Lançamento da Revista Parlamento e Sociedade 24 – Democracia, Instituições e Desafios Contemporâneos

Diretor responsável: Marcelo Succi

Coordenadora responsável: Sandra Mára da Silva

Apresentação

A presente edição da Revista Parlamento e Sociedade reúne artigos que, sob diferentes perspectivas, analisam fenômenos centrais da política brasileira contemporânea, tais como desinformação, personalismo, federalismo, capacidades institucionais, clientelismo, representação de gênero e cálculo eleitoral.

Diante do cenário atual de tensões democráticas e transformações no sistema político e institucional do país, o evento de lançamento justifica-se como espaço de diálogo entre pesquisadores, estudantes, representantes do poder público e sociedade civil. A proposta é fortalecer o debate público qualificado, aproximando a produção acadêmica das discussões práticas sobre democracia e instituições no Brasil.

Objetivos

  • Apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os principais artigos e contribuições da nova edição da Revista Parlamento e Sociedade;
  • Estimular o debate interdisciplinar sobre os desafios contemporâneos da democracia brasileira;
  • Valorizar e divulgar a produção científica nacional nas áreas de ciência política, administração pública e estudos institucionais;
  • Promover a interação entre pesquisadores, gestores públicos, estudantes e demais interessados no fortalecimento da democracia.

Programação

Mesa de Abertura

  • Boas-vindas institucionais e apresentação da revista

Painel Temático – Desafios Contemporâneos da Democracia Brasileira

  • Desinformação e Redes Sociais – Rosemary Segurado e Maria Gorete Marques de Jesus.
  • Federalismo e Capacidades Institucionais – Leonam Liziero e Eduardo José Grin.
  • Dinâmicas Políticas Locais e Representação – Mayra Goulart da Silva e Beatriz Rodrigues Sanchez.
  • Cálculo Eleitoral e Comportamento Legislativo – Taciana Lage Gonçalves.

Sobre os autores

Rosemary Segurado é doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP e pós-doutora em Comunicação Política pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid; professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

Maria Gorete Marques de Jesus é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia FFLCH-USP; pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP); doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); professora-adjunta A1 do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Leonam Liziero é professor doutor de Introdução ao Direito da UEPB; professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFCG; doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela UERJ, com pós-doutorado em Direito pela UFRJ; pesquisador das áreas de Federalismo e Teoria do Direto.

José Eduardo Grin é doutor em Administração Pública e Governo (FGV-SP); mestre em Ciência Política (Universidade de São Paulo); Especialista em Sociologia (UFRGS); bacharel em Ciências Sociais (UNISINOS); pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política (UC-Berkeley/2023), onde desenvolveu investigação sobre a cooperação intermunicipal no Brasil e Estados Unidos.

Mayra Goulart da Silva é professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DCP/UFRJ), do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS/UFRRJ); coordenadora do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada (LAPPCOM); doutora em Ciência Política (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

Beatriz Rodrigues Sanchez é professora temporária do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

Taciana Lage Gonçalves é graduada em Relações Internacionais; mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e especialista em Gestão e Análise Estratégica de Dados.

Serviço

Data: 02 de setembro

Horário: 10:00 às 12:00

Local: Sala Sérgio Vieira de Mello (1º subsolo), Câmara Municipal de São Paulo

 

Inscrições: Clique aqui