Secretaria de Saúde apresenta programa Acompanhante de Idosos

RenattodSousa
Programa atende idosos que vivem isoladamente
Marilia Viana Berzins, assessora técnica da Coordenadoria da Saúde do Idoso

 

Melhorar a qualidade de vida do idoso por meio de auxílio em suas atividades diárias nos próprios domicílios é um dos objetivos do programa Acompanhante de Idosos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa foi apresentado na Subcomissão A melhor Idade, da Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (10/06).

A cidade de São Paulo tem hoje cerca de 1,2 milhões de  pessoas com mais de 60 anos. “O crescimento do número de idosos não é um problema, é uma conquista, fruto do investimento em saúde”, disse Marilia Viana Berzins, assessora técnica da Coordenadoria da Saúde do Idoso, da SMS.

Há na cidade de São Paulo 14 equipes que são coordenadas por um assistente social e conta com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, administrador, motorista e acompanhantes ou cuidadores. O programa prioriza idosos que se encontram em alta vulnerabilidade social e vivem sozinhos, em pequenos grupos ou em casais.
 
Os cuidadores são responsáveis por oferecer companhia, acompanhamento em atividades externas, como compras em supermercados e farmácias, ida a bancos e de lazer. Além disso, eles auxiliam os idosos nos cuidados pessoais e nas visitas aos serviços de saúde.
 
“Temos uma grande preocupação com as pessoas que são escolhidas para trabalhar como acompanhantes; têm de ser pessoas carinhosas e respeitosas. Além disso, há a educação permanente dos profissionais”, disse Sérgio Paschoal, assessor técnico da Coordenadoria da Saúde do Idoso. 
 
Participaram da reunião os vereadores Juliana Cardoso (PT), Claudio Prado (PDT), Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), Sandra Tadeu (DEM) e Milton Ferreira (PPS).

Imagens para download:
RenattodSousa
Programa atende idosos que vivem isoladamente
Claudio Prado, Juliana Cardoso e Carlos Alberto Bezerra Jr.
RenattodSousa
Programa atende idosos que vivem isolados
O vereador Carlos Alberto Bezerra Jr.
RenattodSousa
Programa atende idosos que vivem isolados
Sérgio Paschoal, assessor técnico da Coordenadoria da Saúde do Idoso

Veja também