Vítimas de violência sexual podem acessar serviços para prevenção a ISTs e gravidez

Por Mariane Mansuido | 06/12/2020

O Brasil tem um estupro a cada oito minutos, segundo o último Anuário de Segurança Pública divulgado este ano, com base em BOs (Boletins de Ocorrência) de estupro e estupro de vulnerável registrados em 2019. O balanço mostrou que a maioria — 85,7% — é do sexo feminino. Apesar do medo e do trauma psicológico, o cuidado com a saúde das vítimas desse tipo de violência não pode esperar. (mais…)

Lei Maria da Penha pode proteger idosas vítimas de violência doméstica

Por Mariane Mansuido | 22/11/2020

No Brasil, nenhuma outra lei especifica a violência doméstica como a Lei Maria da Penha, um dos marcos do país, e uma referência mundial no combate à violência contra a mulher. O fato é que os dispositivos desta legislação também estão sendo utilizados na Justiça na defesa de outras vítimas da violência no âmbito familiar, como é o caso de mulheres idosas, que não encontram respaldo e regramentos imediatos em seu próprio estatuto. (mais…)

Guardiã Maria da Penha: acolhimento e escuta que amparam vítimas da violência doméstica

Por Mariane Mansuido | 15/11/2020

Foi em 2014 que surgiu o primeiro esboço do programa Guardiã Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo. Ainda tímido, o projeto – que foi criado por decreto da Prefeitura – começou com somente duas viaturas e 12 guardas fixos. O propósito era desafiador: fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas, acompanhando mulheres vítimas de violência doméstica na região central da capital paulista. E deu certo.

Seis anos depois, a operacionalização do programa cresceu para nove viaturas com 48 guardas fixos, que hoje atendem as cinco regiões da cidade. À frente desse trabalho, está a comandante-geral da GCM de São Paulo, Elza Paulina de Souza, que também é a primeira mulher a comandar a corporação. (mais…)

Mulheres na política: 88 anos da conquista do voto feminino

Por Mariane Mansuido | 03/11/2020

Ter a ampla participação de mulheres na política brasileira, concorrendo a cargos eletivos por todo o país, só foi possível após a instituição do voto feminino no Brasil, que se tornou realidade depois de longas mobilizações e articulações das ativistas pelo direito da mulher à participação na vida pública, também conhecidas mundialmente como sufragistas. (mais…)

Lei de importunação sexual: conheça e saiba como denunciar esse crime

Por Mariane Mansuido | 25/10/2020

As mulheres no Brasil ainda lidam com uma série de desafios para conquistar seu espaço, e o assédio é, sem dúvidas, um dos maiores obstáculos à integridade física e psicológica da mulher. A última pesquisa “Viver em São Paulo: Mulher”, publicada pela Rede Nossa São Paulo em março deste ano, mostrou que 63% das paulistanas já sofreram algum tipo de assédio, e o transporte público é o local onde a maioria, 46%, sente-se mais ameaçada. (mais…)

Como profissionais de saúde podem identificar e ajudar mulheres vítimas de violência 

Por Mariane Mansuido | 18/10/2020

A violência contra a mulher é um problema de várias frentes no Brasil e, com a pandemia, ficou claro que ainda estamos distantes de uma solução: as denúncias recebidas pelo canal 180 (Central de Atendimento à Mulher) cresceram quase 40% no mês de abril deste ano, em relação ao mesmo mês de 2019, de acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. (mais…)

Violência de gênero na internet: o que é e como se defender

Por Mariane Mansuido | 11/10/2020

O Brasil é um dos países que mais concentra casos de violência contra a mulher no mundo, e essas estatísticas não se resumem somente ao mundo físico: com o crescimento exponencial do acesso à internet, o ambiente virtual tornou-se mais um espaço onde mulheres são vítimas de violência de gênero. (mais…)