Esse site fica melhor no modo paisagem (horizontal)

História

Compartilhe:

Uma ladeira, muitas memórias

Na Ladeira da Memória estão o primeiro monumento da cidade e um painel de azulejo projetado pelo criador do brasão paulistano.

Leia mais...
Compartilhe:

Guerra de Canudos muda nomes de ruas de São Paulo

Em 1897, o conflito de Canudos, no sertão baiano, fez a Câmara Municipal alterar os nomes de seis ruas do centro de São Paulo para homenagear “patriotas e heroicos soldados”. Muitos não eram tão heroicos assim.

Leia mais...
Compartilhe:

Comissão da Verdade mostra que JK sofreu emboscada

Investigação divulgada em 2014 pela Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog concluiu que o ex-presidente Juscelino Kubitschek não morreu num acidente de ônibus, em 1976, mas foi assassinado pela ditadura militar.

Leia mais...
Compartilhe:

CMSP na luta pelas Diretas Já

Em 1984, a moda era usar amarelo. Era a campanha das Diretas Já, movimento que tinha um só objetivo único: eleições diretas para presidente da República. A CMSP apoiou essa luta, que representou o fim da ditadura.

Leia mais...
Compartilhe:

Câmara foi hospital para feridos no Joelma

Helicóptero fazia resgate no prédio em chamas e levava ao heliponto do Palácio Anchieta; incêndio  deixou 189 pessoas mortas e 300 feridas.

Leia mais...
Compartilhe:

Comissão da Câmara em busca da verdade

A Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog investiga crimes e legados do regime militar, apontando o papel da mídia na defesa da ditadura e o legado autoritário que permanece no nome das ruas e na Polícia Militar.

Leia mais...
Compartilhe:

Bandeirantes desbravavam o sertão e faziam leis

Raposo Tavares e Fernão Dias ficaram famosos por ampliar o território brasileiro, procurando ouro e índios. Mas há um fato em suas biografias pouco conhecido: eles também foram vereadores em São Paulo.

Leia mais...
Compartilhe:

Jogadores de futebol se elegem vereadores

As histórias do palmeirense Ademir da Guia (1942) e os dos corintianos Biro-Biro (1959) e Zé Maria (1949), três jogadores de futebol que se tornaram vereadores. Zé deu o pontapé inicial em 1983, Biro-Biro veio em 1989 e Ademir elegeu-se em 2005.

Leia mais...
Compartilhe:

Mandatos de 42 vereadores são restituídos

Câmara Municipal restitui simbolicamente os mandatos de 42 vereadores que perderam seus mandatos entre 1937 e 1969, vítimas de ações autoritárias praticadas tanto por ditaduras como por regimes considerados democráticos.

Leia mais...