Simulador Eleitoral

Diretor Responsável:  Gustavo Dias

Coordenador:  Luís Fernando Éboli Kimaid

O Simulador Eleitoral da Bússola Tech é uma atividade que tem como objetivo trazer a concretude da experiência de uma campanha eleitoral – as decisões estratégicas que precisam ser tomadas, assim como os dilemas éticos envolvidos. Durante o programa, os participantes estarão imersos em dinâmicas de estratégia de campanhas eleitorais e tomadas de decisões situacionais para resolver desafios da campanha. Para isto, os participantes precisarão resolver dilemas éticos e profissionais que surgirão naturalmente dentro da simulação, assim como aqueles que serão instigados pela organização.

Durante a simulação, os participantes formarão parte de um comitê estratégico para assessorar uma das cinco candidaturas à Prefeitura de uma cidade de porte médio.

Os tópicos que esta atividade inclui são: gerenciamento de equipe de campanha e de crises, a complexidade das decisões de uma campanha eleitoral, posicionamento em relação às regras eleitorais, resolução de conflitos, negociação, e enfrentamento das consequências da vitória e de uma eventual derrota.

Os participantes vão simular a interação estratégica durante as cinco últimas semanas de campanha eleitoral. Para cada uma dessas semanas, cada equipe precisará decidir como gastar a verba de mídia e comunicação para o sua candidatura. Cada um pode defender suas próprias ideias ou atacar uma ou mais posições de outros candidatos. Haverá um tempo disponível para que as equipes se reúnam com membros de outras campanhas e discutam sinergia de ideias e interesses.

Público alvo: Profissionais que desejam atuar em campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2020, estudantes de ciência política e demais interessados.

Vagas:  60

Carga horária total: 6 horas

Inscrições: encerradas

Programação:

Data/horário/local Bloco Palestrante Tema da palestra/aula

18/02/2020

19h às 22h

Sala Oscar Pedroso Horta

David Meneses Estratégica, teoria dos jogos e negociação.
David Meneses/ Luís Kimaid Explicação do jogo
David Meneses/ Luís Kimaid Simulação (duas primeiras semanas da campanha eleitoral)

20/02/2020

19h às 22h

Auditório Prestes Maia

David Meneses/ Luís Kimaid Introdução – mostrar resultados e notícias do dia anterior
David Meneses/ Luís Kimaid Simulação (três últimas semanas da campanha eleitoral)
David Meneses/ Luís Kimaid Dilemas éticos enfrentados

Luís Fernando Éboli Kimaid é Internacionalista e Cientista Político. Liderou a equipe de Compliance para América Latina, no Google. Atuou na Secretaria de Planejamento do Estado de SP, na unidade de financiamento de projetos estratégicos; e agora é Fundador e CEO da Bússola Tech. Atua em pesquisa acadêmica na área de Democracia e tomada de decisão a partir de uma perspectiva digital.

David Meneses é junkie político com experiência demonstrada em investigação da opinião pública, estratégia política, comunicação política, campanhas eleitorais e responsabilidade social corporativa.  Com mestrados em direito (LL.M.) na George Washington University, forte ênfase no desenvolvimento de projetos interinstitucionais e multinacionais, com experiência acadêmica e prática em vários países da América Latina e Estados Unidos.