2º Seminário sobre Livro e Leitura na Cidade de São Paulo

Perspectivas da implementação do PMLLLB na cidade de São Paulo

Dando continuidade ao 1º Seminário sobre Livro e Leitura na Cidade de São Paulo que debateu amplamente as perspectivas para uma cidade leitora do ponto de vista histórico, sociológico, político e literário, envolvendo a educação e a cultura como vértices temáticos, este 2º Seminário será seguramente uma contribuição relevante da Escola do Parlamento para qualificar o debate e esclarecer a sociedade paulistana e seus educadores sobre a importância estratégica  para a implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) do Município de São Paulo (Lei 16.333, 18/12/2015) em um processo participativo, democrático e popular, por intermédio de metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, o reconhecimento da literatura como direito humano, a compreensão de sua natureza formativa e o incentivo à imaginação, à criação e à educação são elementos fundamentais para os educadores da cidade e em particular da Rede Municipal de Ensino de São Paulo continuarem avançando na concretização de uma educação pública de qualidade social.

Objetivos: analisar a implantação do PMLLLB de São Paulo; incentivar o debate sobre a democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e à informação como um direito do cidadão; valorizar o princípio institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; discutir modelos de desenvolvimento sustentável da economia do livro e o estímulo à capilarização da indústria e do mercado editorial na cidade; debater sobre a garantia da acessibilidade ao livro, à leitura e à literatura em todas as suas acepções: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática; refletir sobre a integração entre as Secretarias e órgãos Municipais para a implementação do PMLLLB.

Público alvo: Agente de Apoio, Agente Escolar, Anal. de Inf. Cult. e Desp. – Biblioteca, Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educacional, Auxiliar Técnico de Educação, Bibliotecário, Coord. Ação Cultural/Educacional, Coordenador Pedagógico, Coordenador Polo UNICEU, Diretor de Escola, Diretor de Divisão Técnica, POSL, Professor de Educação Infantil, Professor E.F. II e Médio, Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Supervisor Escolar.

Vagas: 100

Inscrições: encerradas

Programação: 18h às 22h na Câmara Municipal de São Paulo

Tema Convidados Mediador
10/set

18h-22h

Auditório Prestes Maia

MESA 01 – O PMLLLB em São Paulo: construção e retomada. Os atores e as articulações no processo de construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.

Ver. Antônio Donato (autor da Lei 16.333/15 do PMLLLB)

Ver. Toninho Vespoli (co-autor da Lei 16.333/15 do PMLLLB)

Mara Esteves (Rede LiteraSampa / RNBC)

José Castilho Marques Neto (ex-secretário do PNLL)

Renata Costa (secretária executiva do PNLL)

Miro Nalles (ex-coordenador do Sistema Municipal de Bibliotecas)

Ricardo Queiroz (bibliotecário e pesquisador)
24/set

18h-22h

Auditório Prestes Maia

MESA 02 – Democratização do acesso à leitura e o papel da mediação: os diversos modelos, lugares e ações de mediação de leitura e formação de leitores. Rodrigo Ciríaco (escritor/Sarau dos Mesquiteiros)

Amanda Leal (Piracaia de Leitura)

Suilan Alves de Sá (Slam Letra Preta/Rede LiteraSampa)

 

Bianca Pereira (Coletiva Achadouras de Histórias / Rede LiteraSampa)