Mulheres recebem homenagem em Sessão Solene

André Bueno/CMSP

Vereadoras promoveram homenagem a mulheres de destaque na sociedade

DOUGLAS MATOS
DA REDAÇÃO

No Dia Internacional da Mulher (8/3), a Câmara Municipal de São Paulo prestou uma homenagem às mulheres que fazem a diferença na sociedade. A solenidade foi realizada no Plenário 1º de Maio, que ficou lotado.

As homenageadas foram escolhidas pelas vereadoras e lideranças dos partidos. A Presidência e os comandos da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar da Casa também participaram das indicações.

A solenidade foi aberta com um minuto de silêncio, em respeito às mulheres vítimas de feminicídio no país. Em seu discurso, a presidente da sessão, Soninha Francine (PPS) falou sobre as consequências do preconceito e da desigualdade de gênero. Ela também lamentou o baixo número de mulheres na política.

“Hoje nós somos apenas 20% desta Casa. Então, o nosso ambiente ainda é em sua maioria masculino. Mas eu acredito que isso é uma questão de tempo. Por outro lado, hoje há aqui mulheres homenageadas em muitas áreas. Temos advogada, apóstola, assistente social, policial, delegada, catadora, dirigente partidária, enfermeira, estudante, gestora etc. Meu desejo é que todas essas funções sejam exercidas por mulheres não como se fosse normal, mas porque é perfeitamente normal”.

A secretária municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, também esteve presente, como representante da Prefeitura. Vereadora licenciada da Câmara, ela destacou a relação entre a mulher e o emprego em São Paulo, especialmente um problema que não acontece só na cidade: a diferença salarial e de oportunidades entre os gêneros.

“Essa é uma questão grave, já enraizada em questões culturais que vêm de outras gerações. Então acho que a primeira coisa que precisamos é uma grande sensibilização da sociedade. Além disso, precisamos de políticas de incentivo e apoio. Primeiro, às próprias mulheres, para que elas possam se capacitar e se fortalecer. Depois com a oferta de mecanismos para impulsionar o acesso delas ao mercado de trabalho”, afirmou.

Conheça as homenageadas do Dia Internacional da Mulher na Câmara:

André Bueno/CMSP

Rose e a vereadora Adriana Ramalho

“A partir da Delegacia da Mulher, que foi a primeira do mundo, muitas políticas públicas para elas  começaram a aparecer. A delegacia mostrou que precisava de atendimento jurídico, psicológico, de abrigo, e o governo foi sendo obrigado a criar essas instituições para auxiliar a mulher.

Delegada Rose, Rosemary Corrêa – fundou a primeira Delegacia da Mulher em 1985

 

 

André Bueno/CMSP

Maria Fernanda e a vereadora Noemi Nonato

“Nosso trabalho sobrevive de doações e bazares que são revertidos em alimentos e cestas básicas para as crianças. Para que o trabalho se realize é necessário estar sempre com o coração aberto: com  muita dedicação, muito amor e muita fé as coisas acontecem”.

Maria Fernanda Franco Pinto – voluntária social desde 1988

 

 

André Bueno/CMSP

A vereadora Juliana Cardoso, Irene Garbelini e Adriano Diogo

 “Lutei muito pelo bairro. Minha trajetória começou com a busca por direitos básicos como água, luz e esgoto. E sou do movimento de Saúde, Pastoral da Criança, e da igreja São Mateus Apóstolo. E quero agradecer por essa homenagem”.

Irene Lopes Garbelini – ativista comunitária , moradora de São Mateus

 

 

 

André Bueno/CMSP

Maria Fernanda e a vereadora Edir Sales

“É uma honra receber essa homenagem não só como mulher, mas como gestora. Gostaria de partilhar essa homenagem com todas as colaboradoras e todas que trabalham comigo para uma assistência digna e segura”.

Maria Fernanda Lopes da Silva – médica diretora do Hospital Geral de Vila Alpina

 

 

 

André Bueno/CMSP

Rose Amorim e o vereador André Santos

“Agradeço a homenagem. Não posso deixar de estendê-la a todas as mulheres, mães e profissionais, que têm nos ajudado a fazer essas pessoas serem incluídas pela sociedade. Que todos possam ter responsabilidade social, consciência de que é nosso dever ajudar e estender a mão a cada pessoa”.

Rose Amorim – presidente da Abads, instituição de apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo

 

 

André Bueno/CMSP

Andresa Gomes e o vereador Camilo Cristófaro

“Hoje eu consigo associar o que eu amo com o que eu faço. Então sempre que possível eu procuro agregar coisas positivas ao nosso trabalho. Como receber doações e fazer eventos para a comunidade. Todos esses eventos para trazer um pouco de amor e carinho para as pessoas que tanto sofrem”.

Andresa Gomes Dias, enfermeira há 12 anos. Atua na UBS República

 

 

André Bueno/CMSP

Fabiana Silva e a vereadora Soninha Francine

“Tenho três filhos e sou catadora de material reciclável há 8 anos. Eu conheci a vereadora Soninha embaixo de um viaduto e começamos uma amizade. Fico muito agradecida pela homenagem. Muito feliz mesmo”.

Fabiana Silva –  coletora de material reciclável

 

 

 

André Bueno/CMSP

Marilena Pacios recebe homenagem de Sílvia Regina, representante da vereadora Sandra Tadeu

“É um motivo de orgulho pensar que eu participo desse time da Associação Cruz Verde, que atende bebês, crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral e autismo . E eu compartilho essa homenagem com todas as mulheres, com as médicas, enfermeiras e voluntárias”.

