Estratégias e Inovações Tecnológicas para a Comunicação Política na Internet

Auditório Sérgio Vieira de Mello, Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, 1º subsolo

90 vagas – Inscrições até 13 de março

Objetivos: A apresentação visa oferecer aos participantes uma imersão nas mais modernas tecnologias de comunicação digital, com especial atenção ás mídias sociais e as peculiaridades da comunicação política. Com um enfoque científico, apresentações empíricas de casos de sucesso serão permanentemente associados aos trechos de todo conteúdo. O conteúdo oferecido está direcionado a preparar a campanha digital das eleições municipais 2012, a tônica do relacionamento digital nos mandatos parlamentares e a comunicação digital institucional de governos e órgãos públicos. Visa também apresentar uma reflexão sobre o sistema político eleitoral norte-americano e a contextualização socioeconômica dos dois países (Brasil e EUA), no sentido de desmistificar algum êxito em se replicar as ações da campanha presidencial de Barack Obama no Brasil e como as eleições municipais de 2012 no Brasil deverão surpreender candidatos e eleitores.

Público Alvo: O curso se destina aos agentes políticos, pré-candidatos em 2012 e profissionais da comunicação, gestores e administradores de governos em todas as esferas, bem como profissionais de outras áreas envolvidos com a discussão de temas pertinentes a comunicação política na Internet.

Metodologia: Serão apresentadas aulas expositivas, abordando temas que fornecerão conhecimentos estratégicos que auxiliam o processo de gestão da comunicação online e tecnologias que dinamizam a interatividade entre Governos, entidades, mandatos e a sociedade/eleitores. Ao final de cada aula será aberto espaço para responder a quaisquer dúvidas dos presentes.

Duração e Cronograma: O curso tem previsão para 14/03/2012 e 21/03/2012, com início às 19 horas e encerramento às 22 horas, em ambas as datas. Haverá duas aulas por dia, com intervalos de 15 a 20 minutos entre a primeira e a segunda aula de cada dia.

Data Hora Foco Tema
14/03/2012 19h-22h Mandatos Mandatos 1: Contextualização do uso da Internet na Política e as principais mídias sociais
14/03/2012 19h-22h Mandatos 2: Comunicação Digital em Mandatos e Governos
21/03/2012 19h-22h Eleições Eleições 1: O Arsenal de Armas Digitais para as Eleições Municipais 2012
21/03/2012 19h-22h Eleições 2: Aspectos jurídicos para o uso da Internet nas Eleições 2012