Programa Escola Jovem de Democracia

O Programa Escola Jovem de Democracia tem por objetivo contribuir para a formação cidadã de estudantes do ensino médio e da educação técnica e profissional, mediante atividades educativas com foco na ampliação do grau de letramento político e de compreensão e apropriação dos valores democráticos.

Edital Programa Escola Jovem de Democracia

Ele é composto por 03 (três) projetos:

I – Projeto Aula Aberta: Democracia, Cidadania e Estrutura do Estado Brasileiro

Coordenador: Rubem Davi Romancini

O jovem precisa entrar na vida política bem informado e, num mundo de tanta informação que chega sem verificação por todos os lados, é importante que ele tenha as ferramentas corretas para saber o que fazer em sua vida política.

Entender a estrutura do Estado, quem faz o quê, quem fiscaliza quem, entre outras coisas, é fundamental para que o jovem saiba da importância do seu voto e para que entenda o papel das instituições democráticas. Após sua participação nessa aula aberta, espera-se que o aluno entenda não só o que a política representa, mas como se dá a participação do cidadão na vida política.

A Escola do Parlamento oferece esse curso justamente por isso: é desenhado para dialogar em formato interativo e com linguagem simples com os jovens das escolas da cidade de São Paulo.

As informações para a participação das escolas estão detalhadas no edital acima, e os detalhes do curso oferecido constam no programa do curso, disponibilizado a seguir.

Inscreva sua escola!

Objetivos: Criar e fortalecer estratégias de disseminação de conhecimentos sobre democracia, cidadania e participação política para jovens matriculados no ensino médio e favorecer a sua formação cidadã frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Conteúdo: Introdução à Teoria Geral do Estado, conceito de Democracia, conceito de cidadania, conceito de participação política. Os três poderes e suas funções. Distinção entre democracia direta e democracia representativa/participativa. Organização e funcionamento do Poder Legislativo, com ênfase na vida política municipal e na interação das instituições com o cidadão.

Público alvo: Educandos de ensino médio, técnico e profissionalizante, vinculados às escolas de educação básica – públicas ou privadas, em idade de ingressar para o corpo de eleitores.

Instrutor: Prof. Rubem Davi Romancini, bacharel em Relações Internacionais pela USP, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UNICSUL e Diretor Executivo da Escola do Parlamento.

Carga Horária Total: 03 horas

Local: Palácio Anchieta – Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 (próximo ao Metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira)

Datas: 

Mês Manhã Tarde
Março 09/03; 16/03; 23/03; 30/03 13/03; 27/03
Abril 06/04; 13/04; 27/04 03/04;
Maio  04/05; 18/05; 25/05 29/05;
Junho 08/06; 22/06 05/06; 15/06

Período de Inscrição: Continuado

ATENÇÃO: a inscrição deverá ser feita pelos diretores ou coordenadores das Escolas.

 

INSCRIÇÕES: SUSPENSAS

 


II – Projeto – Curso de Extensão Universitária Formação de Educadores para a Cidadania: Democracia, Cidadania e Estrutura e Funcionamento do Estado Brasileiro

Inscrições em breve


III – Projeto – Curso Iniciação Política para Jovens nos Territórios da Cidade

Inscrições em breve