UNIFESP é homenageada pelos seus 25 anos

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou, na última quinta-feira (26/09), a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) pelos 25 anos da instituição de ensino. Uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, o evento destacou a importância da UNIFESP para a ciência e a pesquisa, assim como o compromisso social da universidade.

A UNIFESP é referência em ensino e tecnologia no país. A universidade teve sua origem na Escola Paulista de Medicina e se destaca pela pesquisa científica no campo da saúde. A sua oficialização se deu por lei federal em 1994.

A homenagem foi recebida pela reitora da UNIFESP, Soraya Soubhi Smaili, que destacou o papel da instituição. “Nós temos que agradecer toda a sociedade, todo povo brasileiro que, de fato, propicia que essa Universidade continue funcionando. Temos 52 cursos de graduação, quase 25 mil estudantes em todas as modalidades. Além disso, temos ensino à distância, especialização e residências, por exemplo. Educar, fazer a educação superior de qualidade, e também levar a população de outros estados, de todo o nosso país”, disse a reitora.

São trabalhos importantes na área da Ciência e Tecnologia e, especialmente, nos serviços prestados à comunidade.

Marimélia Porcionatto, secretária regional do SBPC, exemplificou a atuação da universidade na sociedade. “São muito trabalhos. Eu posso destacar, por exemplo, do grupo de oftalmologia, que realiza os mutirões de catarata e de atendimento às crianças. Em Osasco, nós temos a Escola Paulista de Negócios, que tem uma ação bastante relevante na comunidade. O objetivo é prestar auxílio para os empreendedores do local. Tanto os alunos quanto os docentes de graduação e pós-graduação têm um envolvimento muito importante com as comunidades”, disse a secretária.

Parlamentares envolvidos

O vereador Gilberto Natalini (PV) foi aluno da UNIFESP e membro do Conselho Universitário, e fez questão de ressaltar o papel da Universidade Federal de São Paulo na sociedade. “Na pesquisa, no ensino, na assistência, enfim. Grandes profissionais da área de saúde, de outras áreas. A gente sabe que a UNIFESP é ponta firme”, ressaltou o vereador.

Anfitrião do evento, o vereador Eduardo Suplicy (PT) trouxe um panorama da atuação da UNIFESP e mencionou a importância do ensino público no país. “Fortalecer o ensino público e em especial das universidades. E de uma universidade que hoje é tão reconhecida por seus estudos, pesquisas, qualidade de ensino. Já são 22 mil pessoas estudando, trabalhando, pesquisando, então eu tenho o maior entusiasmo pela UNIFESP. Portanto, avaliei que era importante nós homenagearmos pelos seus 25 anos”, disse Suplicy.

Assista à matéria completa da TV CÂMARA SP:

ELYS MARINA
DA TV CÂMARA SP

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também