silva, Delegado Divisionário da Divisão Antissequestro; jornalista Carlinhos Pizanelli, Assessor de Imprensa e Comunicação da Prefeitura Regional Aricanduva/Formosa/Carrão, neste ato representando o Sr. Luiz Carlos Frigerio, Prefeito Regional. Agradecemos também especialmente a todos os Inspetores e Comandantes da Guarda Civil Metropolitana que, com certeza, serão igualmente homenageados com um representante que será homenageado esta noite. (Palmas)

Recebemos diversas mensagens cumprimentando-nos pelo evento, dentre as quais destacamos as dos Srs.: Dr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Márcio França, Vice-Governador do Estado de São Paulo; João Doria, Prefeito de São Paulo; Bruno Covas, Vice-Prefeito e Secretário Municipal das Prefeituras Regionais; Vereador Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Desembargador Wilson Fernandes, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Conselheiro Dr. Roberto Braguim, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Silvio Hiroshi Oyama, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Deputado Estadual Delegado Olim; Lourival Gomes, Secretário de Estado da Administração Penitenciária; Dr. David Uip, Secretário de Estado de Saúde; Prof. José Renato Nalini, Secretário de Estado da Educação; Deputado Floriano Pesaro, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social; Edmur Mesquita, Subsecretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, Procurador-Geral de Justiça; Dr. David Eduardo Depiné Filho, Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo; Julio Semeghini, Secretário Municipal de Governo; Dr. Anderson Pomini, Secretário Municipal da Justiça; Alexandre Schneider, Secretário Municipal da Educação; Jorge Damião, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação; Prof. Eliseu Gabriel, Secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo; Sr. Marcos Rodrigues Penido, Secretário Municipal de Serviços e Obras.

Registramos também as mensagens dos Vereadores Adilson Amadeu; Alfredinho; Aurélio Nomura; Camilo Cristófaro; Claudinho de Souza; Dalton Silvano; David Soares; Dr. Milton Ferreira; Edir Sales; Gilson Barreto; Jair Tatto; Janaína Lima; José Police Neto; Noemi Nonato; Paulo Frange; Quito Formiga; Ricardo Nunes; Rodrigo Goulart e Toninho Paiva. Também registramos a mensagem do Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, Reitor da Unesp.

Senhoras e senhores, após os registros de protocolo deste Cerimonial, convidamos para usar a palavra o Inspetor Superintendente Adelson de Souza, Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana.

 

O SR. ADELSON DE SOUZA – Excelentíssimo Vereador Gilberto Nascimento, Presidente desta sessão solene; Dra. Elisabete Ferreira Sato Lei, Diretora do DHPP – Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Youssef Abou Chahin; 1ª Tenente Francine Lopes de Almeida Vidal; representando o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marcelo Maschieto; Inspetora de Agrupamento Lídia Maria de Gouvêa, Subcomandante da GCM, em nome de quem saúdo todos os guardas civis metropolitanos presentes; policiais civis; policiais militares; demais autoridades, senhoras e senhores.

Hoje é um dia especial. Estamos nesta Casa para homenagear os policiais que se destacaram no ano de 2016, com a Medalha Tiradentes, a saber: Dr. Fábio Nelson Fernandes, Delegado de Polícia; 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha; e o nosso GCM Marcos Antonio Pinto de Moraes, todos sentados na minha frente.

Falar sobre a Medalha Tiradentes, falar sobre um mártir pode parecer fácil. Uma pessoa que pagou com a vida por defender seus ideais, por defender seus iguais, só depois de quase cem anos teve o devido reconhecimento como herói. A situação é muito parecida com a que vivem os policiais, com todos aqueles que executam hoje a função policial.

Muitos dizem que o policial é extremamente bem-vindo quando precisamos de sua ajuda; quando não precisamos, muitos acham que até podem ser um incômodo. Mas a missão é árdua, é a missão de quem aceita tacitamente dar a vida pela segurança do próximo.

Então é motivo de júbilo estar aqui para assistir a premiação desses policiais que se destacaram efetivamente em sua atividade recebendo uma Medalha que foi instituída pela Resolução 15, de 23 de abril, pelo então Vereador William Woo, que também é policial. Ninguém melhor para reconhecer tudo aquilo pelo que passa um policial, seja policial civil, seja policial militar, a Guarda Civil Metropolitana, e tantas outras polícias que temos no País. Então é motivo de júbilo, e queria me congratular com esta Casa, na pessoa do Presidente Gilberto Nascimento e os demais presentes.

