Repórter do Futuro – 10ª Turma – 2017

“Repórter do Futuro: Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais oferecem, pelo sexto ano consecutivo, 20 (vinte) vagas para estudantes de graduação em Jornalismo, das quais 5 (cinco) vagas destinam-se a estagiários de comunicação dos gabinetes dos vereadores, para a 10a. edição do curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter. Este módulo temático do Projeto Repórter do Futuro tem como foco estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.

Ao todo, serão seis encontros com uma variada programação que inclui, aos sábados, Palestras e Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas sobre os grandes problemas da cidade com gestores e especialistas.
Os estudantes são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, formam duplas para realizar uma reportagem de fôlego em um algum bairro de livre escolha – a Operação Ponto Final.

EP|Diretor Responsável: Lara Mesquita

OBORÉ|Diretores Responsáveis: Sergio Gomes e Ana Luisa Gomes

Coordenação: Cristina Cavalcanti

Público Alvo: Estudantes universitários de graduação em Jornalismo.

Carga Horária: 60 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 6h de leituras + 30h de atividades práticas de reportagens e produção de textos.

Vagas: 20 vagas, das quais 5 reservadas a estagiários de jornalismo da Câmara Municipal de São Paulo

Matrículas: 26 de abril a 02 de maio

Programação:

Data Local Tema da palestra/aula Palestrante
08/abr

13-17h

Auditório Prestes Maia (Plenarinho) ENCONTRO DE SELEÇÃO | Aula Magna Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ [Vídeo 1] [Vídeo 2]
06/mai

13-17h

Sala Tiradentes Aula Inaugural  Sérgio Gomes, Germano Machado [Vídeo]
13/mai

13-17h

Sala Tiradentes Habitação Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade [Vídeo 1] [Vídeo 2]
20/mai

13-17h

Sala Tiradentes Mobilidade Frederico Bussinger, diretor do IDELT [Vídeo]
27/mai

13-17h

Sala Tiradentes Educação Prof. Cláudio Fonseca, Vereador [Vídeo]
03/jun

13-17h

Sala Tiradentes Sustentabilidade Rodrigo Ravena, Servidor da CMSP e ex-Secretário de Verde e Meio Ambiente [Vídeo]
08/jul

10-17h

Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO Apresentação das reportagens do Ponto Final, avaliação do módulo e entrega dos certificados Coordenação do Curso

Bibliografia:

ANDRADE, Mário de. A Revelação – Oração de paraninfo 1935. In: AB’SABER, Aziz (org.). Leituras indispensáveis. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008, pp. 19-30.

ARTIGAS, João Batista Vilanova. O desenho. Aula inaugural proferida na FAU/USP em março de 1967. São Paulo: FAU/USP, 1970,1975.

BIANCARELLI, Aureliano. Cirurgia em campo aberto. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BUSSINGER, Frederico. Cidade do Futuro e Mobilidade. Disponível em: << https://portogente.com.br/colunistas/frederico-bussinger/cidade-do-futuro-mobilidade-87722.>>.

ECKBO, Garret. O paisagismo nas grandes metrópoles. In: In: AB’SABER, Aziz (org.). Leituras     indispensáveis. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008, pp. 39-56.

FOLHA DE S. PAULO. DNA Paulistano – a mais abrangente pesquisa de opinião sobre a relação dos paulistanos com a sua cidade. São Paulo: Publifolha, 2012.

SÃO PAULO. Câmara Municipal de São Paulo. Projeto de Lei 272/2015 – Revisão da lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Revisão da Lei de Zoneamento. Disponível em : << http://www.saopaulo.sp.leg.br/zoneamento/apresentacao/>>.

SÃO PAULO. Prefeitura Municipal de São Paulo. Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano. Plano Diretor Estratégico (PDE). São Paulo tem um Plano. Disponível em << http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/entenda-a-lei/>>.

SÃO PAULO. Prefeitura Municipal de São Paulo. Secretaria Municipal das Subprefeituras. Dados demográficos dos Distritos pertencentes às Subprefeituras. Disponível em << http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados_demograficos/index.php?p=12758>>.