Webinar Comunicação Política, Esfera Digital e Gabinete Parlamentar – Desafios em Tempos de Covid-19

Este curso está sendo retomado online – atenção às novas datas e horários.
E se você já estava inscrito, favor fazer a inscrição novamente (é só clicar no link indicado)


Diretor Responsável: Alexsandro Santos

Coordenador: Rubem Davi Romancini

Os processos de comunicação são elementos estruturantes da construção da atividade política. A história da afirmação e consolidação da democracia, tal como a conhecemos hoje, está fortemente imbricada com a história da evolução dos meios e processos de comunicação pública. Se, em tempos pregressos, a comunicação analógica e a imprensa tradicional, representada pelos jornais e pelas revistas, constituía uma arena indispensável à atividade política e a construção dos consensos sociais próprios da democracia, é incontornável reconhecermos que o advento da comunicação digital, em suas diferentes manifestações, produziu – e continua produzindo – uma verdadeira revolução permanente nos laços sociais, nas instituições e, como não poderia deixar de ser, na configuração dos regimes democráticos e na relação entre representantes políticos e sociedade civil.

Objetivos: Criar um espaço de aprendizagem destinado à discussão dos conteúdos relativos à construção, análise, implementação e avaliação de estratégias de comunicação política a partir ou com participação do Poder Legislativo, notadamente com ênfase nas tecnologias digitais, nas perspectivas abertas pelo avanço da Ciência de Dados e nos debates em torno da interface entre democracia, comunicação digital e participação política, com especial atenção à aceleração das transformações ocasionadas pela crise sanitária da Covid-19.

Conteúdo: Comunicação Política e Esfera Digital: Aspectos Fundamentais; Presença Digital, Participação Política e Engajamento da Sociedade Civil; Ativismos e Projetos em Comunicação Política Digital;  Aspectos Jurídicos para a atuação política no meio digital; Estudo de Caso: Comunicação Digital em Ação no Legislativo Municipal; Gestão e Governança de Redes Sociais para Comunicação Parlamentar.

Público Alvo: Servidores públicos, agentes do poder legislativo, estudantes e pesquisadores.

Inscrições: encerradas


Programação:

Terças e quintas, das 13h às 15h

19/5 Comunicação Política e esfera Digital: Retomada*
Clique AQUI para assistir à aula

21/5 O cenário da crise da Covid-19 e os desafios para a comunicação política
Clique AQUI para assistir à aula

26/5 Presença Digital, Participação Política e Engajamento da Sociedade Civil
Clique AQUI para assistir à aula

28/5 Ativismos e Projetos em Comunicação Política Digital
Clique AQUI para assistir à aula

02/6 Aspectos Jurídicos para a atuação política no meio digital / Gestão e Governança de Redes Sociais para Comunicação Parlamentar
Clique AQUI para assistir à aula

04/6 Estudo de Caso: Comunicação Digital em Ação no Legislativo Municipal
Clique AQUI para assistir à aula

Docente: Kleber Nogueira CarrilhoDoutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e pesquisador em pós-doutorado na Université de Paris V – Sorbonne.


ATENÇÃO

  • Os encontros serão transmitidos via streaming na página do Facebook da Escola do Parlamento.
  • A geração de certificado será feita após resposta a um questionário online que será disponibilizado ao final do curso somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla.

*se você não assistiu à primeira aula presencial do dia 10 de março, pode acessar os vídeos deste encontro através dos links abaixo. Isso será importante para a sua formação e também para responder ao questionário sobre o conteúdo do curso.

(parte 1) http://www.nucleomedia.com.br/get_webcast.asp?id=47798

(parte 2) http://www.nucleomedia.com.br/get_webcast.asp?id=47799

(parte 3) http://www.nucleomedia.com.br/get_webcast.asp?id=47800

 

Bibliografia:

BRIGGS, Asa & BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CHAIA, Vera Lucia Michalany. Jornalismo e política: escândalos e relações de poder na Câmara Municipal de São Paulo. São Paulo: Hacker: CAPES, 2004.

DOWNING, John D.H. Mídia Radical – Rebeldias nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Editora SENAC, 2002.

NOVAES, Adauto (Org.). Muito Além do Espetáculo: São Paulo: Editora SENAC, 2005.

SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Software livre : a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.