Organizada pelo Centro de Memória e localizada no térreo do Palácio Anchieta, a exposição de longa duração “A Câmara Municipal e a História de São Paulo” foi inaugurada em 02/12/2025 e tem como objetivo apresentar o papel do Parlamento Municipal na vida dos paulistanos, desde sua criação, em 1560, até os dias atuais.

Composta por sete temas, a mostra reúne fotografias e reproduções, destacando-se um grande mapa adesivado no piso, que convida o visitante a literalmente “caminhar pela História”, explorando os locais de antigas sedes da Câmara.

Destaca-se que a mostra foi concebida com foco na inclusão, permitindo que pessoas com deficiência visual acessem o conteúdo das obras por meio de audiodescrição, disponível via QR Code.

Em março de 2026 a exposição foi ampliada, ganhando novos elementos: cubos com imagens do passado e do presente da Câmara Municipal.