Contexto e Justificativa: O seminário propõe uma abordagem integrada entre os conceitos e propósitos do Parlamento Municipal e o campo da comunicação, com foco no entendimento do cidadão em relação aos processos da gestão pública e democrática. Em um cenário de crescente complexidade urbana e transformação digital, torna-se fundamental compreender como os fluxos comunicacionais moldam o espaço público e influenciam o engajamento social.
Objetivos:
A atividade dialoga com temas centrais como: esfera pública; cidadania comunicativa; desinformação; literacia midiática e democracia digital. O seminário incorpora fundamentos da educomunicação para fomentar práticas dialógicas, inclusivas e formativas que contribuam para uma cultura política participativa, transparente e democrática. Fundamenta-se em autores como Jürgen Habermas, David Held e Norberto Bobbio. E apresenta como objetivos:
- Compreender a relação entre comunicação e gestão pública no Parlamento.
 - Discutir os desafios comunicacionais para a cidadania na era digital.
 - Promover a formação crítica sobre os meios de participação cidadã e mediação parlamentar.
 - Fomentar a construção de práticas comunicativas que incentivem a transparência e a democracia participativa.
 
Público-Alvo: Servidores públicos, políticos, educadores, comunicadores e membros da sociedade civil interessados em políticas públicas e cidadania digital. Estudantes de Direito, Comunicação, Administração Pública, Ciências Sociais e áreas afins.
Vagas: 100 vagas presenciais
Carga Horária: 4 horas (10h às 14h)
Inscrições: Plataforma da Escola do Parlamento
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello – Câmara Municipal de São Paulo.
Data: 11 de novembro de 2025.
Inscrições: EM BREVE
Programação:
Painel 1: O desempenho do Parlamento na perspectiva da comunicação
Painel 2: A Mídia e a Construção da Realidade Urbana
Painel 3: Desafios Comunicacionais para a Cidadania: o sujeito entre o consumo e a participação
Painel 4: Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Participação
Painel 5: Educomunicação e Parlamento: mediações para uma democracia cidadã
Palestrantes:
Ivone Ananias dos Santos Rocha: Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, com vasta experiência em comunicação, educomunicação e democracia. Atua na interface entre comunicação, educação e gestão pública.
Adriana Lima de Oliveira: Professora e pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais e especialista em comunicação e consumo, com foco em participação social e políticas comunicacionais no âmbito do Parlamento.

