50 anos - Palácio Anchieta

Paulistanos por reconhecimento

Desde 1969, o Palácio Anchieta testemunha a emoção de quem recebe o Título de Cidadão Paulistano

Rodrigo Garcia | rodrigogarcia@saopaulo.sp.leg.br

Publicada originalmente em nov/2019 
serie-apartes-50-anos

Em São Paulo, vivem pessoas de vários municípios, Estados e países diferentes, que vêm morar, trabalhar e engrandecer ainda mais a cidade. Em reconhecimento a essa dedicação, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) entrega a muitos desses moradores uma honraria bastante significativa: o Título de Cidadão Paulistano (TCP).

Já receberam a homenagem artistas, políticos, sindicalistas, sacerdotes, atletas, cientistas e militantes, entre tantos outros homenageados. Enfim, uma representação do povo paulistano.

A entrega do TCP é realizada em Sessão Solene, que geralmente ocorre no Palácio Anchieta. Esses eventos testemunham muitas emoções e atraem parentes e admiradores dos novos cidadãos paulistanos. Cantores homenageados às vezes dão uma mostra de seu talento.

O futuro cidadão paulistano nem precisa morar na cidade para receber a homenagem. De acordo com o Regimento Interno da CMSP, “a Câmara poderá conceder título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a personalidades nacionais ou estrangeiras radicadas no País, comprovadamente dignas da honraria”. E faz uma ressalva, “os títulos poderão ser conferidos a personalidades estrangeiras, mundialmente consagradas pelos serviços prestados à humanidade, não se aplicando a exigência da radicação no País”.

Para conceder o TCP, um dos 55 vereadores de São Paulo deve apresentar um Projeto de Decreto Legislativo e receber voto favorável de, pelo menos, 37 parlamentares, em votação única. É preciso demostrar que o homenageado, ou representante, concorda em receber. Segundo a reportagem Paulistanos do mundo inteiro, da revista Apartes, também é preciso anexar a biografia do futuro paulistano para mostrar que é digno do título.

A CMSP possui mais três honrarias: a Medalha Anchieta, a Salva de Prata e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão, por exemplo, são geralmente concedidos a pessoas nascidas no Município. A Salva de Prata, por sua vez, é oferecida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades como forma de destacar os serviços prestados aos paulistanos. Cada vereador pode conceder até oito honrarias nos quatro anos do mandato.

Conheça algumas das celebridades que receberam o TCP no Palácio Anchieta:

Crédito: Acervo CMSP
veja também: