Esse site fica melhor no modo paisagem (horizontal)

História

Compartilhe:

A gripe que derrubou São Paulo

Epidemia mais letal da história, a gripe espanhola de 1918 matou 1% da população paulistana em 66 dias. Não houve vacina ou qualquer outra descoberta da ciência que desse conta do vírus. Confira a reportagem completa no site da revista Apartes, clicando aqui.

Leia mais...
Compartilhe:

O grande palco da capital

Projetado e construído pelo escritório Ramos de Azevedo, o Theatro Municipal inseriu São Paulo na rota cultural do País. Matéria completa na revista Apartes.

Leia mais...
Compartilhe:

Uma legislatura para recomeçar

Após Estado Novo, a Primeira Legislatura (1948-1951) reforça papel dos vereadores como porta-vozes dos paulistanos. Matéria completa na revista Apartes.

Leia mais...
Compartilhe:

Desde 1990, a Lei Orgânica aproxima os paulistanos e a administração municipal

Em 5 de abril de 1990 foi promulgada a Lei Orgânica Municipal, a Constituição da cidade, que determinou formas para aproximar os paulistanos do poder público (como a criação das Subprefeituras) e tornar o Município mais democrático. Matéria completa na revista Apartes.

Leia mais...
Compartilhe:

Nos 50 anos do Anchieta, o centenário da Biblioteca

Dona de uma história cheia de reviravoltas, bifurcações e interrupções, a Biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo completa, em 2019, 100 anos como unidade da CMSP. Em 30 de outubro de 1919, os vereadores aprovaram a lei 2.239 (orçamento do Município), definindo que a biblioteca do poder municipal ficaria a cargo da Câmara, e […]

Leia mais...
Compartilhe:

Uma ladeira, muitas memórias

Na Ladeira da Memória estão o primeiro monumento da cidade e um painel de azulejo projetado pelo criador do brasão paulistano.

Leia mais...
Compartilhe:

Guerra de Canudos muda nomes de ruas de São Paulo

Em 1897, o conflito de Canudos, no sertão baiano, fez a Câmara Municipal alterar os nomes de seis ruas do centro de São Paulo para homenagear “patriotas e heroicos soldados”. Muitos não eram tão heroicos assim.

Leia mais...
Compartilhe:

Comissão da Verdade mostra que JK sofreu emboscada

Investigação divulgada em 2014 pela Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog concluiu que o ex-presidente Juscelino Kubitschek não morreu num acidente de ônibus, em 1976, mas foi assassinado pela ditadura militar.

Leia mais...
Compartilhe:

CMSP na luta pelas Diretas Já

Em 1984, a moda era usar amarelo. Era a campanha das Diretas Já, movimento que tinha um só objetivo único: eleições diretas para presidente da República. A CMSP apoiou essa luta, que representou o fim da ditadura.

Leia mais...
Compartilhe:

Câmara foi hospital para feridos no Joelma

Helicóptero fazia resgate no prédio em chamas e levava ao heliponto do Palácio Anchieta; incêndio  deixou 189 pessoas mortas e 300 feridas.

Leia mais...