A Filosofia a partir de seus problemas

A filosofia tem fama de difícil, obscura e, inclusive, arbitrária. Mas grande parte das dificuldades usuais para sua compreensão deve-se ao não-entendimento do “problema” do qual a filosofia trata. Neste curso, o prof. Dr. Mario Ariel González Porta oferece uma opção didática e metodológica para o estudo filosófico com base no seguinte princípio: a compreensão do problema deve constituir o núcleo essencial, o eixo, do ensino da filosofia. O que aqui se propõe é uma perspectiva de acesso à filosofia, centrada em explicitar como podem ser melhorados o estudo e o ensino dessa disciplina.

Objetivos:
• Geral: propor uma perspectiva de acesso à filosofia, centrada em explicitar de modo instrumentalmente efetivo como podem ser melhorados os estudos e o ensino dessa disciplina, uma vez que ensino e aprendizagem são correlatos.
• Específico: entender o “problema” abordado por um filósofo, já que este tende a ser pressuposto ou simplesmente ignorado, sem que se dedique esforço específico algum para esclarecê-lo.

Docente:
» Prof. Dr. Mario Ariel Gonzáles Portapossui graduação em Filosofia pela Universidade Maior da República de Montevidéu (1980) e doutorado em Filosofia – Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1989). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: origens da filosofía contemporânea, Kant, neokantismo, fenomenologia, psicologismo e ensino da filosofia.


Programação:
4 encontros, sempre das 19h às 21h

ATENÇÃO – Devido a problemas de instabilidade na rede, a transmissão da primeira aula no dia 2/10 teve que ser interrompida. Iniciaremos o curso na próxima sexta-feira, dia 9/10 e incluímos mais uma data na programação, segunda-feira, dia 19/10. Programe-se!

09/10 – A proposta do curso e o “problema” filosófico
16/10 – O que é a filosofia?
19/10 – Como se lê um texto filosófico
23/10 – A importância do contexto


Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook

Inscrições: clique aqui


Referência bibliográfica
GONZÁLEZ PORTA, M. A. A filosofia a partir de seus problemas. São Paulo: Editora Loyola, 2002.


ATENÇÃO

A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a questionário online de avaliação de conteúdo que será disponibilizado após a última aula somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla (leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP)