Seminário “Memória e Democracia – A preservação da memória como ferramenta para o fortalecimento da democracia no parlamento municipal”

A preservação da memória institucional é um instrumento estratégico para o fortalecimento da democracia, especialmente em espaços de representação política como a Câmara Municipal de São Paulo. O registro e a difusão das trajetórias parlamentares e das respostas institucionais a períodos de autoritarismo permitem a melhor compreensão do papel do Legislativo pela sociedade.

O Seminário “Memória e Democracia” propõe refletir sobre a atuação do parlamento paulistano e sua contribuição para a defesa do Estado de Direito e a promoção da cultura democrática. A partir de depoimentos de ex-vereadores, apresentados no documentário “Ofício: Vereador”, pretende-se aproximar parlamentares, pesquisadores e cidadãos da história política da cidade, estimulando o debate sobre passado, presente e futuro da democracia local.

O documentário é uma produção da Rede Câmara, em parceria com a TV Cultura, baseado nas entrevistas do programa “Vossa Excelência, a Memória”, que resgata histórias vividas no Parlamento paulistano em diferentes momentos, por meio de entrevistas com ex-vereadores.

Durante o evento, o público terá acesso à exposição de fotos históricas da Câmara Municipal de São Paulo, que será disponibilizada no hall do 1º andar, sob curadoria do Centro de Memória da CMSP.

OBJETIVOS

  • Apresentar o documentário “Ofício: Vereador” como recurso pedagógico para a compreensão do trabalho legislativo e de sua evolução histórica.
  • Evidenciar o papel de vereadores/as na história política brasileira, em especial durante o período da ditadura militar e na campanha das Diretas Já.
  • Ressaltar a memória institucional da Câmara Municipal de São Paulo como instrumento de educação para a cidadania e para a democracia.
  • Apresentar o trabalho do Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, fortalecendo sua função como espaço de preservação e difusão da memória institucional do legislativo paulistano.
  • Estimular o diálogo entre parlamentares, pesquisadores e sociedade civil sobre os desafios contemporâneos da democracia no âmbito municipal.

 

Data: 23/03

Horário: 14h às 17h

Local: Plenário 1º de Maio – 1º andar – Câmara Municipal de São Paulo

Vagas: 156 vagas

Carga Horária: 3 horas

INSCRIÇÕES: gratuitas, clicando AQUI

 

PÚBLICO-ALVO

Vereadores/as, assessores/as, pesquisadores/as, estudantes universitários e de ensino médio interessados em temas de democracia e instituições políticas, servidores públicos e cidadãos em geral.

 

PALESTRANTES

Ricardo Teixeira

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo

Walter Feldman

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), vereador de São Paulo (1983-1992), ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo e ex-deputado federal. Atuou como secretário municipal e acompanhou agendas democráticas como a campanha das Diretas Já.

José D’Amico

Curador da memória institucional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, membro do Conselho de Orientação Artística de Casas-Museus Literários de São Paulo da Secretaria de Estado da Cultura.

Ubirajara de Farias Prestes Filho (Mediador)

Historiador, doutor em História Social pela USP e consultor técnico legislativo na Secretaria de Documentação da CMSP. Responsável por pesquisas sobre a história do Legislativo paulistano e co-coordenador do Centro de Memória da Casa.

 

 PROGRAMAÇÃO

14h – 15h – Mesa de Abertura “Memória e democracia no parlamento municipal:  trajetória, desafios e perspectivas”

Ricardo Teixeira, Walter Feldman, José D’Amico. Mediação: Ubirajara Prestes

15h – 16h – Exibição do documentário “Ofício: Vereador”

Documentário com entrevistas de ex-vereadores sobre momentos históricos da Câmara

16h – 17h – Debate e sessão de perguntas