São raros os momentos em que podemos reconhecer o trabalho de um policial, e devemos nos alegrar nesses momentos. Parabéns aos agraciados!

Muito obrigado. (Palmas)

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Convidamos para o seu pronunciamento a Dra. Elisabete Ferreira Sato Lei.

 

A SRA. ELISABETE FERREIRA SATO LEI – Boa noite, nobre Vereador Gilberto Nascimento que, para quem não sabe, é filho do nosso colega, Deputado e Delegado de Polícia; Inspetor e Superintendente Adelson de Sousa, que é o novo Comandante-Geral da Polícia Militar; Primeira-Tenente Francine Lopes de Almeida Vidal, Comandante do 8º BPMN, representando o Tenente Coronel Marcelo Maschietto; Inspetora de Agrupamento Lídia, Subcomandante da GCM.

Não sou muito dada a protocolos, para quem já me conhece. Só lamento e quero fazer uma observação em razão deste dia, véspera de feriado, porque, lamentavelmente, estamos vendo só os guardas, em sua maioria, alguns colegas do Departamento de Homicídios, que vieram prestigiar o Sr. Fábio, e poucos policiais militares, alguns parentes dos homenageados.

Esta Medalha, quando é concedida e proposta pela Câmara Municipal, cada instituição indica o seu representante, em razão de um trabalho excelente que tenha sido realizado. Porém, nós sabemos que há inúmeros casos que, diariamente, todos realizam. Infelizmente, apenas um é escolhido.

Portanto, neste momento, em nome do Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, além dos nossos três homenageados, tomo a liberdade de homenagear todos os presentes e os que aqui não estão, em que pese não termos o reconhecimento de uma sociedade, que está invertida nos seus valores, nós temos que fazer esse reconhecimento a todos.

Parece-me que estamos vivendo um momento extremamente difícil em relação à Segurança Pública, em relação à sociedade; estamos vivendo um caos social, e digo isso em meu nome. Quem está certo está errado, e quem está errado afirma que está certo. Quem está na rua sabe disso, quem conhece as periferias sabe disso, quem conhece só os lugares melhores não tem ideia do que estou falando; mas todos os que estão presentes, tenho certeza absoluta, conhecem as periferias.

Então, se não ficarmos alertas em relação a isso, nós não conseguiremos manter uma Segurança Pública adequada para o nosso Estado. É muito fácil falar quando não se conhece os rincões da nossa Cidade, não conhece as periferias e todas as comunidades que aqui estão.

Por isso, encerro dizendo a todos os policiais das três instituições já nominadas: meu reconhecimento a todos vocês, meus parabéns a todos vocês que saem de casa e não sabem se vão voltar de noite. Recebam as nossas homenagens nas pessoas dos homenageados: Fábio Nelson, Vera e Marcos.

Obrigada. (Palmas)

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Tem a palavra, para o seu pronunciamento, o Sr. Vereador Gilberto Nascimento, presidente desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento – PSC) – Boa noite a todos e a todas. Presidir uma sessão é uma honra para mim, não porque eu esteja na Câmara a quatro meses do meu primeiro mandato, mas porque posso dizer que me sinto em casa. Fico muito feliz e honrado de estar com todos os senhores e as senhoras.

Dizem que você é inteligente quando você copia aquilo que os inteligentes fazem. A Dra. Elizabete falou “Vamos pular o protocolo”, e assim eu estou fazendo. E o fato é que me sinto bem ambientado. Como a Dra. Elizabete mesmo disse, eu sou de uma família de policial civil, de um delegado de polícia, sou formado no Colégio da Polícia Militar, então toda a minha vida passei junto aos militares, e tenho a tranquilidade de dizer que fui muito bem recebido pela Guarda Civil Metropolitana aqui na Casa.

Quanto ao Sr. José Roberto, atual Secretário Municipal, posso dizer que fomos secretários juntos: eu na Secretaria de Justiça do Estado; ele, com o Governador, cuidando de uma pasta no Estado. E aqui, com a Guarda Civil Metropolitana, nós temos desenvolvido algumas ideias, alguns projetos. Quem é da Casa sabe que o nosso gabinete está à disposição, de portas abertas para buscar melhorias. E aqui falo somente em nome da Guarda Civil Metropolitana, porque é a minha área de atuação... Buscamos melhorias não somente para a Corporação, mas também para o cidadão como um todo.

