Proposta prevê voluntários para acolher recém-nascidos de mães dependentes químicas

MARCO ANTONIO CALEJO DA REDAÇÃO Com o objetivo de fortalecer ações públicas voltadas à primeira infância, a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB) elaborou o PL (Projeto de Lei) 153/18, que sugere a criação do “Programa Voluntário Acolhedor”. O intuito do PL é garantir a qualidade de vida das crianças recém-nascidas em situação de risco decorrente da… Ler mais »

Projeto busca incentivar economia solidária de bens produzidos com recicláveis

MARIANE MANSUIDO DA REDAÇÃO Diante da necessidade de ampliar a reciclagem de lixo na cidade, o Projeto de Lei (PL) 170/2017, de autoria do vereador Ota (PSB), procura incentivar empreendimentos sustentáveis voltados à produção e comercialização de bens provenientes de materiais recicláveis ou reutilizáveis. Aprovado em primeira votação, o PL sugere que as iniciativas propostas… Ler mais »

Arquitetura sustentável pode ser exigência legal em São Paulo

JOTA ABREU DA REDAÇÃO Com o propósito de estimular a iluminação natural e a reutilização da água, a vereadora Noemi Nonato (PR) propôs o PL (Projeto de Lei) 381/2014, com novas diretrizes para projetos arquitetônicos na cidade. Aprovado em primeira discussão no plenário da Câmara Municipal, o PL segue em tramitação. Para favorecer a arquitetura… Ler mais »

Servidores que trabalham ao ar livre poderão ter direito garantido a protetor solar

MARCO ANTONIO CALEJO DA REDAÇÃO  Com foco na saúde pública, o PL (Projeto de Lei) 210/2017, de autoria do vereador Milton Ferreira (PODE), sugere tornar regra o fornecimento de protetores solares aos funcionários públicos municipais que trabalham ao ar livre, expostos ao sol, como é o caso dos profissionais de varrição e limpeza de vias… Ler mais »

Projeto autoriza Prefeitura a fornecer merenda escolar em férias e recesso

MARIANE MANSUIDO DA REDAÇÃO  Proposto pelo vereador Mario Covas Neto (PODE), o PL (Projeto de Lei) 5/2017 autoriza a Prefeitura de São Paulo a fornecer alimentação aos alunos da Rede Pública Municipal durante o período de férias e recesso escolares. Segundo a proposta, seria oferecida a merenda nas dependências da escola, da mesma forma que… Ler mais »

Mutuários vulneráveis da COHAB poderão ser protegidos por lei específica

JOTA ABREU DA REDAÇÃO  O PL (Projeto de Lei) 348/2013, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), permite à COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação) regularizar a situação e proteger de forma emergencial os mutuários em situação de vulnerabilidade social extrema. A proposta autoriza a COHAB, em caráter excepcional, a renegociar dívidas de mutuários originais e… Ler mais »

Política Municipal de Prevenção da Corrupção é tema de PL na Câmara

DANIEL MONTEIRO  DA REDAÇÃO  Para prevenir a prática de atos lesivos ao patrimônio e ao erário públicos, o vereador Jose Police Neto (PSD), em coautoria com outros 20 parlamentares, apresentou o PL (Projeto de Lei) 1/2017, que propõe a criação da Política Municipal de Prevenção da Corrupção. A proposta inclui a criação do Conselho Municipal… Ler mais »

Projeto busca facilitar parcerias com iniciativa privada para zeladoria da cidade

JOTA ABREU DA REDAÇÃO O PL (Projeto de Lei) 30/2018 pretende desburocratizar as parcerias de pessoas físicas e jurídicas com a iniciativa privada para financiar ações de zeladoria na cidade. De autoria da vereadora Janaína Lima (NOVO), o Projeto foi aprovado em primeira discussão e aguarda a segunda votação. O texto estabelece objetivos, princípios, instrumentos… Ler mais »

Educação Financeira pode entrar para currículo escolar da Rede Municipal de Ensino

JOTA ABREU DA REDAÇÃO  De autoria do vereador Jair Tatto (PT), o PL (Projeto de Lei) 153/2017 pretende dar autonomia aos alunos da Rede Municipal de Ensino para a gestão de recursos financeiros. Para tanto, o PL torna obrigatória a inclusão da Educação Financeira no currículo do Ensino Médio das escolas municipais da capital paulista…. Ler mais »

Todos os assentos de ônibus de São Paulo podem ser preferenciais

DANIEL MONTEIRO DA REDAÇÃO  A utilização preferencial dos assentos nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo do Município de São Paulo é o objeto do PL (Projeto de Lei) 489/2018, do vereador Isac Felix (PR). O objetivo é que todos os assentos sejam destinados preferencialmente a idosos, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida ou que estejam… Ler mais »