Em busca da cidade moderna: as ações de saúde, de higiene e as intervenções urbanas em São Paulo durante a gestão de Antonio da Silva Prado (1899 1910)

  • Título: Em busca da cidade moderna: as ações de saúde, de higiene e as intervenções urbanas em São Paulo durante a gestão de Antonio da Silva Prado (1899 1910)
  • Autora: Karla Aparecida Maestrini
  • Orientadora:  Mariza Romero
  • Instituição: PUC-SP (Mestrado)
  • Disciplina: História
  • Link: Tese Completa

    A presente dissertação busca empreender uma análise sobre as ações e práticas sanitárias desenvolvidas na cidade de São Paulo durante os anos de 1899 a 1910. O referido período corresponde a administração do primeiro prefeito de São Paulo, Antonio da Silva Prado, um homem conservador, membro de uma das famílias mais tradicionais da aristocracia paulistana. Durante os anos anteriores à constituição da prefeitura, as ações referentes à higiene e saúde pública estavam a cargo da administração da Câmara Municipal de São Paulo e sua Intendência de Polícia e Higiene. Apoiado na estrutura administrativa remanescente das antigas intendências, o conselheiro Prado, ao assumir a recém criada prefeitura, dá início a implantação do projeto de cidade moderna para São Paulo. Nesses termos, Prado procurou trazer ares europeus para a urbe em acelerado processo de desenvolvimento, na passagem do XIX para o século XX, objetivando torná-la uma cidade regrada e ordenada do ponto de vista de seu desenvolvimento material. Desta forma, objetivamos compreender o papel desempenhado pelas ações sanitárias e urbanísticas na execução do projeto de cidade destinado à capital paulista, atentando para os conflitos e embates surgidos entre a edilidade e determinados grupos constituintes da população paulistana frente às intervenções promovidas no espaço público