Evento teste, não realizável!

!1.COORDENAÇÃO:

Profª. Dra. Débora Goulart (REPU/Unifesp)

Prof. Dr. Fernando Cássio (REPU/UFABC)

Prof. Dr. Leonardo Crochik (REPU/IFSP)

Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)

<!2. NATUREZA DO EVENTO (curso, seminário, ciclo de palestras ou outro):

Seminário

<!3. JUSTIFICATIVA:

Os sistemas educacionais do mundo inteiro foram profundamente impactados com a Pandemia de Covid-19. Em diferentes países, o processo de contenção e gestão da crise sanitária impôs a necessidade de restringir e/ou suspender o atendimento escolar presencial com vistas a colaborar com as estratégias de distanciamento social e proteger a saúde e a vida de estudantes e profissionais da educação.

            As autoridades de saúde e os pesquisadores do campo da epidemiologia consideram que o planejamento da retomada de atividades presenciais em escolas precisa ser organizado de modo cuidadoso, atento ao quadro de controle da pandemia e a uma série de medidas preventivas bastante exigentes. Transparência na discussão dos indicadores e diálogo franco e aberto com a sociedade e com os profissionais da educação são caminhos necessários para esse planejamento.

            A Rede Escola Pública-Universidade (REPU) tem acompanhado o processo de retomada definido pela Rede Estadual de Ensino de São Paulo e estudado os indicadores e métricas produzidos pelo governo do Estado para sustentar essa decisão. A análise desses dados revelou uma série de fragilidades e inconsistências, e levou a REPU a realizar uma pesquisa sobre a incidência de casos de Covid-19 na rede estadual de São Paulo. Os dados coletados na pesquisa apontam um cenário preocupante de infecções nas escolas, e muito distante daquele apresentado pela SEDUC-SP. Este seminário pretende apresentar e discutir os resultados da pesquisa da REPU com a comunidade paulistana.

<!4. OBJETIVOS

 

Espera-se que durante a realização do seminário, os participantes possam:

  • Mobilizar a reflexão crítica sobre os impactos da Pandemia de Covid-19 nas políticas educacionais e os riscos à saúde e à vida de profissionais, estudantes e suas famílias quando decisões político-administrativas relacionadas à retomada das aulas presenciais se afastam das recomendações de autoridades de saúde e da ciência.
  • Debater os usos das evidências científicas na disputa sobre os rumos e decisões sobre políticas educacionais.

 

<!5.EMENTA

– Pandemia de Covid-19 e seus impactos no sistema educacional

– Retomada de aulas presenciais e direito à vida e à saúde

– Incidência de Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo.

METODOLOGIA

<! · Seminário de 1H30 de duração, com exposição dos pesquisadores que representam a REPU.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais da educação, estudantes dos cursos de licenciatura e dos cursos de pós-graduação na área da Educação e público em geral

 

VAGAS

500

FREQUÊNCIA:

100%

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 07/12 a 10/12/2021

 

HAVERÁ ARTIGO A SER PRODUZIDO PELO(S) PROFESSOR(ES)?

NÃO

 

 

PROGRAMAÇÃO E SUGESTÃO INICIAL DE CONVIDADOS (GELEDES atualizará):

DATA E HORÁRIO

TÍTULO DA SESSÃO DE DIÁLOGO

CONVIDADOS

10/12/2021, das 18h30 às 20h00

Link seminário:

Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo

Profa. Dra. Debora Goulart (Unifesp – Guarulhos e REPU)

Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC e REPU)

Prof. Dr. Leonardo Crochik (IFSP e REPU)

Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)