É uma honra poder prestar essa homenagem a todos vocês, homens e mulheres – não somente aos nossos três homenageados –, que dão a vida no seu dia a dia, na nossa Cidade, pela nossa sociedade.

Por ser criado nesse meio, eu entendo que nada mais é do que um chamado. Aqueles que estão na Segurança Pública, numa sociedade, como disse a Dra. Elizabete, que tem invertido os seus valores, e onde o certo é ser errado. E assistimos a isso também aqui na Câmara Municipal. Mesmo que, às vezes, possa parecer que estamos distantes da população, da sociedade, pelo contrário, nós somos representantes, nós somos um estrato da sociedade, então tudo da Cidade tem aqui dentro – os certos, e, ouso dizer, os errados.

Ontem mesmo, na sessão, eu falava com uma pessoa que eu admiro muito, e que, inclusive, é meu vizinho lá na zona Norte, o Vereador Conte Lopes, especificamente sobre o caso da Cracolândia. E me assustava ouvir dele que para entrarmos lá, mesmo Vereadores, mesmo com a subprefeitura, é preciso mandar um alerta antes, para dizer que estamos lá – para podermos entrar e podermos sair. E isso me incomoda muito, porque vemos efetivamente uma inversão de valores. Não estou aqui para dizer que é campanha de A, B ou C, que é o lado da direita, do meio, da esquerda, de cima, de baixo, pelo contrário. Mas não vou entrar nesse mérito, senão vou me distanciar demais, e hoje é o dia dos homenageados.

Antes de receber o convite do Vereador Celso Jatene, também do Presidente Milton, aqui os represento, pude ver o currículo de cada um dos três, fiquei emocionado e me senti seguro e representado pelo que li dos homenageados.

Mas quero, além dos homenageados, tomar a liberdade, não sei se posso pelo cerimonial, pedir um aplauso não aos três, mas a todos vocês que nos fazem seguros a cada dia. (Palmas)

Não vou me alongar mais. Fiquei feliz porque vi um sorrindo para o outro, batendo palmas e sentindo que essa é a realidade, é a unidade que a gente precisa não só nas polícias, mas também na nossa sociedade. A gente precisa resgatar o amor e o respeito um pelo outro.

Então que vocês continuem assim nos protegendo, nos guardando e atuando por uma sociedade melhor.

A Medalha Tiradentes não poderia vir em melhor hora para todos os que estão sendo reconhecidos pelo seu trabalho do dia a dia.

Meus parabéns.

Muito obrigado. (Palmas)

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Senhoras e senhores, na sequência desta sessão solene teremos o ato da entrega das honrarias. Assim, convidamos o Presidente Vereador Gilberto Nascimento para que se posicione à frente e ao centro.

Convidamos para acompanhá-lo, na primeira homenagem, a 1ª Tenente PM Francine Lopes.

Convidamos para receber a sua homenagem, Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento da Cidade de São Paulo, a 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha.

 

“À Sra. 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha, com a Medalha Anchieta, a Gratidão da Cidade de São Paulo pela sua Câmara Municipal. Palácio Anchieta, 20 de abril de 2017. Milton Leite, Presidente.”

 

Entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo à Sra. 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha, sob aplausos.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Faremos a leitura de um mini currículo da homenageada:

A 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha, Comandante da Base Comunitária de Segurança Doutor Sampaio Vidal, na Vila Formosa, indicada para receber esta homenagem pelos excelentes serviços prestados à comunidade, através de diversos projetos e ações comunitárias, contribuindo com a integração da Polícia e comunidade, destaca-se pela sua competência no desempenho de suas funções, voltadas ao policiamento preventivo nas imediações da Base Comunitária.

Em 2016, realizou diversos projetos comunitários e solenidades em benefício dos cidadãos do bairro, principalmente voltados às crianças, aos idosos e ao meio ambiente, além de datas comemorativas, como o Dia da Mulher, Dia das Crianças, Páscoa e Natal.

