Falta de médicos no Hospital Mário Degni é discutida em comissão

André Moura / CMSP

Audiência pública Comissão de Saúde (11/9).

LETÍCIA GOMES
DA REDAÇÃO

Em audiência pública nesta quarta-feira (11/09), os vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher repercutiram reportagem da Folha de São Paulo sobre o Hospital Municipal e Maternidade Mário Degni, localizado no bairro Rio Pequeno, na zona oeste de São Paulo.

Segundo a Folha, profissionais da unidade registraram denúncia “desfalque no quadro de profissionais”, por meio de carta endereçada ao secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, com falta de médicos e plantonistas na unidade. A denúncia também foi encaminhada ao Ministério Público de São Paulo, ao CREMESP (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) e ao Conselho de Ética do hospital.

Segundo o vereador Celso Giannazi (PSOL), o hospital Mário Degni realiza em média 2 mil atendimentos e 200 partos ao mês, sendo referência para 23 Unidades Básicas de Saúde e dois prontos-socorros da região. “Isso é muito ruim para a cidade de São Paulo, metade do orçamento [municipal] está nas mãos das organizações sociais”, disse o vereador.

Giannazi mencionou que, na semana passada, foi noticiado que, na UBS Perus, a OS (Organização Social) responsável pela gestão decidiu finalizar o contrato. “E agora essa nova OS com falta de médicos e não oferecendo o trabalho devido. Vamos cobrar do prefeito Bruno Covas para que reverta essa situação e coloque uma rede direta de saúde para a população de São Paulo”, afirmou o vereador.

De acordo com a presidente do colegiado, vereadora Edir Sales (PSD), a comissão pretende convidar o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, para prestar esclarecimentos e falar das providências em relação ao Hospital e Maternidade Mário Degni. “A comissão tem debatido bastante esses casos de denúncias, fazendo vizitas a diversos hospitais. Iremos averiguar não só este hospital como também outras UBS onde está concentrada a necessidade de melhor atendimento”, disse a vereadora.

Projetos de Lei

Durante a audiência pública também foram apresentados 15 projetos de lei, de diversos temas, nas áreas de saúde, vacinação, direitos dos animais e educação.

 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também