agenda para o 1º semestre de 2020 – educadores

Você que é Educador, da Rede Pública ou Privada, já pode se programar para participar dos Cursos que a Escola do Parlamento está preparando para o primeiro semestre deste ano. Acompanhe a nossa agenda, acesse o nosso site e fique de olho também em nossas redes sociais para saber das novidades, eventos e seminários que estamos organizando.

Os Tribunais de Contas e a Qualidade das Políticas Educacionais Curso destinado a gestores e outros profissionais da educação básica que tenham interesse nas discussões sobre a mensuração e o controle da qualidade da educação, em suas múltiplas dimensões e na compreensão sobre a atuação dos Tribunais de Contas no aperfeiçoamento da gestão pública.
Educação Democrática e Comunicação Pedagógica não violenta para profissionais do quadro de apoio I Curso destinado aos profissionais pertencentes ao Quadro de Apoio à Educação interessados em discutir, compreender e construir subsídios para o desenvolvimento de uma comunicação pedagógica não-violenta, na perspectiva da educação democrática e participativa.
Gestão Democrática da Escola na Construção do Projeto Político Pedagógico Curso destinado a gestores escolares da educação básica (diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos) que atuam em escolas públicas e que tem por objetivo apresentar, discutir e aprofundar subsídios teórico-metodológicos para a construção, revisão e avaliação permanente do Projeto Político Pedagógico – PPP, na perspectiva de uma educação democrática.
Políticas, Programas e Projetos em Educação Integral Curso destinado a profissionais da educação básica (professores e gestores) que atuam em programas e projetos de Educação Integral ou que tenham interesse no tema. O objetivo do curso é apresentar, discutir e construir coletivamente conhecimentos teórico-metodológicos no campo da Educação Integral a partir de referenciais legais, da produção acadêmica e do registro de experiências bem sucedidas na área.
Fundamentos da Educação para a Cidadania e para a Democracia Curso destinado aos professores e coordenadores pedagógicos interessados em discutir, compreender e construir subsídios para o trabalho na área de educação para a cidadania e para a democracia, com ênfase no estudo de elementos teóricos e conceituais relativos à história da democracia, à história da cidadania e à estrutura e funcionamento do Estado Brasileiro.
Seminários: Currículo da Cidade, Direitos de Aprendizagem e Construção da Cidadania Ativa Serão 02 seminários, cada um composto por 8h ao todo. O primeiro seminário, dedicado à Educação Infantil e o segundo seminário, dedicado ao Ensino Fundamental.
Políticas da Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo Curso destinado a gestores escolares e professores da rede pública municipal e outros interessados em compreender os princípios, fundamentos e processos específicos das políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.
Vulnerabilidades, Desigualdades, Violência e Educação Escolar: Construindo Caminhos Esperançosos na Metrópole Curso destinado a educadoras e educadores interessados em discutir e compreender a relação entre as múltiplas dimensões da vulnerabilidade social, da desigualdade e da violência com a educação escolar numa perspectiva crítica e esperançosa: reconhecendo os limites e desafios da realidade social brasileira e construindo coletivamente as estratégias para um trabalho educativo com visão emancipadora.
A Gestão Democrática dos Recursos Financeiros na Escola Pública Curso destinado a gestores escolares da rede pública municipal e outros interessados em compreender os princípios, fundamentos e processos específicos que tornam disponíveis os recursos financeiros e que devem presidir sua aplicação na melhoria da qualidade da oferta educativa.
Educação Democrática e Comunicação Pedagógica não violenta para profissionais do quadro de apoio II Curso destinado aos profissionais pertencentes ao Quadro de Apoio à Educação interessados em discutir, compreender e construir subsídios para o desenvolvimento de uma comunicação pedagógica não-violenta, na perspectiva da educação democrática e participativa.