A graduada sempre demonstrou amor à comunidade da Vila Formosa, deixando transparecer em cada ato e decisão seu amor e apreço por seus semelhantes, sacrificando por muitas vezes seu horário de folga para cumprir a missão institucional que lhe fora atribuída.

A 1º Sargento PM Vera se faz merecedora da presente indicação, pelo seu destacável conhecimento profissional na condução e coordenação das atividades comunitárias. Esperamos que esta homenagem sirva de incentivo para continuar a exercer sua importante atividade com especial dedicação e empenho.

Parabéns, 1º Sargento PM Vera Lúcia Rocha. (Palmas)

Convidamos para acompanhar o Presidente Vereador Gilberto Nascimento, na segunda homenagem, a Dra. Elizabete Sato.

Convidamos para receber a sua homenagem, Medalha Tiradentes e o Diploma de Reconhecimento da Cidade de São Paulo, o Delegado de Polícia Civil Dr. Fábio Nelson Fernandes. (Palmas)

Passo a ler o mini currículo do Dr. Fábio Nelson Fernandes. “No dia 22 de julho de 2016, em Interlagos, São Paulo, a senhora Aparecida Shunk Flosi Palmeira foi sequestrada. A filha da vítima, Fabiana Ecclestone, recebeu um e-mail exigindo, a título de resgate, a quantia de cento e dez milhões e quatrocentos mil euros. Fabiana é esposa de Bernie Ecclestone, então Presidente da Fórmula 1, e o sequestro foi matéria na mídia mundial. Assim, a Polícia Civil de São Paulo, através da Divisão Antissequestro do DHPP, atuou na investigação e negociação do resgate, e, finalmente, no dia 31 de julho, dez dias após o sequestro, a Sra. Aparecida foi resgatada do cativeiro em Cotia pela Equipe Echo da 1ª Delegacia da DAS. Na noite da libertação foram presos três sequestradores, entre eles o piloto de helicóptero da família. As investigações prosseguiram e mais quatros sequestradores foram presos; enfim, todos os autores foram presos, nenhum valor foi pago e o crime foi totalmente solucionado. A resposta da Polícia Civil Bandeirante foi satisfatória, resultando na propagação de uma imagem positiva da Polícia Paulista no Brasil e no mundo.” Do seu trabalho, à frente desta situação, parabéns ao Dr. Fábio Nelson Fernandes.

 

– Feita a entrega do Diploma de Reconhecimento e da Medalha Tiradentes, sob aplausos, ao Dr. Fábio Nelson Fernandes.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Convidamos o nobre Vereador Gilberto Nascimento, para acompanhar o Inspetor Superintendente Adelson de Souza, Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana e com muita honra convidamos o homenageado o GCM Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes.

Passo a ler o mini currículo do GCM Marcos Antonio Pinto de Moraes. “As pessoas que se destacam nas suas atividades profissionais são sempre dignas de receber o devido reconhecimento, seja por um elogio, seja por uma homenagem. Assim, o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, por meio desta indicação, procurou externar o orgulho que sente em ter no quadro de profissionais da laboriosa Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo o GCM Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes, o qual demonstra o comprometimento com a sociedade, superando as limitações e dificuldades inerentes à sua profissão. Pode-se afirmar que a carreira profissional do Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes ficará marcada por sua determinação extremada no cumprimento de seus deveres, pela inteligência, aliada à criatividade, em saber superar os inúmeros obstáculos que se antepuseram na execução de suas atribuições; por sua integridade no trato das questões que afligem aos mais necessitados. Sua dedicação o tornou um exemplo a ser seguido. Diante de tudo que foi exposto, receba Classe Especial Marcos, neste momento, ainda que simbolicamente, o abraço e o carinho da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo e de todos aqueles que têm o privilégio de cumprir missões ao seu lado, aprendendo a respeitá-lo e admirá-lo. E que você continue desempenhando sua missão tendo como inspiração o lema da nossa corporação: “Amiga, Protetora e Aliada”. Parabéns, GCM Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes.

 

– Feita a entrega do Diploma de Reconhecimento e da Medalha Tiradentes, sob aplausos, ao GCM Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes.

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – A Câmara Municipal de São Paulo parabeniza a todos os homenageados na Sessão Solene de entrega da Medalha Tiradentes e do Diploma de Reconhecimento a todos aqueles policiais que se destacaram em ações benéficas à população paulistana durante o ano de 2016.

