!1.COORDENAÇÃO:
Profª. Dra. Débora Goulart (REPU/Unifesp)
Prof. Dr. Fernando Cássio (REPU/UFABC)
Prof. Dr. Leonardo Crochik (REPU/IFSP)
Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)
<!2. NATUREZA DO EVENTO (curso, seminário, ciclo de palestras ou outro):
Seminário
<!3. JUSTIFICATIVA:
Os sistemas educacionais do mundo inteiro foram profundamente impactados com a Pandemia de Covid-19. Em diferentes países, o processo de contenção e gestão da crise sanitária impôs a necessidade de restringir e/ou suspender o atendimento escolar presencial com vistas a colaborar com as estratégias de distanciamento social e proteger a saúde e a vida de estudantes e profissionais da educação.
As autoridades de saúde e os pesquisadores do campo da epidemiologia consideram que o planejamento da retomada de atividades presenciais em escolas precisa ser organizado de modo cuidadoso, atento ao quadro de controle da pandemia e a uma série de medidas preventivas bastante exigentes. Transparência na discussão dos indicadores e diálogo franco e aberto com a sociedade e com os profissionais da educação são caminhos necessários para esse planejamento.
A Rede Escola Pública-Universidade (REPU) tem acompanhado o processo de retomada definido pela Rede Estadual de Ensino de São Paulo e estudado os indicadores e métricas produzidos pelo governo do Estado para sustentar essa decisão. A análise desses dados revelou uma série de fragilidades e inconsistências, e levou a REPU a realizar uma pesquisa sobre a incidência de casos de Covid-19 na rede estadual de São Paulo. Os dados coletados na pesquisa apontam um cenário preocupante de infecções nas escolas, e muito distante daquele apresentado pela SEDUC-SP. Este seminário pretende apresentar e discutir os resultados da pesquisa da REPU com a comunidade paulistana.
<!4. OBJETIVOS
Espera-se que durante a realização do seminário, os participantes possam:
- Mobilizar a reflexão crítica sobre os impactos da Pandemia de Covid-19 nas políticas educacionais e os riscos à saúde e à vida de profissionais, estudantes e suas famílias quando decisões político-administrativas relacionadas à retomada das aulas presenciais se afastam das recomendações de autoridades de saúde e da ciência.
- Debater os usos das evidências científicas na disputa sobre os rumos e decisões sobre políticas educacionais.
<!5.EMENTA
– Pandemia de Covid-19 e seus impactos no sistema educacional
– Retomada de aulas presenciais e direito à vida e à saúde
– Incidência de Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo.
METODOLOGIA
<! · Seminário de 1H30 de duração, com exposição dos pesquisadores que representam a REPU.
PÚBLICO ALVO
Profissionais da educação, estudantes dos cursos de licenciatura e dos cursos de pós-graduação na área da Educação e público em geral
VAGAS
500
FREQUÊNCIA:
100%
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 07/12 a 10/12/2021
HAVERÁ ARTIGO A SER PRODUZIDO PELO(S) PROFESSOR(ES)?
NÃO
PROGRAMAÇÃO E SUGESTÃO INICIAL DE CONVIDADOS (GELEDES atualizará):
| DATA E HORÁRIO | TÍTULO DA SESSÃO DE DIÁLOGO | CONVIDADOS | 
| 10/12/2021, das 18h30 às 20h00 | Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo | Profa. Dra. Debora Goulart (Unifesp – Guarulhos e REPU) Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC e REPU) Prof. Dr. Leonardo Crochik (IFSP e REPU) Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento) | 


