Premiações da Câmara destacam iniciativas nas áreas de cidadania e cultura

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo reconhece anualmente iniciativas de instituições e cidadãos que trabalham, em diferentes áreas de atuação, por uma cidade melhor. São diversos prêmios institucionais para os quais é possível se inscrever em busca do reconhecimento oficial do Legislativo paulistano.

Criados ao longo dos anos por iniciativa da Câmara, as diversas premiações possuem o objetivo de incentivar ações, projetos ou empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento da cidadania, qualidade de ensino e divulgação dos muitos potenciais da maior capital brasileira.

As informações sobre os prêmios oferecidos pela Casa podem ser acessadas no Portal da Câmara. Para chegar lá, selecione a aba Institucional na página inicial do portal. Em seguida, clique em Prêmios Institucionais.

Nesta área, estão as informações relativas aos prêmios da Câmara Municipal desde 2012. Os detalhes de cada premiação específica podem ser localizados na imagem correspondente ao prêmio. Em seguida, o internauta é direcionado à área específica da premiação, onde existem informações sobre regulamento, instruções para inscrição e resultados das edições anteriores.

Uma das premiações encontradas nesta área, o Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia incentiva a mídia especializada a divulgar a cena gastronômica paulistana. Anualmente, são premiados jornalistas e meios de comunicação pela cobertura realizada de múltiplos aspectos da culinária da cidade.

O Prêmio Milton Santos reconhece projetos e outras iniciativas que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social. Destinado a munícipes, ONGs, associações, instituições, grupos informais ou empresas que apresentem trabalhos nessa área, o nome da premiação homenageia o geógrafo baiano Milton Santos, que foi professor da Universidade de São Paulo.

A partir da constatação da importância do movimento Hip Hop no processo de inclusão social, musical e cultural, foi instituído o Prêmio Sabotage, que visa reconhecer publicamente o trabalho de artistas do gênero. Homenagem ao rapper paulistano Sabotage, a premiação destaca a inserção do movimento particularmente junto aos jovens na cidade.

Na área da educação, o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal concentra-se em projetos que representem iniciativas de aprimoramento da qualidade de ensino nas escolas públicas de São Paulo, desenvolvidos por educadores nas unidades municipais.

Também estão no portal informações sobre o Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania, a ser entregue anualmente em data próxima à data do falecimento do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, articulador da maior campanha contra a fome já realizada no País.

Outro prêmio é o Parlamento Jovem, criado com o objetivo de oferecer aos jovens do município uma lição de cidadania e democracia, mediante o exercício, por um dia, de funções e ações similares àqueles realizados pelo Legislativo municipal.

Para saber mais sobre os prêmios institucionais da Câmara Municipal de São Paulo clique aqui.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também