Neste momento, convidamos para falar em nome dos homenageados o GCM Classe Especial Marcos Antonio Pinto de Moraes.

 

O SR. MARCOS ANTONIO PINTO DE MORAES – Boa noite a todos. Bem, não tenho dúvida alguma de que este é um momento muito especial preparado pelo nosso Criador, que nos reúne nesta noite para esta homenagem ímpar, memorável que vai ao encontro a uma satisfação inexplicável.

Sozinho, vamos bem, e como vamos. Mas, em grupo, vamos mais longe. E o nosso Criador – falo muito D`Ele, porque o amo demais – me cercou de pessoas maravilhosas. Sempre fui bem acompanhado, mas de dezembro para cá Ele tem usado umas ferramentas como eu e você, servidor público policial, seja de qual instituição for, vejo em você um herói. Ele tem me cercado de ferramentas maravilhosas: o Comandante Adelson; não posso deixar de falar da Subcomandante; assim como do meu Comandante Corradin, que trabalha diretamente comigo; o Inspetor Gomes. Se eu fosse falar, seriam muitas pessoas. E o nosso Secretário que; sem me conhecer, conhecendo apenas o meu trabalho; elogiou-me por várias vezes. Por isso dedico esse elogio a Deus, por cada pessoa que consegui resgatar.

O meu trabalho é, essencialmente, buscar o morador de rua, que está invisível aos olhos da sociedade, e tentar dar um pouco de dignidade a ele; tentando localizar sua família, ouvindo a sua história, porque cada um deles tem sua própria história de vida. E, graças a Deus, são mais de sessenta pessoas já reintegradas à sociedade, às suas famílias. Esse é um trabalho que está no meu coração, no meu sangue. Faço isso há dez anos e estou há nove na GCM fazendo o mesmo trabalho aqui dentro. E conto nos dedos das mãos o número de pessoas que já me apoiaram. Antes, fazia sozinho e, como disse no início do meu discurso: “sozinho vou bem”, mas em grupo, nós vamos mais longe. E agora vou fazer de forma institucional, com o apoio do nosso secretário, do nosso comandante, da subcomandante e do meu amigo e Comandante Corradin. A Guarda Civil de São Paulo me proporcionou uma viatura, uma mesa, um computador e uma equipe; e aquilo que eu fazia sozinho, agora vou fazer em grupo. Famílias serão abençoadas com essa ação.

Por isso deixo aqui a minha gratidão. Gostaria de dedicar esta medalha, especialmente, à minha esposa – fique em pé, por favor – e ao Gabriel, que está junto a ela. (Palmas) Muito obrigado. Eu moro em Mogi das Cruzes, venho para a Câmara às 5h, trabalho, saio do trabalho, vou para a faculdade e, depois, vou até o Ibirapuera tentar encontrar a família de uma pessoa. Fiz isso por mais de vinte vezes e ligando para a minha esposa, à 1h, para dizer que estava procurando aquele senhor, que hoje, graças a Deus, está com a família em Recife. Fazia vinte anos que a família não o via. E é difícil uma mulher entender uma situação como essa. E ela fala: “Tudo bem, meu amor. Pode ficar aí. Pode fazer o seu trabalho.” Então, eu tenho uma companheira. Não faço nada sozinho. Sou muito dependente das pessoas. E ela é uma das que me apoiam.

Muito obrigado. Eu agradeço de coração a todos.

Muito obrigado. (Palmas)

 

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Informamos a todos que, após o encerramento desta sessão, será oferecido um coquetel de confraternização no Restaurante Escola São Paulo, localizado no 1º subsolo do edifício da Câmara Municipal, onde os homenageados também receberão os cumprimentos. Todos estão convidados.

Para o encerramento desta solenidade, tem a palavra o Sr. Presidente, nobre Vereador Gilberto Nascimento.

 

O SR. PRESIDENTE (Gilberto Nascimento – PSC) – Parabéns a todos os homenageados. Obrigado às polícias, aqui representadas. É um orgulho recebê-los nesta Casa. É com orgulho também que faço parte desta Mesa. Estou rodeado de homens e mulheres que fazem o bem à nossa população, o bem para o próximo.

Esta é a Casa do Povo e estará sempre aberta a todos os senhores.

Está encerrada a sessão. (Palmas)