Arquiteta Rosa Grena Kliass recebe Título de Cidadã Paulistana

2016-06-09- SS Cidada Paulistana a Sra. Rosa Grena Kliass-Abueno6154ABRE

Vereador Police Neto (PSD) entrega o Título de Cidadã Paulistana à arquiteta Rosa Grena Kliass
Foto: André Bueno / CMSP

 

ROSA2016-06-09- SS Cidada Paulistana a Sra. Rosa Grena Kliass-Abueno6018MIO

Rosa Grena Kliass

DA REDAÇÃO

A arquiteta Rosa Grena Kliass foi homenageada com o Titulo de Cidadã Paulistana em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (9/6), na Câmara Municipal. A iniciativa da solenidade foi do vereador José Police Neto (PSD), que reuniu familiares, amigos e colegas de trabalho para homenagear Rosa.

Nascida na cidade de São Roque, formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUUSP) em 1955 e é pós-graduada também na FAUUSP, em 1989. Na cidade de São Paulo participou da elaboração de projetos de diversos parques e praças, como o Parque do Morumbi, a Praça Benedito Calixto e a Praça do Pôr do Sol, além de dois dos mais relevantes marcos da paisagem, o Parque do Anhangabaú e o Parque da Juventude, entre outros projetos de relevância.

NINA2016-06-09- SS Cidada Paulistana a Sra. Rosa Grena Kliass-Abueno6114MIO

Nina Albu Vaisman, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas

“A contribuição da Rosa para a arquitetura é extremante ampla, mudou uma profissão. Não existia arquitetura paisagística antes dela. Ela tem projetos em grandes cidades brasileiras e marcou a cidade de São Paulo com seus projetos.”, destacou a presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), Nina Albu Vaisman.

O vereador José Police Neto falou da importância de reconhecer a paisagista por suas grandes contribuições à cidade. “A Rosa projeta a cidade para as pessoas, coisa que falamos tanto agora e ela já faz há mais de 60 anos. Para nós é um orgulho sermos portadores de uma homenagem que a cidade presta para essa cidadã que cultiva a cidade a partir dos parques e áreas verdes que implanta” disse.

“É uma emoção enorme, realmente é uma consagração ao meu trabalho, um retorno muito bom de receber. Estou muito emocionada. Eu passei minha vida aqui, vim de São Roque para estudar aos 11 anos, e desde então São Paulo faz parte da minha vida. Esse título é o reconhecimento de que as pessoas realmente aprovam a minha participação, estou muito contente”, agradeceu Rosa.

Também prestigiaram a homenagem o ator Juca de Oliveira, conterrâneo da arquiteta, o arquiteto José Armênio de Britto Cruz, presidente do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção São Paulo), a arquiteta Lúcia Costa, paisagista, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o arquiteto Paulo Pellegrino, docente do Departamento de Paisagismo da FAUUSP e o filho da homenageada, Paulo Kliass.

Veja também