Participantes do “Comida di Buteco” são homenageados

LUCIANO TEIXEIRA
DA TV CÂMARA

Os donos dos bares participantes do concurso “Comida di Buteco” foram homenageados durante uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (3/4). A homenagem marcou o início da edição 2018 do evento, que está em sua sétima edição.

São 60 bares participantes, de todas as regiões da capital paulista. De acordo com o vereador Gilberto Natalini (PV), o concurso é uma forma de incentivar uma tradição tipicamente brasileira.

“Essa disputa saudável tem que ser valorizada do ponto de vista econômico, social e cultural”, disse ele.

Edson José da Silva, que tem um boteco no Bom Retiro, região central de São Paulo, participa pela primeira vez. “É um concurso que vai destacar todo um trabalho que nós, donos de bares, fazemos ao longo do ano”.

Foram homenageados 47 donos de botecos paulistanos, inclusive o ganhador do concurso nacional de 2017, Alexandre Nunes, do Bar do Jão, que fica no bairro da Penha, na zona leste da cidade.

“Depois do concurso eu recebo gente do Brasil inteiro. Pessoas que acompanham o concurso em várias cidades. Com isso o movimento do meu bar aumenta muito”.

Para o público, o “Comida di Buteco” começa no dia 13 de abril. Serão 21 cidades participantes e 600 botecos. Desde 2016 o concurso tem as etapas local e nacional. São mais de 5 milhões de visitantes que até junho geram uma receita de R$ 140 milhões e 6 mil empregos.

Em cada uma das cidades, as receitas são criadas especialmente para a competição. São avaliados, além do petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Para um dos criadores do concurso, Ronaldo Perri, essa é uma forma de gerar inclusão sócio-econômica.

“É um negócio que tem como missão transformar a vida das pessoas, do pequeno negócio familiar. Eu acho que uma homenagem como essa na Câmara de São Paulo valoriza todo o trabalho que é feito”.

A etapa local acontece até o dia 13 de maio. O público pode votar por meio de uma cédula que fica no bar participante. A segunda etapa, a nacional, acontece em junho. No ano passado foram mais de 520 mil votos.

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também