Marilena Pacios – superintendente da Associação Cruz Verde

 

 

 

André Bueno/CMSP

Sofia Esteves e a vereadora Janaína Lima

“Isso significa que minha história de vida e minha luta  para tentar proporcionar uma escolha melhor e uma oportunidade de carreira para todo mundo tem feito sentido. Sempre digo que são dois fatores para a felicidade: acreditar na sua capacidade e no seu potencial”.

Sofia Esteves – fundadora do grupo Companhia de Talentos

 

 

André Bueno/CMSP

O vereador Gilberto Nascimento e Cleusa Maria

“Realizamos um trabalho social muito bonito na Vila Liviero. É um trabalho missionário, em que cuidamos de muitas mulheres. E quero agradecer a todas elas. Que sejam abençoadas”.

Cleusa Maria de Jesus Medeiros –  apóstola

 

 

 

 

André Bueno/CMSP

A vereadora Patrícia Bezerra e Helena Tannure

“É uma grande honra receber a homenagem. Precisamos ser a voz dos necessitados. Existem muitas coisas para serem conquistadas. Com força sim, mas sem perder a docilidade e a feminilidade. Parabéns mulheres pelo nosso dia”.

Helena Tannure, pastora

 

 

 

André Bueno/CMSP

Irmã Maria Luzia Ferreira e o vereador George Hato

“Como mulher eu quero agradecer a todas que assumem a sua missão com coragem e com força. E Que Deus as ilumine, para que possam assumir sua missão como mães e trabalhadoras. Desejo coragem principalmente àquelas que encontram dificuldades para viver neste momento”.

 Irmã Maria Luzia Ferreira, diretora de creche no Ipiranga

 

 

André Bueno/CMSP

O vereador Gilberto Natalini e Leda Aschermann

“Gostaria de fazer uma breve homenagem às mulheres que atuam na saúde pública e na política. E dizer que ser gentil não nos torna menos fortes. Ao contrário, esse é o jeito de a mulher fazer política”.

Leda Aschermann – enfermeira sanitarista e ambientalista

 

 

 

André Bueno/CMSP

Elza Braga e o vereador Milton Ferreira

“Sou coordenadora geral de saúde na zona leste e atuo na área  há mais de 30 anos. Hoje tenho a responsabilidade de cuidar de mais de 2,6 milhões de pessoas. Tenho ainda o compromisso de reestruturar a rede de saúde da região. Essa homenagem é um reconhecimento desse trabalho”.

Elza de Santana Braga, militante social

 

 

 

André Bueno/CMSP

O vereador Paulo Frange e Rosa Maria

“ Há muito tempo a gente convive com as discrepâncias dessa cidade tão grande. Eu falo de educação infantil há mais de 15 anos, tentando melhorar a situação. Que tragam para as periferias um bom projeto pedagógico, que levem chances a quem necessita”.

Rosa Maria Marinho Acerba,  da Comissão Executiva do Fórum da Educação Infantil (FEI) das Entidades Conveniadas de São Paulo

 

 

André Bueno/CMSP

O vereador Ricardo Teixeira e Ester Lamussi

“Durante 23 anos trabalhei em escola pública, atendendo pais, mães e crianças. Eu acredito que temos de estar comprometidos com o trabalho e sempre fazendo o melhor”.

Ester Lamussi, educadora

 

 

 

 

André Bueno/CMSP

A vereadora Rute Costa e Marta Costa

“Todos os dias são nossos. Mas o 8 de março foi escolhido para que fôssemos homenageadas. Agradeço o reconhecimento e lembro que minha irmã Rute também é um exemplo de mulher”.

Marta Costa, deputada estadual

 

 

 

 

André Bueno/CMSP

Mônica Seixas, representante da vereadora Sâmia Bomfim, e Raquel Marques

“Nossa organização, sem fins lucrativos, trabalha de maneira política, influenciando para que as mulheres possam viver uma vida livre de violência. O nosso trabalho, junto com os legisladores e com o Executivo, é garantir que existam políticas que garantam uma vida plena para as mulheres. E por meio do Judiciário, garantir o cumprimento das políticas que já existem”.

Raquel Marques, presidente da Ass. Artemis 

 

 

Vagner Magalhães | Câmara Municipal de São Paulo

Márcia Monteiro, entre as vereadoras Soninha Francine e Edir Sales

“Fiquei honrada. Vi muitos direitos conquistados. Eu , por exemplo, cheguei a ser chefe por 7 anos. E a mulher começa a ser um pouco mais valorizada, inclusive na questão salarial. Ela ainda merece mais coisas. Mais vereadoras e representantes”.

Márcia de Moura Leite Monteiro, técnica administrativa – há 41 anos na Câmara

 

 

 

André Bueno/CMSP

Maria Lúcia, entre as vereadoras Soninha Francine e Edir Sales

“Sou GCM e atuo no policiamento da noite. Agradeço muito essa homenagem e a estendo a todas as mulheres”.

 

Maria Lúcia dos Santos Correia – Guarda Civil Metropolitana

 

 

 

André Bueno/CMSP

Edna Castro Ramos, entre as vereadoras Soninha Francine e Edir Sales

“Estou na PM desde 1998. Vou fazer 20 anos de polícia. Agora atuo na Câmara, no policiamento noturno. Gostaria de dividir esse prêmio com todas as mulheres da corporação e a todas as mulheres”.

Edna Castro Ramos, Cabo da Polícia Militar

 

 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também